SAGE 2024 — Destaques do evento!

A Sonic Amateur Games Expo, mais conhecida como SAGE, é um evento anual de jogos independentes. Ele é conhecido por dar espaço para diversos estilos de projetos — sejam fangames, romhacks, frameworks, jogos originais ou até mesmo RPGs de mesa. A SAGE abre suas portas e dá a todos um ambiente legal para mostrar seu trabalho, não importando o estado de completude do projeto. Assim como fizemos em 2022, esse ano estaremos cobrindo (ainda que atrasados) a SAGE 2024, assim como uma boa quantidade de jogos, os quais chamaram a atenção dos redatores.

Bom dia, eu sou a Rosie! Esse ano eu fui a organizadora do projeto, mas nós do Recanto do Dragão colaboramos com outros jornalistas e criadores de conteúdo a fim de celebrar o grande evento que é a SAGE 2024. Acho importante salientar que não selecionamos os “melhores” jogos do evento, até porque isso não pode ser medido, e sim os que mais nos interessaram! Acreditamos que seria mais justo com o extenso número de criadores que mostraram sua arte na exposição, e que também construiríamos uma redação mais divertida e apaixonada. Esperamos que nossa pequena celebração te interesse em alguns jogos da SAGE que você ainda pode experimentar no site.


Para conhecer mais sobre nossos colaboradores, você pode clicar na imagem do seu personagem. Ou ainda, no seu nome.


Garbage Girl Louise (demo)

By Super Squidoodle

Garbage Girl Louise - SAGE 2024

Esse jogo foi feito pra mim. Minha primeira impressão dele veio de um comentário falando sobre como ele causou “o maior gender envy de todos” e terminando com menção de “reposição hormonal”. Quando eu li isso, eu sabia que eu que iria falar sobre Garbage Girl Louise.

Esse jogo é uma homenagem aos Marios clássicos, particularmente os primeiros. Você atravessa fases de plataforma bonitas e vibrantes pegando power ups que se perdem em um hit, segurando B pra correr e sentando em ladeiras para ganhar velocidade. A maior diferença é o estilo focado em coletáveis, mais parecido com… Wario Land (pois é), e também a estética única do jogo. É uma aventura que esbanja transgeneridade do jeito mais fofo do mundo, com meninas bobinhas e estúpidas (e lésbicas) trabalhando como garis e resgatando gambás (os quais o jogo denomina como “Amigos”). E, claro, tem um cameo da bandeira trans pra confirmar minhas indagações.

O que mais me chamou atenção, além do level design e da gameplay, foi como esse jogo foi feito pra mim, ou melhor, POR mim. Eu joguei ele percebendo em todo momento que eu teria feito um jogo assim —  esse é o tipo de coisa que eu faria e que, de fato, planejei com meus futuros jogos. Não é uma questão de “eu não sabia que precisava de Garbage Girl Louise até jogar”, eu SABIA que precisava e eu mesma pretendia fazer algo assim. É o quão perfeito pra mim esse jogo é, e com certeza vai ser perfeito pra você também. Se assim como eu você gosta de Super Mario e mulheres, deem uma chance para a nova demo de Garbage Girl Louise.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/garbage-girl-louise-rebuilt-demo.2128/

SomnaBuster (demo, jogo completo já disponível!)

By PD_CGT

Somnabuster - SAGE 2024

SomnaBuster é um jogo feito em Construct 3, o que trouxe muita felicidade ao meu coração. Enquanto é difícil fazer um jogo na Godot ou Gamemaker, é fácil fazer um jogo bom nessas engines. O oposto é verdade para engines simples como Construct ou Clickteam Fusion, porém isso nunca impediu ninguém, e certamente não o dev de SomnaBuster.

Esse jogo é uma carta de amor a jogos da Sega. Dá pra ver a influência de NiGHTS, Sonic, e Ristar nele. Ele é muito fofinho e cheio de momentum — palavra que sou contratualmente obrigada a falar por forças internacionais quando discuto qualquer coisa relacionada a jogos do Sonic. As mecânicas de movimento são extremamente gostosas de usar. SomnaBuster brinca com conceitos comuns em plataformers modernos, mas de seu próprio jeitinho… ao invés de um air-dash, você tem um Broomburst, que te lança no ar em um ângulo e depois te deixa num pogomode que funciona como um spin attack — é muito gostoso de usar e faz você realmente se sentir como uma SomnaBuster.

