2025 é o ano dos Kart Racers. Depois do esquecível Team Sonic Racing, a SEGA pegou pesado para se destacar nessa nova leva do gênero. Bob Esponja, Persona 5, Minecraft e até Hatsune Miku, em um jogo confeccionado para abalar qualquer tipo de concorrência.
Sonic Racing: CrossWorlds foi lançado em 25 de setembro de 2025 para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e Nintendo Switch 1 e 2, desenvolvido pela Sonic Team e publicado pela SEGA.

Sonic Racing: CrossWorlds é um jogo de kart bastante familiar. Os itens clássicos que você já conhece com uma skinzinha diferente; mecânicas de Drift com um Boostzinho carregável, air tricks depois de rampas para pousar com aumento de velocidade… você já viu essas mecânicas antes!
No entanto, o diferencial de CrossWorlds é a customização. Cinco tipos de veículo com seus status únicos, que possuem sinergia com os personagens o controlando, e também um sistema de gadgets equipáveis bastante efetivo e livre. É possível alterar quase tudo com esse último, e muitas estratégias e builds diferentes acabam sendo válidas.

Um gadget vai te dar mais tricks aéreos, outro faz sua barra de Drift Boost carregar mais rápido, outro vai alterar os atributos do seu carro, e mais outro vai te dar um item de graça no início da corrida. Quanto mais você joga, mais gadgets são desbloqueados, e com o tempo novos são adicionados ao jogo também!
E isso nos mostra o outro diferencial: Sonic Racing: CrossWorlds tem eventos e atualizações constantes e, apesar de ter acabado de sair, já tivemos um evento da Hatsune Miku e um de Minecraft. Ele realmente se esforça em manter jogadores engajados!

Seja no multiplayer (local e online) ou sozinho, Sonic Racing: CrossWorlds é recheado de conteúdo. Alguns bons modos de jogo decoram o menu principal e, com o sistema de rivais, títulos e missões, fica difícil encontrar tédio nessa experiência. Você pode fazer quase tudo no jogo ao lado dos seus amigos também, deixando cada segundo mais especial.

A trilha sonora tira algo de quase todo jogo do Sonic, as interações entre personagens são muito bem escritas e engraçadinhas e, apesar da quantidade de pistas não ser equivalente a um jogo como Mario Kart 8 mesmo no Wii U, elas são todas bastante diversificadas em layout. Andar de Extreme Gear em Apotos é uma experiência completamente eletrizante também!
Mas, se vocês não conheceram o Recanto só agora por esse artigo, talvez possam ter notado o ritmo acelerado e talvez até ansioso desse texto. Bem… eu tentei lançar o máximo de adjetivos positivos agora no início, para realmente entrar no que quero dissertar sobre.

Sonic Racing: CrossWorlds é um bom jogo, mas todos os seus méritos são imediatamente comparáveis à Mario Kart. CrossWorlds não tem nada para chamar de seu, e todas as suas mecânicas, sistemas, decisões de design e até mesmo visuais podem ser descritos com “é igual Mario Kart, só que melhor”.

O Drift é quase o mesmo que o de Mario mas, com Counter Drifts permitindo alterar a direção pelo preço de reiniciar uma das suas barrinhas, acaba sendo bem mais divertido de usar. Os itens podem ser cópias baratas, mas a grande maioria deles acabam por ser mais legais de usar ou de lidar do que os originais do Mario.

Mario Kart também tem uma mecânica de Air Tricks, mas até o World, só era possível fazer um no ar e a sensação de velocidade não era tão forte. CrossWorlds, como um jogo do Sonic, deu maior ênfase nos Air Tricks, permitindo múltiplos e aperfeiçoando a aceleração.
As velocidades de Grand Prix são as mesmas de Mario Kart, mas desbloquear a mais veloz é bem mais divertido. CrossWorlds também tem uma transformação aquática e voadora para seu veículo, assim como no Mario (e em All-Stars Racing Transformed), mas os controles são muito melhores e o drift é não só utilizável em todas as formas como também funciona de forma diferente em cada uma.

O elenco de personagens possui diferenças de gameplay o suficiente para que você prefira um ou outro por conforto e não só pelo personagem. Mas, ainda que faça a escolha mais pelo personagem, as interações, falas e pose de vitória no final já são mais carismáticas que no Mario. E, claro, Mario não tem a Miku, nem as músicas dela.

Você pode me dizer que não seria justo só comparar com Mario Kart, e eu até concordo, mas se não fossem os Gadgets, não teria nada único nesse jogo. Eu sou muito fã de Kart Racers que tentam um pouquinho mais fugir do padrão, como Crash Team Racing que, apesar de descaradamente pegar muito de Mario Kart, ainda é mecanicamente distinto pelo flow state único das suas mecânicas de combo e balanceamento de itens e Wumpa Fruits. Sonic Racing: CrossWorlds é só, realmente, melhor que Mario Kart. É só isso.
Jogar ele traz o mesmo sentimento de jogar Mario, com mais brilho. As fases parecem todas com alguma do Mario, mas um pouco melhores. Os itens ainda incluem os cascos vermelhos e cogumelos disfarçados, mas são todos um pouco mais divertidos. Não tem como, fundamentalmente, jogar um sem comparar com o outro. São iguais!

Eu não vejo isso como um problema em CrossWorlds, mas também não consigo só olhar para isso como um mérito. O jogo custa R$400, só R$100 a menos que Mario Kart World (o jogo AAA mais caro da atualidade), e nem sequer é muito original. Na verdade, ele é mais Mario Kart que o novo Mario Kart, e não digo como elogio. Não posso dizer que não me diverti com CrossWorlds, mas ao mesmo tempo fiquei me perguntando o que ele poderia ter sido se largasse um pouco dos pés do encanador e deixassem Sonic correr um pouco, sabe?
Dito isso, eu ainda recomendo ele. Se você gosta de Kart Racers, ele é o básico bem feito. Às vezes um arroz com feijão bem preparado já mata sua fome! Ainda assim, eu preferia um Risoto Riders, Crash Lasanha Racing, Strogonoff R ou mesmo uma Snowboard La Minuta. Vocês poderiam viver sem essa piada, e eu também acho que Sonic Racing CrossWorlds não mudou minha vida. Boa noite!

Uma cópia de Sonic Racing: CrossWorlds para PC foi concedida pela SEGA para análise no Recanto do Dragão.