Como criar o Pokémon perfeito!

 9QtLEQ4

OBS: esse artigo se refere a pokémons das versões “X” e “Y”, pode ser aproveitado para versões futuras ou anteriores, porém algo pode mudar nesse caso.

Cada jogo de Pokémon é um mundo novo de aventuras! E a única coisa que sabemos é que todo mundo quer ser um mestre, todo mundo quer mostrar que é bom, todo mundo quer sair na frente e na batalha ser o campeão e pra isso é indispensável usar melhores pokémons com os melhores stats possíveis!

Bom, como todos sabem existem pokémons que tem seus stats mais elevados que outros e a primeira coisa que vem na mente de uma pessoa quando se fala em “um Pokémon invencível” se não for lendário é algo como Tyranitar, Dragonite, Metagross, Garchomp e outros. Na minha opinião todos os pokémons podem ser bons independente de seus stats máximos. por exemplo, se eu disser para alguém que Jigglypuff pode ser um ótimo Pokémon, vou ouvir coisas do tipo “aham, tá bom” ou “Jigglypuff é um lixo” e o mais comum de todos “nunca vai ganhar do meu Garchomp”. É, realmente Jigglypuff é um Pokémon que tem seus stats máximos bem baixos, mas, se formos aplicar uma estratégia pode se tornar um grande estorvo em batalhas triplas.

images3DRGKIUP

Mas afinal de contas o que é um stat no máximo?

Todo Pokémon tem um potencial máximo de pontos em cada stat, são eles: pontos de vida (HP), ataque , defesa, ataque especial, defesa especial e velocidade.

Todos pokémons podem obter o mesmo tanto máximo em um stat?

Não, por exemplo, o Machamp tem um ataque máximo de 394 pontos enquanto que o Lapras tem 295.

Qual Pokémon tem o maior stat?

Não existe nenhum que seja supremamente maior em todos, mas tem alguns que tem sim um que tem o melhor ataque de todos, outros que tem a melhor velocidade e assim por diante, por curiosidade eu vou colocar o melhor lendário, a melhor mega evolução e o melhor Pokémon “normal” e colocar os pontos máximos que eles podem alcançar em cada quesito:

Pontos de vida: Giratina (504 independente da forma), Mega Mewtwo (416 independente da forma) e Blissey (714)

Ataque: Deoxys forma de ataque (504), Mega Mewtwo “X” (526) e Rampardos (471)

Defesa: Regirock (548), Mega Aggron (614) e Shuckle (614)

Ataque especial: Deoxys forma de ataque (504), Mega Mewtwo “Y” (535) e Aegislash modo lamina (438)

Defesa especial: Regice (548), Mega Latias (438) e Shuckle (614)

Velocidade: Deoxys forma de velocidade (504), Mega Alakazam e Mega Aerodactyl (438) e Ninjask (460)

Somatória geral de todos os stats máximos possíveis: Arceus (2304), Mega Mewtwo (2439 independente da forma) e Slaking (2188)

p2

Existe diferenças entre os stats de um Pokémon normal e um Shiny? E como faço para ter um?

Pra quem não sabe, um Pokémon é shiny quando ele tem uma cor diferente dos outros, você encontra shinys para capturar normalmente (na zona do safari é mais fácil de achar) e pode encontrar fazendo ovos (fica mais fácil de conseguir se os dois Pokémons no Daycare forem de regiões diferentes, por exemplo, um vindo de um treinador coreano e um de um espanhol, esse método é conhecido como “Método Masuda”, se algum dos dois for shiny, as chances aumentam ainda mais e se os dois forem shinys, as chances são ampliadas de novo). Independente do método utilizado, conseguir um Pokémon shiny é extremamente difícil.

Não há diferença nos stats de um shiny e de um normal, só muda a cor mesmo.

Então existem pokémons melhores que outros?

