Veículo espacial da ESA pode provar que ondas gravitacionais podem ser medidas no espaço

lisa-pathfinder-esa

Os cientistas passaram décadas em busca de ondas gravitacionais da segurança da Terra, mas eles não tiveram a oportunidade de estudar essas ondas no espaço, onde eles poderiam ajudar a buracos negros e outros objetos que distorcem o espaço-tempo fazerem sentido.

Eles estão um passo mais perto de conseguir estudar os efeitos das ondas gravitacionais. A Agência Espacial Europeia (ESA) está com seu próximo veículo espacial que irá demonstrar a viabilidade de medição de ondas gravitacionais no espaço, o LISA Pathfinder. Quando seus testes começarem em março, Pathfinder não vai realmente medir os efeitos das ondas gravitacionais em tudo. A nave em alguns momentos irá olhar mudanças a nível picômétrico entre duas massas de ensaio dentro da espaçonave, provando que você pode conseguir o nível extremo de precisão necessária para um detector de ondas gravitacionais.

Se o teste ocorrer de acordo com o que planejam ele vai representar o início de uma longa, longa jornada. Um detector pleno de ondas gravitacionais não deve sair até pelo menos 2034.

Quando essa máquina estiver operacional, no entanto, poderia preencher muitos espaços em branco para os astrofísicos. Neste momento, a interferência de galáxias próximas impede cientistas de estudar a energia de eventos cósmicos extremamente violentos, como a fusão de buracos negros supermassivos. Com um detector de gravidade espacial seria relativamente fácil recolher estes dados e transformar o universo em algo que faça mais sentido.

Via Engadget