A arte desse jogo é super fofa, ela parece que foi toda feita no MS Paint. As linhas são grossas e tem muitas “formas grandes”. Parecem que saíram de um quadrinho ou um desenho animado da Nickelodeon dos anos 2000, e o design dos personagens é super fofo também. É melhor eu não ficar um dia sem ver fanart daquele Jester todo dia por pelo menos três meses daqui pra frente, se não eu vou machucar alguém.

O jogo completo já está disponível na Steam, e eu definitivamente recomendaria você dar uma olhada na demo!

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/somnabuster-sage-2024-demo.2119/

Mega Man X8 16-bit

By Alysson Da Paz 

Mega Man X8 16-bit - SAGE 2024

Opa e aí? Meu nome é LaranJOOJ e hoje eu tô aqui pra falar de um dos fangames mais surpreendentes desse evento. Se você é fã de Mega Man, já deve saber que projetos de fãs do bombardeiro azul são o que não falta, principalmente do clássico de 8 bits, mas infelizmente não se pode dizer o mesmo do nosso menino X.

Mega Man X, por ser uma saga mais complexa que os jogos clássicos, não possui tantos fangames quanto ele e principalmente não tem praticamente nenhum finalizado, com vários sendo cancelados ou com períodos de desenvolvimento que duram mais de uma década.

Porém, na SAGE desse ano, fomos agraciados com Mega Man X8 Demake, feito por Alysson da Paz. Sim, um dos poucos fangames completos da saga X é BRASILEIRO! Esse jogo, como o nome diz, tem o objetivo de refazer Mega Man X8 de PlayStation 2, porém nos moldes dos primeiros jogos de SNES da série. E cara, ele fez um trabalho ABSURDO. Os controles estão impecáveis, fluídos e precisos, e além disso temos um spritework muito bom. Cenários e inimigos tem animações ótimas, comparáveis até mesmo aos jogos da série de SNES. Também houve uma adaptação para os elementos 2.5D ou 3D de X8 como as fases de moto, tornando-as completamente 2D; inspiradas pelas pequenas seções de moto que tinham em Mega Man X2, porém agora bem melhores de controlar.

Esse fangame é uma carta de amor a Mega Man X8 e é incrível ver tanta dedicação colocada em um projeto como esse. E visto que foi seu primeiro projeto, espero que o Alysson continue trazendo jogos com essa qualidade, sejam eles inspirados por Mega Man ou não.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/mega-man-x8-16-bit.2184/

SyS KillMirror (demo)

By: JoacoN

SyS Killmirror - SAGE 2024

Em SyS KillMirror você é El Chei, um esqueleto Non-Bonery que trabalha como caçador de recompensas intergaláctico. Sendo assim você precisa cumprir seu serviço com a CUÑA S.A e derrotar o maligno imperador que é um gatinho engraçado. Isso resume bem os conceitos desse jogo. Claro que a comparação com Cruelty Squad é basicamente inevitável, mas SyS KillMirror joga com suas próprias cartas.

Entre adversidades, seu mundo sandbox com dinossauros, e gatinhos fofos que tentam te matar. Existe também o espaço para interagir com as coisas (tipo Half Life 2) e pessoas, além de principalmente desbravar esse mundinho tremendamente bizarro e onírico. É evidente que o projeto está beeem distante de seu lançamento oficial, mas na forma que o jogo se projeta, já é uma tremenda experiência. Mas dar tiros em gatinhos engraçadinhos não é engraçado para mim :(

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sys-killmirror.2225/

Sonic UltraSaturn

By Un Sonic Ryu

Sonic UltraSaturn - SAGE 2024

A era do Sega Saturn foi uma das mais icônicas da SEGA: uma fase ambiciosa, com experimentos cada vez mais elaborados e jogos que até hoje são esteticamente únicos, de maneira dificilmente replicável. Apesar disso, o Saturn não foi abençoado por sequer um jogo principal do Sonic. De fato, alguns spin-offs foram lançados. 3D Blast é divertido mas é difícil considerá-lo parte da linha principal dos jogos do mascote. Sonic R é maravilhoso, mas é um jogo de corrida. Sonic Jam é uma coletânea, e seu overworld elaborado em 3D não pode ser considerado um jogo próprio. Um jogo completo e digno do nome “Sonic” já foi considerado, tanto para o Saturn como o 32x, mas nunca veio a existir. É aí que falamos de UltraSaturn!