 Em termos de stats sim, mas tem que avaliar o conjunto da obra. O Pokémon também tem que ter uma boa relação de ataques para alcançar a vitória, a habilidade especial dele também pode ajudar muito. Para se ter uma ideia, o campeão mundial de batalhas em dupla usava um Pachirisu, e seus oponentes concordam que quem fez a diferença nas batalhas foi o Pachirisu.

p1

Qual a melhor estratégia então?

Essa é a questão! Depende de varias coisas. Depende do estilo de batalha que vocês adota, depende do tipo de batalha (tripla, dupla, um contra um, batalha giratória, três contra três, batalha seis contra seis, e por ai vai), depende dos pokémons que você quer usar, depende dos tipos de pokémons que você está usando, etc.

Mas, para não falarem que eu só enrolei e não disse nada, vou mostrar algumas estratégias que são bem usadas e dão ótimos resultados:

  • Usar pokémons rápidos e com ataques fortes e de vários tipos diferentes para sempre atacar causando “super effective” e nocautear os oponentes antes que eles possam fazer algo;
  • Usar movimentos que causem dano aos oponentes sempre que um novo Pokémon entrar no campo de batalha (spikes, toxic spikes, stealth rock) e após ficar usando movimentos que obrigam o oponente a trocar (roar, whirlwind, dragon tail, etc). Nesse caso é bom ter pokémons que tenham muita defesa e/ou especial defesa e pontos de vida (depende da estratégia);
  • Usar movimentos que causam queimadura (burn) ou envenenamento (poison), geralmente são usados os movimentos toxic, e will-o-wisp, mas também pode ser uma boa ideia usar movimentos que inflijam esse tipo de efeito de maneira secundária (poison jab, fire blast, entre outros), se sua estratégia for só voltada à isso, então é bom que seus pokémons tenham capacidade para permanecer na batalha por muito tempo, uma maneira boa de enrolar é usando o movimento “protect” e/ou “substitute”;
  • Treinar o Pokémon só aproveitando o melhor dele, ou seja, se ele tiver uma defesa alta você treina a defesa e os pontos de vida, assim se o oponente só usar ataque, não causará um arranhão em seu pokémon! Ou treinar só especial ataque e velocidade para fazer algo parecido com a primeira estratégia mostrada, e assim vai.

Como faço para meu Pokémon conseguir o ataque que eu quero?

Os pokémons tem uma quantidade “x” de ataques que eles podem aprender, alguns só são por TMs e HMs, outros por “Move Tutor” (“Draco meteor” por exemplo), alguns só podem ser conseguidos passando de nível nas pré evoluções (para conseguir o movimento “belly drum” em um Poliwrath é preciso chegar no nível 37 dele como Poliwhirl), certos movimentos só dá para conseguir se você transferir o Pokémon de uma versão mais antiga para uma mais recente, há aqueles movimentos que você aprende normalmente subindo de nível, tem aqueles que você só consegue fazendo ovo (nesse caso o pai tem que ter os ataques que você quer) e tem alguns que só consegue no “move reminder” que fica na cidade de Dendemille (fica em uma casa à direita da cidade, a senhora de roupas brancas e cabelos brancos vai te pedir uma “Heart Scale” em troca).

Ótimo, mas então como conseguir tunar um stat no máximo possível?

Para isso você tem que ter a “Nature” que mais se adequa ao Pokémon que você quer criar, os EVs totalmente voltados para o Stat que você quer  e IVs no máximo .

O que são IVs e EVs?

EVs (enffort value) e IVs (individual value) são pontos “ocultos” no jogo que ajudam a determinar o quão forte o seu Pokémon pode ser.

