Esse ano, como de costume, a SAGE EXPO aconteceu de novo, e o Recanto do Dragão gostaria de apresentar alguns jogos muito interessantes do evento. Para quem não sabe, a SAGE é um evento anual que reune um grande número de jogos independentes para dar visibilidade a esses projetos. A sigla significa “Sonic Amateur Games Expo” (Exposição de Jogos Amadores de Sonic), mas há um bom tempo se tornou um evento para qualquer jogo independente, originais ou fangames, também incluindo modificações e frameworks. Nossos redatores decidiram fazer seu próprio highlight de jogos que você deveria checar esse ano, mesmo após a Exposição ter acabado (foi mal, nos atrasamos), então dê uma conferida na nossa lista de 17 Jogos que Você Deveria Dar Atenção.
Bom dia, eu sou a Rosie. Gostaria de salientar que há muito mais jogos interessantes na SAGE do que os mencionados aqui, estes são apenas os que mais atraíram nós redatores do Recanto do Dragão! Por ter mais tempo livre nos meus dias, a maioria dos highlights são meus, mas fizemos muito esforço a fim de trazer mais pessoas convidadas a falar sobre jogos que gostaram. Houve muito esforço para criar esse texto, mas muito mais esforço e suor foram usados na criação de cada um desses jogos. Espero que o texto seja divertido, e que leve alguém a apoiar esses projetos.
Alô, eu sou a Lily, superfã dos maiores desastres de Sonic, os mais altos pontos de Mega Man, e qualquer outra coisa que vier na sua cabeça provavelmente. Essa foi a primeira vez em que participei da SAGE, então peguei em grande parte alguns dos jogos não diretamente inspirados em Sonic. Todos os que cobri são bons, mas ainda estão em estado de demo, e então não são super polidos ainda. Mesmo assim, eu recomendo você dar uma olhada em literalmente qualquer um que te interessar!
Sonic Hoshi (Demo)
By: glacesu, SpookyGuga, TroopSushi
Começando a lista com um dos meus favoritos, Hoshi é uma sequência direta de Sonic 2. Os visuais são simples e coloridos e as mecânicas são em boa parte fundamentos de Sonic, mas não se deixem enganar. Hoshi é especial pelo seu prezar por level design inteligente que influencia qualquer tipo de estilo de jogo. Sonic ganha uma habilidade nova chamada Star Dash, que permite que ele possa se impulsionar para uma de quatro direções no ar em alta velocidade. Embora seja uma habilidade muito simples, sua aplicação é uma adição perfeita no design de velocidade em um jogo do Sonic. Star Dash é um compilado das três habilidades de escudo, Air Dash, Double Jump e Stomp, e os criadores fizeram questão de dar muita liberdade para essa nova habilidade sem limitar aqueles que não quiseram usá-la (ou pegaram o Tails). A exploração única das fases é um complemento ideal para ela, enquanto o resto da fase vai dar muitas maneiras de manter seu constante movimento sem fazer o jogo parecer automatizado. Uma coisa importante sobre esse fangame é seu cuidado com história, já que desde a demo podemos ver um ótimo foco nas cutscenes e um enredo muito bem contado sem diálogos. A última coisa a falar é que as boss fights do jogo são numerosas e excelentes, dá pra ver que eles não pouparam esforços nessas lutas. Completei essa demo umas cinco vezes! Realmente recomendo.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sonic-hoshi-22-demo.1490/
Stellanova (Demo)
By: Tpot
