Joss Whedon, voltando como diretor e roteirista do filme anterior, disse ao Entertainment Weekly o porquê do tema ficção científica ser mais relevante como nunca antes.
“É o nosso novo Frankenstein“, explicou. “Criamos algo de nossa própria imagem e esse algo se volta contra nós. Algo semelhante a dor de conflitos como “Por que eu fui feito? Quero matar meu pai“.
Era de Ultron começa a partir de onde Capitão América: O Soldado Invernal parou.
Com a SHIELD destruída e os Vingadores sobrecarregados, precisando de um hiato quanto a parar ameaças, Tony Stark tenta dar um salto na segurança do mundo criando um programa mantenedor da paz inativo com Ultron, uma inteligência artificial de auto-replicação, auto-aprendizagem e auto-conhecimento.
As complicações só aumentam quando o enorme robô de batalha de oito pernas decide que o homem é seu pior inimigo e planeja erradicar a humanidade do planeta.
Cabe agora ao Homem de Ferro, o Capitão América, Thor, o Hulk, a Viúva Negra e ao Gavião Arqueiro, com suporte de Nick Fury e Maria Hill, parar Ultron de concretizar seus planos. No meio do caminho, os Vingadores encontram os poderosos gêmeos, Pietro e Wanda Maximoff, assim como o familiar Visão.
A história de Rad Bradbury envolvendo um bebê matando os pais, O Pequeno Assassino, foi uma referência usada por Whedon em Era de Ultron.
“Não me lembro de ter visto um filme de inteligência artificial na qual o robô é o insano – a pessoa mais emocionalmente instável no filme – que possui o conhecimento de 3000 anos da história registrada e que seja um adolescente mal-humorado, tudo ao mesmo tempo“, diz Whedon.
Fonte: ComicBook.Com