UltraSaturn é um projeto original imaginando o jogo do ouriço que o console precisava. Tanto os visuais como músicas remetem à essa era, mas um esforço a mais foi feito para vender o sentimento do final dos anos 90. Sonic UltraSaturn tem comerciais, manuais, um modelo 3D de um robô??? Além da sua fiel apresentação CG de um “SEGA MOON”, que talvez seja uma engine. Apesar disso tudo, e do fato do projeto ter um “final”, ele ainda parece incompleto. Diversos dos visuais reutilizados de outros jogos do Sonic precisam de mais cuidado para combinarem juntos, a programação do jogo ainda conta com diversos problemas e, mais importante, o design de níveis deixa a desejar. De qualquer modo, não deixa de ser uma ideia promissora e cheia de carinho, que eu gostaria de ver ficar mais tempo no forno.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sonic-ultrasaturn.2059/

Free Skies (demo)

By Free Skies team

Free Skies - SAGE 2024

Fluido, lindo e super inspirador. Free Skies é um perigo para quem quer desligar a cabeça e fluir com uma gameplay suculenta e personagens super carismáticos e um humor bem pontual e divertido! A personagem principal tem um design LINDO e é super carismática. 

Não apenas nos diálogos, mas na sua personalidade nas roupas e na movimentação também. Ela é imageticamente tão forte que acaba contrastando com o ambiente que é, na versão atual, ainda um pouco vazio, mesmo sendo lindo com suas diversas inspirações do oriente médio e seu level design que funciona muito bem. Ansioso para mais!

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/free-skies-sage-24-demo.2290/

A2C:Ayry seems to be playtesting a 2D runner shooter from Cci (demo)

By 虛幻旅者

A2C - SAGE 2024

A2C:Ayry seems to be playtesting a 2D runner shooter from Cci é um videogame completamente sem noção. O seu título lotado de nomenclaturas e personagens não tem referência a nada do mundo real, não se preocupe com o fato de nada fazer o menor sentido. Este jogo é um runner automático onde você mira uma quantia enorme de balas para se dar recoil e, com pulos precisos, matar e desviar dos inimigos. É um real vômito visual de sprites feitos no Paint, assets comprados de outros lugares e um estímulo constante (e com certeza inseguro para epilépticos) de cores piscantes neon arco íris nos cantos da tela e nas balas inimigas. 

Além disso, A2C contém uma história em visual novel com escrita hiperativa e confusa, além de mais modelos retirados de asset packs. Tem um charme enorme! Ele casa as ponderações de um desenvolvedor de jogos de primeira viagem com uma visão extremamente única de um shooter que vai te fazer ter que decorar um mundo todo com regras insalubres. A trilha sonora é insana. Ignore os amoguses. 

A demo de A2C também está disponível na Steam!

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/a2c-ayry-seems-to-be-playtesting-a-2d-runner-shooter-from-cci-sage-2024-demo.2087/

Foxblade Fable (demo)

By glairedaggers

CAUÊ: Foxblade Fable é um JRPG desenvolvido pelo Crit Chance Studios. Ademo nos dá as entrelinhas da história de Leigh e nos joga em uma dungeon onde ele e seu companheiro Pierce precisam resolver problemas relacionados à infestação de insetos para poder prosseguir sua jornada.

Sendo bem sincero? Eu só peguei esse jogo porque durante o desenvolvimento inteiro dele estava rolando um teasing sobre como esse jogo foi feito para rodar em uma CRT, e como orgulhoso dono de uma (como monitor) resolvi dar uma chance. O jogo é brutalmente inspirado por estéticas noventistas do começo ao fim. Porém, apesar dos visuais charmosos e fofinhos, a gameplay é muito dedicada aos fãs do gênero; o sistema de turno fundado em ATB te força a ter pensamento rápido, inimigos constantemente te envenenam, escassez de AP e MP para os personagens jogáveis, e etc… Durante o decorrer da SAGE houveram múltiplos patches para “balancear” a dificuldade, mas ainda assim o jogo vai te exigir mais do que o pensamento de “bater, ganhar, bater, ganhar”. Então se esse tipo de experiência é sua geleia não hesite em dar uma chance!

