Mary Jo Foley e Paul Thurrott são dois jornalistas que cobrem Microsoft há muitos anos, sempre revelando detalhes da empresa muito antes dos lançamentos oficiais. E eles têm algumas novidades para compartilhar sobre o Windows 9, codinome “Threshold”.
A principal delas: o Threshold será lançado em beta público no final do ano, dizem fontes da Mary Jo Foley. A versão final deve chegar apenas em abril de 2015. E o que ela trará?
Parece que o principal objetivo será conquistar os atuais usuários do Windows 7. Por isso, “a Microsoft está trabalhando em incluir no Threshold vários novos recursos destinados especificamente a usuários desktop”, diz Foley. Um deles é o menu Iniciar, já revelado pela Microsoft, que poderá incluir blocos dinâmicos.
Dependendo do hardware, o sistema deve funcionar de forma diferente: em desktops, a área de trabalho será o foco; em híbridos, haverá uma forma de alternar entre desktop e Metro; e em certos tablets, não haverá mais desktop. Haverá uma versão do Threshold especialmente para Windows Phones e tablets ARM, diz Foley, que deve rodar apps lado a lado em telas maiores.
Thurrott diz que ele será lançado junto ao próximo Office, codinome Gemini, possivelmente com versões do Outlook, Word, Excel e PowerPoint pensadas para touchscreens. Seria uma grande mudança não?
E Foley ainda diz que o Windows 9 pode ser gratuito para todos os usuários rodando 8.1 Update, e talvez até para usuários do Windows 7. No entanto, ela lembra que ainda é cedo para a Microsoft definir preços para o novo OS.
Vale notar que “Windows 9″ ainda não é o nome oficial do próximo OS da Microsoft, mas ele com certeza deixará a marca “Windows 8″ de lado – “ele se tornou o Vista 2.0, de cuja percepção a Microsoft precisa se distanciar”, diz Foley.
E quanto ao Windows 8, ele terá mais atualizações? Sim, mas fontes dizem a Thurrott que “não há muito” de novidade. Foley diz que o Update 2 deve ser lançado “discretamente” em agosto.
Antes, esperávamos que o Update 2 trouxesse o menu Iniciar de volta, mas isso não deve acontecer – ele deve ser um mero Service Pack. Parece que todas as novidades mais notáveis ficarão para o Threshold.
Será que realmente teremos o Windows 9 já no fim desse ano? Não é muito cedo para um novo sistema da Microsoft?
Via Gizmodo