Quantos planetas existem no universo?

qtsplanetas1

Já parou para pensar quantos planetas existem no universo? Milhares, milhões, bilhões? Qual será a quantia exata deplanetas que habitam o infinito universo?

Até não muito tempo atrás, acreditávamos somente no sistema solar, e com o passar do tempo novas descobertas foram surgindo e mais planetas aparecendo. O nosso Sol por exemplo é apenas um entre as estimadas 200~400 bilhões de estrelas na Via Láctea. Basta olhar para o céu durante a noite que você vê muitas outras e pode se perguntar quantas dessas estrelas têm seus próprios planetas, e como são esses mundos.
qtsplanetas2

Até Dezembro/2012, a sonda Kepler (observatório espacial da NASA) tinha encontrado mais de 11.000 estrelas e mais de 18.000 planetas em torno dessas estrelas. O que significa que:

• Existe uma enorme variedade de sistemas planetários lá fora, a maioria bem diferente do nosso;
  • Eles orbitam uma grande variedade de estrelas;
  • Só conseguimos ver aqueles que são grandes o suficiente (planetas do tamanho de Marte e Vênus, por exemplo, ainda não conseguimos detectar com a atual tecnologia), orbitam a estrela perto o suficiente e orbitam em nossa linha de visão (nesse caso temos que contar com a sorte).

Você pode ter lido recentemente que há pelo menos 100 ou 200 bilhões de planetas na Via Láctea, e isso é verdade. Mas isso não é uma estimativa precisa, e sim “jogando baixo”. Para uma estimativa mais realista, considere algo próximo a dez trilhões de planetas, somente na nossa galáxia!

qtsplanetas4

Em outras palavras, com base no que vimos até agora, quase todas as estrelas possuem planetas, e uma grande fração delas possuem planetas rochosos. Talvez nosso sistema solar represente uma média de planetas rochosos, ou esteja um pouco acima da média – só o tempo irá dizer. Mas independentemente do que acontecer, saiba que estamos falando de TRILHÕES de planetas, apenas na nossa galáxia. E não esqueça que nossa galáxia não está sozinha no universo.

Com pelo menos 200 bilhões de galáxias lá fora (e possivelmente mais do que isso), estamos falando de um universo com 10,000,000,000,000,000,000,000,000 planetas no universo observável, e isso contando apenas planetas que estão orbitando estrelas.

qtsplanetas6

Será que um dia descobriremos todas as galáxias e planetas que habitam o nosso universo? Quem sabe, mas de qualquer forma é incrível o que o nosso universo é capaz.

Do amigo inteligente, ZunkaBitz