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/foxblade-fable-sage-24-demo.2192/

Busters Big Score (demo)

By Kevyn Stott

Busters Big Score - SAGE 2024

Esse é um jogo que ainda parece estar no início do seu desenvolvimento, ainda sendo chamado de “protótipo”. Ainda assim, os visuais, animações e programação já são muito sólidos. Mas o que de fato me chamou atenção foi o estilo de gameplay — é uma mistura muito orgânica de stealth e platforming, com mecânicas de Ninja Gaiden, Super Mario 64 e, segundo o criador, Sly Cooper. O “stealth” do jogo não é baseado em se esconder e esperar (embora sejam ações possíveis), mas em combinar seus movimentos divertidos em acrobacias radicais e velozes a fim de desviar dos seus inimigos, nunca combatê-los. Enquanto isso, você coleta dólares e, no final, rouba um cristal!

Mas algumas coisas deixam claro o status de “protótipo” que os criadores deram ao projeto. Os sound effects são quase inexistentes, não existe um menu principal ou configurações, os inimigos não causam qualquer tipo de dano e não representam um perigo. Ser visto ou acertado apenas te joga para trás, e o único motivo para ignorar seus procuradores é para chegar mais rápido ao fim da fase. Ainda assim, tudo isso vai ser consertado no futuro, se já não foi. O que essa demo de dois minutos nos mostra é movimentação sólida, muito estilo e level design interessante. Particularmente gostaria de atentar às movimentações contextuais, que só são feitas em partes específicas do cenário, que te fazem parecer mais ainda em um filme de animação baseado em ladrões (é claro que eu falo de Lupin III). O jazz no fundo também ajuda nesse sentimento, embora essa música em específico não combine com a fase. Provavelmente isso também não foi finalizado.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/busters-big-score.2268/

XGA

By dinar87

XGA - SAGE 2024

Joguei XGA até num ponto em que fiquei pensando “peraí, essa demo não acaba?”, até descobrir que, na verdade, estou vislumbrando uma parcela de um jogo já completo, o que é surpreendente. Não fui muito criterioso, ao ver no seu breve resumo como um “metroidvania de terror”, logo foi minha cobaia que precisava ser experimentada.

E logo embarquei na estação espacial tomada pelas ameaças biológicas, assim como em Metroid Fusion, tal qual inspirado. Sua pixel art é simples, mas não deixa de ser charmosa, e é legal fazer paralelos com sprites da própria aventura da Samus. O que me quebra logo nesse início é que os setores certamente não são visualmente variados, o que não é tão problema em questão de uma monotonia visual, mas pode ser para se orientar na exploração. Felizmente a jogatina foi bem direta ao ponto quantos aos seus objetivos. Isso graças à movimentação até que dinâmica e responsiva, tendo inclusive ataques com sabres que parecem muito remetentes ao robô escarlate da Capcom! Apesar de alguns corredores macabros, não senti que o jogo fosse tão apelativo para o horror assim, mas eu posso garantir que os efeitos sonoros são! Fiz questão de aprender a derrotar o segundo chefe muito rápido para que eu não precisasse escutar o som de entrada na luta.

O que me espanta é que nem toda a parte sonora deixa a desejar, já que as músicas são agradáveis complementos à atmosfera — ainda que sejam dois trabalhos de sons muito distintos. Parece besteira, mas era a coisa que mais me espantava de continuar jogando a longo prazo. Ademais, o jogo parece competente em seguir a vibe de Fusion e não deve se limitar a ser uma mera homenagem. Deixo o resto para vocês descobrirem!

XGA também está disponível de forma completa no Itch!

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/xga.2101/

NiGHTS: Moonlight Dreams…

By Marco Medina

NiGHTS: Moonlight Dreams... - SAGE 2024

NiGHTS: Moonlight Dreams… é uma homenagem compacta à gameplay sonhadora e romântica do clássico da Sega. O Nights original é um dos jogos que mais residem em meu coração, e ver uma interpretação tão linda assim de sua gameplay, áudio e visuais me trazem lágrimas. A gameplay se assemelha bastante ao original, porém mais simplificada para encaixar em sua direção visual bem mais Mega Drive que Sega Saturn. 