Stellanova é um shoot ’em up horizontal extremamente polido, a ponto de parecer um jogo completo… Mesmo que a demo só apresente três atos. As diferenças visuais entre cada fase são imensas, ainda mais considerando que elas duram tão pouco tempo. A gameplay flui rapidamente e recompensa precisão e até uma certa falta de cautela para se aproveitar o máximo do sistema de XP. Você com certeza não vai achar outro jogo inspirado em Thunderforce IV tão polido no evento.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/stellanova-sage-22-demo.1354/
Ednaldo Pereira – Mescladasso (Completo)
By: Pvic
O Ednaldo é um dos ícones brasileiros mais amados nas redes sociais, isso porque ele é um homem simples e humilde, de bom coração que faz músicas amadoras porque gosta. Esse carinho que seus fãs têm por ele levaram a criação desse incrível jogo, mas ao contrário do que pareça, Mescladasso não é uma piada ou meme, esse é um jogo sério. É um dos poucos jogos completos da SAGE esse ano, e também um dos melhores. É um jogo de plataforma bastante criativo que, mesmo sendo simples, traz uma experiência muito única não só na sua estética cheia de personalidade mas também na sua gameplay. Mescladasso é um collectathon, isso significa que é um jogo focado na coleta de muitas coisinhas, o que está automaticamente ligado a exploração. Collectathons são meu forte e meu gênero favorito, então posso dizer que fiquei muito feliz quando joguei meus primeiros minutos desse aqui. Gostaria que dessem uma olhada nele, é um trabalho feito com carinho e muita qualidade. Talvez o humor não te agrade ou os gráficos não sejam seu tipo de coisa, mas garanto que é uma experiência que vai te tirar alguns sorrisos com suas ótimas ideias e gameplay de Wario Land. E, por ser Wario Land, esperem por um texto completo sobre esse jogo no futuro!
Link: https://gamejolt.com/games/ednaldopereira/513510
CODE Bunny (Demo)
By: Lavie Azure
CODE Bunny é um caso raro de homenagem à Gunvolt, e não Mega Man em específico, completa com uma base para você falar com aliados, a habilidade de marcar inimigos, e o até o sistema de Kudos (aqui denominado Karma). O estilo de arte e a gameplay lembram especificamente os do spinoff Mighty Gunvolt Burst. Ainda assim, é desonesto ver CODE Bunny apenas como uma homenagem. Tanto a Hazel quanto Axel, os dois personagens jogáveis, possuem mecânicas únicas que os diferenciam de Gunvolt e Copen. Além disso, as três fases disponíveis na demo demonstram um estilo de verticalidade parecido com o de Sonic, onde você ganha vantagens de velocidade por se manter nas áreas mais altas do mapa.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/code-bunny-sage-2022-demo.1401/
Mega Man Shattered Diamond (Demo)
By: Team Circadia
Esse ano a SAGE trouxe muitas aventuras interessantes dedicadas ao nosso bombardeio azul, e um dos mais promissores é com certeza o Mega Man Shattered Diamond. Divertido, bonito, estiloso e extremamente customizável, é apenas um pouquinho do que você pode aproveitar nesse projeto dos talentosíssimos fãs da Team Circadia. O jogo parece muito uma mistura da atmosfera e estilo (gráfico e musical) do Mega Man 8 com o level design mais desafiador e até mesmo injusto em algumas sessões do Mega Man 9, que com certeza vão te arrancar muitas vidas. Com tamanha dificuldade e trazendo de volta o sistema de vidas contado da franquia, Shattered Diamond seria uma das experiências mais frustrantes do evento se não fosse pelas suas customizações.
