Ah a tecnologia, sempre fazendo coisas que nos surpreendem. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos EUA criaram uma maneira de verificar os batimentos cardíacos por meio de ondas WIFI.
Pesquisadores de Ciência da Computação e Inteligência artificial transmitiram um sinal Wi-Fi de baixa frequência e verificaram quanto tempo o sinal demoraria para “rebater” de volta. Como existe mudanças nos sinais refletidos, isto permitiu a equipe verificar como se comporta os batimentos cardíacos.
Baseado na movimentação do diafragma de uma pessoa, o grupo CSAIL pode determinar sua freqüência cardíaca com precisão de 99 %. O sistema pode controlar até quatro pessoas ao mesmo tempo.
“É muito difícil capturar esses movimentos que ocorrem a uma taxa de meros milímetros por segundo”, disse o co-autor do papel Dina Katabi em um comunicado . “Ser capaz de fazer isso com um baixo custo, a tecnologia acessível abre as possibilidades para que as pessoas sejam capazes de monitorar seus sinais vitais por conta própria.”
Além do monitoramento de um bebê, o sistema também pode ser usado em cenários de busca, ou simplesmente para controlar suas próprias estatísticas de saúde. A equipe do MIT está agora interessado em expandi-lo para que ele possa ser usado para controlar as emoções, que também estão ligadas à freqüência cardíaca e a respiração.
Quem sabe isso não ajude bastante? Só penso como seria ter que testar em 200 pessoas…
Via Gigaom.com