Ao mesmo tempo, tudo parece um jogo que você só teria como jogar no Windows XP. Obrigada Clickteam Fusion. O foco arcade em pontuação e danças ainda está intacto e, quanto maior seu rank nos quatro objetivos que devem ser feitos, mais senhas você libera para brincar com extras divertidos. Faça loops, colete orbes e esbanje a graciosidade de NiGHTS! Sim, tem Christmas NiGHTS aqui também.

NiGHTS: Moonlight Dreams… também está disponível de forma completa em seu site oficial!

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/nights-moonlight-dreams-sage-2024.2366/

RoboGal

By Khael

Minha relação com Mega Man é complicada, graças a uma coisinha definida por um termo simples: skill issue. Como eu sou ruim nesses jogos, gente… nossa. Isso me faz entrar em conflito comigo mesma ao escolher jogar a demo de RoboGal na SAGE 2024 — um joguinho brasileiro inspirado nos clássicos Mega Man do NES — porque eu tinha certeza que iria me lascar nessa brincadeira. Foi exatamente o que aconteceu. Morri. E muito. Passei por muita dor durante as duas fases disponíveis nessa demo como reflexo da minha própria falta de habilidade, mas experimentar controlar Rei-Bo foi mais que satisfatório.

Em momento nenhum RoboGal pareceu querer provocar mortes para criar algum senso falso de dificuldade. O jogo conhece os próprios sistemas o suficiente para oferecer um desafio confortável e escapar de um possível senso de frustração. Tudo isso, quando misturado com visuais fofos e uma trilha super engajante, cria uma experiência muito gostosa que, sim, ainda pode ser um tanto polidinha para alcançar uma fluidez maior nos controles.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/robogal-sage-2024-demo.2074/

SUPER NOVA (demo)

By OrcaSFQera

Com o charme do início da Internet e a crescente popularidade de modelos 3D dos anos 90 ao seu lado, Super Nova é um show de personalidade e carisma. Todo o visual é inspirado em webcore, com suas cores vibrantes, estética anime e modelos tridimensionais extremamente esféricos. Os inimigos são, literalmente, amontoados de esferas! Mas, além da sua estética única, é um jogo que se vende também em gameplay.

É fácil notar que é um jogo moldado por Sonic, desde sua velocidade sempre dobrando até a geometria das fases com inclinações, loops e corridas em paredes. Ainda assim, Super Nova busca triplicar o aspecto de múltiplos caminhos dos Sonics clássicos, para que em cada lugar que você pise exista uma rota para pegar. A movimentação da personagem principal ainda é bem “padrão”, com um double jump, wallkicks e ground pound, mas a velocidade e level design complementam profundamente esses movimentos, dando a certeza de que não é necessário mais do que isso.

O estilo de jogo e de estética que Super Nova apresenta já fisgaria qualquer um, mas caso você queira saber, a protagonista também tem uma namorada. Então, reitero um comentário anterior: se você gosta de Sonic e mulheres, esse é seu jogo.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/super-nova-sage-2024-demo.2206/

GREENMARIO “IN” BOBBING MY BURGER (demo)

By gmRADG

Você é Greenmario, o maior super soldado do mundo. Tão retrô!

Esse jogo é tipo um YouTube Poop, o que sempre é bom num fangame — não digo isso pelo remixing que muitos fangames fazem, mas por que têm uma qualidade de arte marginal sobre — esse jogo pode muito bem ter vindo do além pelo que eu sei. O diretor é listado como o Shiggy Meyatomo — a única coisa sobre ele na internet é uma foto do Shigeru Miyamoto verde e a frase “I’m going to fuck you up” em baixo. A desenvolvedora principal é a Nepeta Homestuck.

Então resta apenas olhar para a arte como um grafite num muro.

Também é tipo um YouTube Poop porque quando você abre ele, toca um clipe do Will Ferrell no filme Um Duende em Nova York falando “Gay People!”.

Isso não significa que esse jogo tem o mesmo nível de qualidade que um vídeo editado por uma criança de 12 anos. Ele é excelentemente polido, os controles são uma delícia e ele tá cheio de detalhezinhos deixam claro que foi feito por um grupo de gente muito talentosa. Por enquanto ele é só uma fase mas, se continuado, esse jogo estará na minha lista de jogos recomendados para sempre. Ele também tem furries engraçadinhos.