Eles tiveram a sacada genial de te dar a liberdade de montar sua dificuldade, até reconheceram que o sistema de vidas não agradava todo mundo. E ali estava, tudo organizado para escolher o que mais te agrada, e assim criar a SUA experiência. Logo, você pode aproveitar os três estágios do fangame com os dois personagens jogáveis. Sim, o Bass é selecionável nesse jogo. Recomendo muito a todos os fãs de um bom jogo difícil ou obviamente aos malucos por algo novo do robozinho da Capcom que tá morto a quase quatro anos, meus parabéns Crapcom.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/mega-man-shattered-diamond.1334/
Super Cream 64 – The Grand Finale (Mod)
By: Gamebun
Esse é um dos meus favoritos também, por ser Mario 64. Esse mod, além de adicionar Cream com a habilidade de voar, muda a estética do jogo quase que por completo. Altera todas as músicas, todos os NPCs e inimigos, muda o script de todas as caixas de texto do jogo, além de adicionar três fases novas. Cream também tem muitas roupinhas diferentes que são completamente adoráveis. O mod tem sua própria história e pequenas historinhas entre personagens de Sonic nas fases, mas em geral, ainda é Super Mario 64. Essa é uma maneira muito fofinha e divertida de experienciar um jogo que já é incrível, agora podendo voar. O mod está completo, embora tenha uma demo na SAGE com suas fases novas, para você poder ver se é sua praia.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/super-cream-64-the-grand-finale.1358/
Velocity High Speed (Demo)
By: Taldius
Velocity High Speed é uma mistura bem dividida entre as mecânicas metódicas de Klonoa e a velocidade descontrolada de Sonic. Por mais que a demo ainda esteja com alguns problemas de movimentação, suas ideias são promissoras. Usar inimigos como um buff como em Klonoa funciona de maneira completamente diferente em um ambiente inteiramente 3D, e se esta parte for bem aproveitada em conjunto com o platforming rápido, o jogo conseguirá se firmar melhor.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/velocity-high-speed.1375/
Sonic FGX Ultimate (Mod/Demo)
By: PVic
FGX é um fangame de 2008 criado por Dekoldrick, e Ultimate é uma modificação que visa trazer ideias modernas e consertar alguns problemas técnicos do original, além de adicionar um modo multiplayer. Embora não seja um jogo extremamente polido, é um ótimo exemplo de um Sonic moderno em um ambiente 2D. Não é a primeira tentativa de fazer isso nem na própria SAGE desse ano, mas é competente no design das suas fases e nas habilidades dos personagens, que ganham novos movimentos conforme você joga. Como muitos outros jogos da exposição, ainda está incompleto, e mesmo assim traz um grande número de conteúdo de uma vez só, até diferentes modos de jogo (sem contar o Multiplayer). A falta de polimento relembra muito a era de fangames de antes de 2010 então é bastante nostálgica, embora o jogo seja incrível por si só.
Link: https://gamejolt.com/games/fgxultimate/306568
Havoc Fox (Demo)
By: Havoc Dusk
Havoc Fox pode até ter uma carinha de Sonic, mas ele te deixa com muito mais opções do que o esperado. Seu moveset é absolutamente imenso e, por mais que a demo seja maravilhosa visualmente, o moveset em si não é usado tão bem por enquanto. Durante as quatro fases (duas para cada personagem jogável) disponíveis na demo, correr que nem um maluco spammando qualquer coisa das suas opções é mais do que o suficiente para passar sem problema. Mesmo assim, Havoc Fox ainda vale um teste puramente pelo quanto você pode brincar com sua movimentação, e claro, por seus visuais maravilhosos.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/havoc-fox-sage-22-demo.1407/
Sonic Momentum (Demo)
By: Mr. Bane
