Wario Land II — a gênese de Wario

“Não importa quem você seja, seja rico.” — Abraham Lincoln?

Wario foi concebido como o direto oposto do Super Mario, o herói reconhecido por todos. O altruísmo e bondade do personagem são contrastados pelos valores egoístas e objetivos gananciosos do Wario. A característica mais interessante sobre Wario é o quão desprezível ele é. Nojento, rude, egocêntrico, Wario afasta as pessoas por natureza. Tudo que ele quer é dinheiro, e só isso.

Mesmo sendo um personagem simples, Wario dá ao jogador muito mais liberdade do que Mario quando se fala de game design. Um jogo “Wario” pode ser qualquer coisa, desde que o objetivo final seja nadar em ouro. Não importa se o personagem vai fazer algo bom ou ruim, porque se Wario pode lucrar com algo ele vai fazer. Embora o primeiro Wario Land e sua continuação de Virtual Boy sejam muito únicos e em muito satisfazem a necessidade da coleta de ouro, Wario Land 2 foi o primeiro jogo na série que mergulhou profundamente na filosofia do personagem.

Wario Land 2 não é como outros platformers. Com um protagonista como Wario, não poderia ser como outros platformers. Em WL2 nosso protagonista não toma dano, portanto, não pode morrer. Não existem abismos, vidas ou checkpoints. Seu objetivo nunca é sobreviver até chegar ao final. É muito mais simples que isso; você só precisa ir até um lugar. Fácil, né? Então…

Wario Land 2
Wario Land 2

Wario não toma dano, mas pode ser acertado. E assim como um personagem imortal de desenho feito o Pernalonga, ele é amassado quando esmagado por uma bigorna. Enquanto Mario se transforma com power-ups e, por consequência, recebe novas habilidades, Wario se “transforma” quando batem nele. Ao invés de ganhar novos poderes, as transformações do Wario estão lá para te atrapalhar: Ser jogado de uma montanha, forçando o jogador a escalar tudo de novo. Você pode se prender dentro de uma bolha, e ela só vai estourar quando tocar em alguma superfície. Se você for queimado por um inimigo, Wario vai entrar em pânico e correr desenfreadamente com as roupas em chamas, até virar cinzas (ele ainda tá vivo). Ocasionalmente, você pode usar essas formas para terminar puzzles; estar achatado deixa você adentrar lugares apertados e flutuar no ar. Uma bolha ignora correntes de água e, quando Wario é congelado, pode passar por uma pilha de inimigos, derrubando todos eles.

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Mas seria burrice sua assumir que essas “transformações” são ferramentas. Wario faz o que pode com a situação, mas 90% das vezes que você virar um zumbi só vai servir pra tirar seu pulo e velocidade até eventualmente chegar a uma fonte de luz. E essa luz pode estar dois minutos de distância atrás de você. Wario Land 2 não é um teste de habilidade, mas paciência.

Wario Land 2

Ao invés de penalizá-lo por cometer erros, o jogo está simplesmente tentando te provocar. Ele tá tirando uma com a sua cara, tentando te irritar e, possivelmente, conseguindo. Na verdade, o enredo inteiro segue esse mesmo princípio: Wario começa o jogo rico, até o bando da Syrup roubar tudo do seu castelo. Em teoria, você não ganha nada com a aventura do jogo, só pega suas coisas de volta. É mais um afazer que uma aventura.

Wario Land 2

Todas as fases contém momentos insuportáveis que nem sequer são difíceis, apenas irritantes. Você nem ganha dinheiro com isso, já que esse é o primeiro jogo do Wario que você precisa gastar moedas pra zerar! Wario Land 2 é tudo que Wario é: nojento, rude, egocêntrico, desagradável e desprezível. E isso é lindo.

Wario Land 2

Os níveis jogam Wario em situações onde ele tem que enfrentar tudo que é, como uma espécie de “punição divina” por sua natureza egoísta. Essa é a introdução perfeita a “Wario” como um personagem. Passar por essa bagunça de jogo só serve pra te irritar, mas você vai deixar o jogo te vencer? Ele tá rindo de você, e você vai deixar? Claro que não. Depois de toda fase, tem outra. Então outra, e outra, e outra. E depois de todos os níveis, você pode jogar de novo e pegar uma rota diferente para ir até novas fases. Wario Land 2 tem uma campanha gigantesca com múltiplos finais e fases únicas para cada rota que escolher, mas todas seguem a mesma filosofia de design: você está preso com o Wario, e Wario preso consigo mesmo.

Wario é a antítese do Mario, e por isso, seu jogo é a antítese de tudo que seria considerado um jogo “bom”. Há poucos momentos divertidos, mas você não consegue parar de jogar. É uma louça que você precisa lavar. Wario Land 2 vai te dar uma das experiências mais únicas da indústria. O jogo se vende usando o conceito de que Wario pode ser qualquer coisa, e mesmo sendo um jogo tão antigo, já abria o questionamento: o que faz de um jogo bom? Esse jogo é, na minha opinião, o começo verdadeiro do que fez Wario se tornar um dos personagens mais únicos da Nintendo de todos os tempos. E Wario Land 2 é um dos jogos mais únicos da Nintendo de todos os tempos.

Venho pedir desculpas pelo atraso absurdo nas postagens. O site passou por diversos problemas, e eu estava preparando aquele artigo gigantesco sobre RBA2. Tem muitos textos guardados prontos para serem postados, então agora as publicações vão ser constantes. Obrigada!