Eu tenho o pressentimento que esse jogo vai passar despercebido por ser considerado um “meme game”, mas seria tão triste se esse fosse o caso, claramente teve muito amor colocado nele.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/greenmario-in-bobbing-my-burger-sage-24-demo.2249/

Home World Run (demo)

By Artisano

Home World Run irá gritar o nome WayForward em seu ouvido e talvez você goste disso! Completamente apaixonado na estrutura de puzzle platformer tal qual a franquia Mighty Switch Force, o seu grande diferencial se demostra quase que imediatamente. Não estou falando sobre sua estética, mas sim dos puzzles focados na interação física de seu taco de beisebol com o cenário e seus inimigos.

Essa dinâmica se prova como algo extremamente… dinâmico quando é colocada em cheque por seus oponentes e chefões. É inevitável aquela sensação de ativação neural toda vez que você encontra algo para bater com o seu taco. Mas falando sério, se alguém me dissesse que esse jogo era da WayForward, eu acreditava…

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/home-world-run.2124/

Aurascope (demo)

By RandomNICK64

Aurascope é um platformer 2D desenvolvido por Nick Oztok. A demo acompanha a história de Trace e Aurora que, ao descobrirem o curioso artefato Aurascope, decidem sair por aí coletando Núcleos de Energia para revelar os mistérios do recém-descoberto artefato.

Quando joguei pela primeira vez, por alguma razão o jogo me trouxe muitas vibes de um Wario Land da vida, mas, após uma conversa com a Rosie, concordei que de fato era mais puxado para Mario 64 do que qualquer outra coisa. Visualmente, o jogo esbanja personalidade em cada pixel da tela; ele parece ser de fato uma reimaginação de como era ver um jogo de Game Boy Advance quando este era o pico da tecnologia no começo dos anos 2000. Todas as animações são bouncy, fluídas e expressivas, os cenários contém pelo menos três camadas de parallax, partículas voam pela tela quase que constantemente, tudo isso unido para criar uma atmosfera viva e pulsante que nunca cansa de te impressionar. Seguindo os passos de suas inspirações, os movesets de ambos os protagonistas são focados em navegação. Assim, atravessar os mapas atrás de seus objetivos é dinâmico e satisfatório. Sério, se algum momento você jogou algum platformer na sua vida e gostou, você tem que dar uma chance para essa demo.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/aurascope-sage-2024-demo.2169/

Sonic Momentum (demo) 

By Mr. Bane

Apesar de já termos falado sobre ele antes, Sonic Momentum retorna com mais uma demo na SAGE 2024. No entanto, não gostaria de compará-lo a versões anteriores, afinal, muito do conteúdo antigo das demos foi repaginado ou retirado, talvez para ser reintroduzido futuramente. Independentemente, Sonic Momentum é uma tentativa de modernizar o estilo 2D de Sonic — não adicionando ideias de jogos recentes, mas introduzindo suas próprias.

Os personagens são controlados de maneira drasticamente diferente em comparação com… qualquer coisa na franquia! Mesmo os movimentos antigos são apresentados de maneira alternativa, como o Spin-Dash ou a habilidade de cavar do Knuckles. O jogo busca uma aproximação similar aos jogos da franquia Rush, mas sem Boost! Na verdade, Sonic possui um dash… enquanto os outros personagens precisariam de um texto próprio. Até mesmo o voo do Tails é usado para manter sua velocidade, enquanto Knuckles pode passar a fase inteira dentro da terra! Os combates são tanto inspirados em Sonic Heroes quanto Frontiers, dando técnicas de batalha (que também são movimentação) aos personagens a fim de que mantenham combos altos e estilosos, sempre trocando de movimento. De alguma forma, esse estilo combina drasticamente bem com a parte de plataforma das fases!

O level design, apesar de bastante criticado, me agradou muito. Manter velocidade é muito divertido e a mecânica de Momentum, uma barrinha que sobe conforme sua velocidade se mantém constante, deixa suas corridas mais divertidas. É similar ao Boost Mode de Sonic Advance 2, mas não se perde assim que você para de correr e, ao utilizar um Stomp, para o tempo! Parar o tempo também faz o relógio parar de se mexer, o que ajuda muito a obtenção de ranks altos. Fãs antigos de Sonic Momentum podem ficar tristes com a falta de Chaos, escudos ou as fases/músicas antigas, mas tenho fé de que cada uma dessas mecânicas retornará no futuro — ainda melhores do que da última vez!