Eu estava animada com esse desde antes da SAGE. O intuito dessa demo é nos mostrar as novas mecânicas que Momentum pretende expandir quando o jogo lançar. Por isso, não seria justo falar sobre as fases por agora, já que não foi o foco no momento. Sonic Momentum não é apenas algo novo em um Sonic 2D, mas em 3D também, e suas ideias por vezes são reinterpretações de boas ideias que Sonic já teve, e por vezes algo completamente novo de uma vez só. O intuito do jogo é movimentação e liberdade, um objetivo que é aliado do extenso moveset dos personagens. Existem muitas e muitas coisas que Sonic pode fazer, e todas adicionam um nível de profundidade que permite que cada situação tenha umas 10 ou mais maneiras de serem enfrentadas. Essas muitas habilidades são balanceadas de maneiras interessantes em controles que levam um tempo para se acostumar. Momentum é um jogo que valoriza sua habilidade acima de tudo, e quanto mais você aprende ele, mais legal o jogo e o próprio jogador ficam. Além de ser uma experiência extremamente polida e com visuais de tirar o fôlego, um incrível sistema de combos, customização das habilidades dos personagens e uso muito inteligente de Wisps adicionam rios de experimentação em uma obra que já é extremamente completa. Pode levar um tempo até você se sentir confortável em Sonic Momentum, mas assim que acontecer, não existe outro Sonic como ele. Minha única crítica é que os Airdashes do Sonic vão muito longe e muito rápido mas não podem ser cancelados até você tocar no chão, podendo deixar você completamente imóvel por uns 3 segundos enquanto Sonic voa para frente desgovernadamente.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sonic-momentum-final-alpha.1505/
Scratchin’ Melodii (Demo)
By: LJ LephemStar
Scratchin’ Melodii é um jogo de ritmo fortemente inspirado em PaRappa the Rapper, com clipes animados extremamente charmosos para cada uma de suas músicas. Na demo, podemos explorar a cidade enquanto Melodii tenta acabar com sua concorrência para arranjar um emprego no equivalente ao McDonalds de seu universo. Porque uma criança precisa de um emprego? Bom, ela tem que pagar uma multa pro governo após ter sido pega pixando, o que é um ótimo indicador do senso de humor irreverente do jogo. A personalidade exibida pelas músicas e visuais são o ponto chave de Scratchin’ Melodii, mas a gameplay ainda não está 100% polida. Sua vez começa do nada em algumas ocasiões nas quatro batalhas musicais disponíveis na demo, já que não dá pra prever se a vez inimiga irá durar meia barra, uma inteira ou até duas. Não existe nenhum indicador. Este é um problema que provavelmente será resolvido em sua versão final, então não tenha medo de aproveitar a demo mesmo que seja só pelos visuais incríveis e humor.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/scratchin-melodii-sage-2022-demo.1411/
Rad Venture (Demo)
By: Knick-Knack Games
Rad Venture, assim como Havoc Fox, te dá muitas opções de ataque e movimento. O spin do Crash, o hover do… Crash, a velocidade do Sonic, seu double jump, e afins são um pouco demais inicialmente, mas o design das três fases da demo é variado o suficiente para justificar tudo isso. As animações e a qualidade do nível de produção em geral estão entre as mais impressionantes do evento, mesmo que alguns problemas de renderização talvez encham o saco dos menos pacientes.
O mapa não renderiza rápido o suficiente após o loading pra você spawnar, então eu acabei caindo infinitamente toda hora que abria uma fase até deixar o jogo na configuração mínima, que resolveu o problema. Os problemas da demo vêm como cortesia da mudança da Unreal Engine 4 pra 5 por parte dos desenvolvedores, que quebrou múltiplas partes do jogo, mas serão arrumadas pouco a pouco por eles até o lançamento completo.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/rad-venture-sage-22-demo.1279/
Sonic and the Fallen Star (Completo)
By: StarDrop
Um dos queridinhos da SAGE, e por bons motivos. Além de seu artstyle impressionante e muito original, esse jogo tem a qualidade de um jogo oficial como Sonic Mania. Isso vai desde a apresentação, até suas ideias muito criativas de gameplay. O maior ponto é sua estética de tirar o fôlego a cada segundo, com uma das melhores soundtracks relacionadas a Sonic já feitas. Esse é um projeto que com certeza pediu muito sangue e suor para ser feito, e o nível de detalhe é inacreditável. Infelizmente, mesmo sendo super divertido, é um jogo que deixa muito a desejar nas suas fases. As coisas são automáticas demais e Sonic só corre sem parar. Todas as fases são iguais. Você apenas corre, pula uma vez ou outra se quiser, passa por um loop e é redirecionado por uma mola ou outra ideia bacana que acaba exercendo a mesma função das molas. A história é perfeitamente contada por cutscenes muito carismáticas que apresentam novos sprites para os personagens para cada mínima ação e não tem como dizer que esse jogo não teve um cuidado exemplar em sua criação, mas as fases não são tão divertidas de jogar quanto são de admirar. É um espetáculo visual que não para de impressionar, mas como jogo, precisa de bastante trabalho, e fico triste de ter que dizer isso.