EVs: Um Pokémon pode acumular no máximo 510 EVs sendo que pode ter no máximo 255 EVs voltados para um stat, você pode conseguir EVs jogando no “super training” ou batalhando, dependo do Pokémon que você derrota, ele te dá uma certa quantidade de EV, por exemplo, toda vez que você derrotar um Zubat ele te dará um EV em velocidade, o Golbat dá 2 em velocidade e o Crobat 3, mas também há pokémons que dão EVs de forma mista, por exemplo o Shuckle dá um EV em defesa e um em defesa especial. A cada 4 pontos de EV seu Pokémon sobe 1 ponto no stat, por exemplo, se eu ganhar 12 pontos de EV em ataque, então meu ataque subirá em 3 pontos.

IVs: São determinados na hora que o Pokémon nasce, para saber se são bons ou não vá até a cidade Kiloude e converse com um rapaz de cabelo roxo no centro Pokémon, ele te dirá os melhores stats do seu Pokémon te dando um ranking onde o mais alto seria se ele disser que seu Pokémon é “outstanding” ou “flawless”.

p4

Criando o Pokémon perfeito!

Agora vamos criar o nosso Pokémon perfeito, geralmente chamamos isso de “breed”

  • Primeiro passo: escolha o Pokémon que você quer fazer (usaremos um Plusle só como exemplo);
  • Segundo passo: escolha os 4 movimentos que você quer que ele tenha no final, no caso desse Plusle vamos escolher “Discharge”, “Grass Knott”, “Nasty Plot” e “Electro Ball”;
  • Terceiro passo: escolha a “Nature” que você quer, no caso de nosso Plusle vamos usar a “nature” modest porque ela aumenta o ataque especial e diminui ataque, como nosso Plusle só vai usar ataque especial e não ataque então é melhor deixar essa dai, pois, ela só nos ajuda e não atrapalha em nada. Outra vantagem dessa “nature” para nosso Plusle é que como ela diminui o ataque, se ele no futuro vier a tomar dano de confusão então sofrerá menos dano;
  • Quarto passo: escolho a habilidade (vamos escolher lightningrod);
  • Quinto passo: capturo um Pokémon (de preferencia fêmea para ficar mais fácil o sexto passo) com a habilidade que eu quero (ou então uso depois o item “ability capsule” para mudar a habilidade de meu Pokémon, mas, não serve para pegar “Hidden ability”, para consegui-la, você deve capturar  na zona do safari o Pokémon pretendido com a habilidade desejada), a nosso Plusle será capturado em uma zona do safari e será fêmea;
  • Sexto passo: escolho um Pokémon macho que tenha a “nature” que eu quero e que possa fazer ovos com o Pokémon escolhido (se o seu Pokémon capturado no quinto passo era macho, então nesse passo o único Pokémon que você poderá usar para obter a “nature” correta sem ter que ficar fazendo ovos e mais ovos até achar a “nature” correta, é o Ditto), equipo esse Pokémon com o item “everstone” (pode ser encontrado usando “rock smash” nas pedras) coloco os dois no “daycare” (localizado na rota 7) e faço ovos até sair uma fêmea com a “nature” e a habilidade que eu quero. Suponhamos que conseguimos obter uma Plusle fêmea com a nature modest e a habilidade “lightningrod”;
  • Sétimo passo: vejo qual dos ataques que eu escolhi só podem ser encontrados de ovo, escolho um Pokémon macho que possa fazer ovos com o Pokémon escolhido, treino esse Pokémon até conseguir os ataques desejados, equipo “everstone” no Pokémon com a “nature” desejada e coloco os dois no “Daycare” e faço ovos até nascer um com os ataques que eu quero e com a habilidade que eu quero, de preferencia um macho e uma fêmea. No nosso caso usamos um Pachirisu que tenha “discharge”, colocamos com a nossa Plusle, a Plusle estará equipada com “everstone” e obtemos o Pokémon desejado;
  • Oitavo passo: pegue o Pokémon macho e fêmea que saíram desses ovos e os coloque no Daycare (algum deles tem que estar com everstone), façam vários ovos, choquem todos e em seguida avaliem todos com o rapaz de cabelo roxo no centro Pokémon de Kiloude, separem os que tiverem os IVs mais elevados e a habilidade desejada;
  • Nono passo: coloque os dois com IVs mais altos (um macho e uma fêmea obviamente) no daycare, o com maiores IVs equipe com o item “destiny Knot” e o outro com “everstone”, repita o processo até conseguir um Pokémon com IVs perfeitos e do sexo desejado. No nosso caso, obtivemos uma Plusle fêmea com IVs na máximo em pontos de vida, defesa, especial ataque, especial defesa e velocidade e terá um IV o mais ruim possível em ataque (como não usamos o stat ataque, então o deixamos o mais baixo possível para levar menos dano de confusão);
  • Décimo passo: vá no “super training” e treine os stats desejados no tanto desejado, isso pode ser feito também derrotando pokémons, geralmente as pessoas usam hordas para treinar EVs. No caso da nossa Plusle, ela terá 252 em ataque especial, 252 em velocidade e 4 em defesa;
  • Décimo primeiro passo: consiga os ataques restantes da maneira que der. Nossa Plusle já tem “discharge”, vamos na senhora do “move remember” em Dendemille e em troca de uma “heart scale” a Plusle aprenderá “nasty plot”; A Plusle irá conseguir “grass knot” usando o TM 86, e por fim subiremos seu nível até o 29 para aprender “electro ball”;
  • Décimo segundo passo: aproveite seu Pokémon perfeito!