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sonic-momentum-beta-edition.2324/

Punch Monkey

By chimpcollective

Punch Monkey - SAGE 2024

Outro jogo que escolhi com pouco rigor, já que beat ‘em ups me atraem como um imã. O jogo não me prendeu exatamente pela gameplay, apesar de ser bem agradável, ainda que seja mais simples que no caso de Dad ’n Me, por exemplo.

Podemos jogar Punch Monkey direto no Newgrounds, e até o estilo da primeira cutscene me capturou ao me lembrar dos velhos ares dos anos 2000 do site. A primeira fase é muito remetente a Alien Hominid, o traço mais desajeitado que caracteriza a estética urbana e descolada desse mundo é um perfil muito marcante dessa parte underground da internet.

E é claro, o jogo está na SAGE 2024, logo, é um jogo desse ano, que é o que me surpreende. Uma vibe tão clássica ter sido emulada com essa precisão é algo que me encanta como alguém que cresceu em volta dessa cultura. É uma experiência interessante para matar uns minutos do seu dia, além de ter um minigame de pesca. Esplêndido!

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/punch-monkey.2304/

Candy Rangers

By Mechano

Candy Rangers - SAGE 2024

Denominado como um shooter on-rails isométrico, Candy Rangers aposta na sua dinâmica rítmica baseada na repetição e decoreba de posicionamento de adversários. Apesar da demonstração do evento ser terrivelmente fácil, o seu grande diferencial de controlar quatro personagens ao mesmo tempo confunde legal a cabeça por um tempo. Ainda assim, é na doçura de seus visuais e personalidade que Candy Rangers se sustenta em meio aos trilhos de sua existência, carregando consigo a promessa de um retrato engraçadinho das quadrigêmeas que protagonizam cada fase do jogo.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/candy-rangers-demo-sage24.2064/

Sonic Rush 3D

By SonicRush3D

Sonic Rush 3D - SAGE 2024

Sonic Rush 3D foi inegavelmente o chamariz da SAGE deste ano. A abertura do próprio trailer do evento já começa com os charmosos sprites lowpoly esbanjando toda sua personalidade.

Esteticamente o jogo faz um ótimo trabalho em traduzir o mundo de Sonic Rush para o 3D. As texturas são crunchy o suficiente para comunicar a nostalgia, mas não de forma exagerada. O level design e obstáculos são todos repensados com a fórmula boost em mente, os jogos de câmera são dinâmicos e valorizam as possíveis paisagens dos cenários até antes 2D. Entretanto, os elogios meio que acabam aqui. Apesar de entender que o jogo se trata de uma demo, ainda assim ele peca muito em gameplay. Em diversos momentos me encontrei confuso com a inconsistência do boost, problemas com o Sonic as vezes perdendo momentum do nada em uma curva, mudança de câmera fazendo meu input me levar para outro lugar, boosts que deveriam me levar para uma direção me jogando para fora do mapa… A lista continua.

Mas, mesmo com todas essas questões, eu vejo um potencial ENORME nesse fangame. Ele entende muito bem o que torna o level design de Sonic 3D apelativo e aplica isso muito bem. Não é à toa que nos momentos em que eu conseguia controlar o personagem era extremamente satisfatório fazer os saltos e pegar os caminhos superiores voando pelo mapa em questão de segundos — tudo que o time realmente precisa é levar o tempo necessário para polir a movimentação e eles vão ter um jogo mais do que esplêndido.

Link: https://sonicfangameshq.com/forums/showcase/sonic-rush-3d-sage-2024-demo.2282/

Agradecimentos!!

Muito obrigada por terem cedido seu tempo ao nosso humilde textinho. Foi uma honra trabalhar com pessoas tão talentosas e expressar amor mútuo por um evento tão importante. Gostaríamos de ter publicado esse texto antes, mas a fim de incluirmos tantos jogos e tantas colaborações, resolvemos deixar para o fim do mês. Antes do boa noite de sempre, aqui vão algumas menções honrosas, que são jogos que, apesar de terem desperto muito interesse nos redatores, não entraram na nossa lista por problemas técnicos e falta de tempo. Também recomendamos que deem uma olhada nesses, assim como no trailer do evento a fim de encontrar mais alguma coisa que chame sua atenção! Obrigada e boa noite.

SAGE 2024