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sonic-and-the-fallen-star.1399/
Sonic Riders DX (Completo)
By: Extreme Gear Labs
Com um universo cheio de personagens infinitamente mais edgy que Mario, o Sonic sempre se destacou entre o público de gamers com mentalidade mais juvenil e um estilo de vida mais radical que o pacato e adorável encanador da Nintendo. Então, foi pensando num contexto para um jogo de corrida onde faça sentido que o ouriço-mais-rápido-do-mundo tenha a mesma velocidade que seus aliados e antagonistas, além de salpicar um pouco desse estilo de vida “r4d1k4l”, que surgiu a ideia: porque não dar a todos os personagens uma competição justa de skates valendo as Esmeraldas do Caos? A premissa pode soar simples, mas foi nessa fusão incrível entre a rebeldia dos personagens de Sonic e toda a cultura e estética anárquica do universo dos skatistas que o melhor videogame de corrida já feito foi inventado. Mario Kart só consegue sonhar em ser tão daora quanto Sonic Riders.
Foi então, em 2017, que a a talentosíssima equipe de modders da Extreme Gear Labs se uniu para criar a modificação Sonic Riders DX, lançando uma mega repaginada a todos os sistemas que precisavam de polimento – ou de um belo incremento: rebalanceamento de todos os skates voadores, chamados de “Extreme Gears”; centenas de reajustes e novidades aos mapas, um profundo rebalanceamento de cada personagem, incluindo a introdução de novas habilidades especiais, tudo visando incrementar o potencial desse clássico e subestimado jogo de Sonic para impulsioná-lo ao seu merecido lugar nos holofotes dos campeonatos de e-Sports.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sonic-riders-dx.968/
Sonic Triple Trouble 16-Bit (Completo)
By: Noah N. Copeland
Meu favorito esse ano, assim como o de muita gente. Essa é uma reimaginação de um dos jogos mais ignorados do Sonic, Triple Trouble do Game Gear. Ao contrário do que parece, não é um remake gráfico. Embora tenham quase a mesma história e compartilhem fases (em nome e visuais), 16-Bit é um jogo novo, apenas inspirado no Triple Trouble original. Triple Trouble é um ótimo jogo e o melhor lançado para o Game Gear, então apenas um remake gráfico não seria ruim, mas o criador resolveu criar seu próprio design para todas as fases, novas boss fights e mecânicas de outros jogos do Sonic, como o próprio Sonic 3 que antecedeu TT, ou Sonic Mania. Jogar esse é muito divertido, especialmente depois de experienciar o original. Triple Trouble 16-Bit não deixa a desejar e entrega a experiência mais próxima que poderíamos ter do que seria um Sonic 4 lançado naquela época… mas com o Drop Dash do Sonic Mania incluso.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sonic-triple-trouble-16-bit.1130/
Berserk Boy (Demo)
By: BerserkBoy
Esse jogo é inacreditável. Vamos completamente ignorar a pixel art incrível para tentar expressar como ele é divertido de jogar. Berserk Boy usa muitas ideias criativas para criar um combate baseado apenas em movimentação, de uma maneira que seja muito rápida sem ser difícil demais. Você não tem coisas como um tiro ou uma espada, seu ataque normal é um dash que pode ser feito para qualquer direção. Por isso, ao menos na forma principal que acredito que você mais vá usar na versão completa, você pode ficar o maior tempo no ar dando dash em tudo que você vê já que o personagem quica em tudo que acerta. Esse é um jogo que não tem como jogar sem tudo que você faz parecer muito legal, enquanto estimula que sua mente automaticamente acerte os timings e direções necessárias para cada situação em menos de um segundo.