p3

Pra que servem os itens “Everstone” e “Destiny Knot” na hora de fazer ovos?

Everstone: se o Pokémon estiver segurando esse item, então obrigatoriamente seus filhotes terão a mesma “nature” que ele.

Destiny Knot: tem mais chances de o Pokémon com “destiny knot” passar seus IVs para o filhote.

Qual a diferença de ser macho ou fêmea para fazer ovos?

Só o macho passa os movimentos (a menos que a fêmea esteja com um Ditto) e o Pokémon que nascer será o mesmo que a fêmea (há algumas exceções, como por exemplo Nidoran), só nascerá o mesmo Pokémon que o pai se ele estiver com um Ditto, a fêmea tem mais chances de passar a habilidade para o filhote do que o macho.

Ficar repetindo os passos 8 e 9 na hora de criar o Pokémon perfeito é muito chato, tem como eu fazer ficar mais fácil?

SIM! Bom, para ficar mais fácil você pode usar um Pokémon que já tenha bastante IVs bons, mas tome cuidado para não se atrapalhar e acabar ficando sem o movimento que quer e/ou sem a “nature” que quer.

Mas, digamos que você não tenha um Pokémon com IVs bons, como fazer para conseguir um de maneira fácil? Capturando no matinho não dá, geralmente os IVs são baixos, então só há três opções:

Primeira: peça para um colega trocar um com você.

Segunda: vá no GTS e pegue algum onde o treinador diz que o Pokémon é 5 ou 6 IVs… Eu não recomendo de maneira alguma esse método, porque a maioria só vai pedir lendário e não há garantias que estejam dizendo a verdade

Terceira: no jogo existe o “Wonder Trade”, nele você envia um Pokémon qualquer e recebe um qualquer de algum treinador em alguma parte do mundo, a troca é aleatória e a maioria só joga pokémons ruins então ai você pensa “poxa, ninguém vai colocar lá pokémons com bons IVs”, você está muito enganado! um a cada quatro pokémons no “Wonder Trade” tem ótimos IVs (não perfeitos, mas para iniciar um breed, são ideais!) isso acontece porque quando as pessoas estão fazendo ovos para conseguir Pokémon perfeitos, elas acabam enchendo varias boxes com vários outros que não tem os IVs que ela quer, mas que tem IVs altos de qualquer forma, e acabam jogando todos eles no “Wonder Trade”… Eu recomendo MUITO esse método!

OBS: hack nunca é uma opção… NUNCA!!!!

 jyg

Bom pessoal, espero ter ajudado, qualquer dúvida é só comentar que estarei a disposição!