Aliado com o incrível combate e movimentação, a exploração é extremamente natural e apenas pede que você tenha entendido suas habilidades. Como você deve mudar de forma diversas vezes no jogo completo, muitas fases tem passagens que só podem ser acessadas posteriormente, mas o que você já pode explorar com o que tem ainda é muito extenso e divertido. Eu acredito que talvez não exista algo parecido com Berserk Boy e eu estou muito animada pra jogar quando sair. Meus parabéns.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/berserk-boy.1306/
Brock Crocodile (Demo)
By: Digi Croc
A gente já tinha terminado o texto, mas eu fiz um esforço a mais porque esse não podia faltar. Brock Crocodile é um projeto bastante simples, mas como muitos bons projetos independentes, suas boas ideias são o que contam. Esse jogo usa fases de Sonic como inspiração nos seus níveis, sendo eles bem grandes com muitas e muitas rotas alternativas, mas qualquer erro e você não pode retornar aonde estava. Só que, assim como Sonic, você não precisa explorar as fases inteiras, apenas ganha mais recompensas por isso como mais dinheiro, power ups ou vidas. O interessante é que Brock não controla como Sonic, mas como Mario. Ele pode pular em cima de inimigos, atacá-los com seu chicote (que costuma dar menos dano que pular em cima, por isso, alguns inimigos tem espinhos na cabeça) ou atirar com alguma de suas balas especiais que você encontra nas fases. A demo apresenta quatro atos, que assim como Sonic, significam duas zonas, e todas elas são muito, muito divertidas. É também interessante como o level design combina perfeitamente com o ritmo um pouco mais lento que Sonic porque isso auxilia bastante na exploração e foco em combate, sem de fato fazer as coisas parecerem lentas.
Talvez a história do jogo não seja muito original, mas é muito legal que essa demo já nos apresenta um pouco dos personagens e tem bastante diálogo. Eu gostei muito dos diferentes rostos que você encontra em Brock, que mesmo não sendo algo completamente novo, são divertidos e interessantes. Brock também conta com ótimas boss fights que podem ser resolvidas bem fácil assim que você as entende, em lutas que não duram tanto, o que é muito bem vindo. Acho super legal como o jogo traz muitas ideias de Sonic e Mega Man para um cenário novo, que funciona de maneira bem diferente.
Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/brock-crocodile-demo-2022.1418/
Obrigado por ler!!!
Muito obrigada por terem lido esse texto. Peço desculpas sinceras caso algum jogo importante não esteja na lista. Na verdade, não é só porque não nos interessou, mas eu sou só uma e me encarreguei de um número absurdo de jogos. Por muitas razões, alguns dos que eu pretendia falar sobre ficaram de fora, e o texto teve que ser adiado para depois da SAGE (o plano era sair antes dela acabar). Me esforcei dia e noite para que esse texto tenha conseguido sair, e chegou a um ponto que eu nem dormia direito. Era trabalho demais para mim, e mesmo sem tanto tempo o Enzo abriu espaço para me ajudar um pouco mais e falou de mais jogos do que ele pretendia. Sinto muitíssimo pelo atraso e pela falta de alguns jogos, na próxima SAGE vamos nos programar melhor.
Uau… quanta coisa. E olha que a gente só conseguiu cobrir uma parte minúscula da quantia enorme de jogos apresentados na SAGE desse ano. Como um texto especial, acredito que ao menos conseguimos demonstrar o quão dedicadas e brilhantes são as comunidades de Sonic, Mega Man e até outras franquias esquecidas por seus próprios donos. Agora, já que faltaram algumas coisas, confiram nossa lista de menções honrosas!!!