Fisícos criam um raio trator d’agua

3-physicistscr

Físicos da Universidade Nacional Australiana (ANU) criaram um raio trator d’água, proporcionando uma nova técnica radical que poderia limitar os derrames de petróleo, manipular objetos flutuantes, e coisas antes inimagináveis (Já pensou parar um Maremoto com isso?)

O grupo, liderado pelo Professor Michael Shats descobriram que podem controlar a padrões de fluxo da água  com geradores de ondas simples, o que lhes permite mover objetos flutuantes à vontade.

“Nós descobrimos uma forma de criar ondas que podem forçar um objeto flutuante para se mover contra a direção da onda, “disse o Dr. Horst Punzmann, da Escola de Investigação de Física e Engenharia, que liderou o projeto.
“Ninguém poderia ter imaginado esse resultado”, disse ele.

A nova técnica dá aos cientistas uma forma de controlar as coisas à deriva na água de uma forma que eles nunca tiveram antes, assemelhando-se raios tratores sci-fi que atraem objetos. (Ainda não é o raio trator que esperávamos… Mas..)

Usando uma bola de ping-pong em um tanque de ondas, o grupo elaborou o tamanho e a freqüência das ondas necessárias para passar a bola em qualquer direção que eles querem.

Ferramentas de monitoramento de partículas avançadas, desenvolvidas por membros da equipe do Dr. Nicolas François e Dr. Hua Xia, revelou que as ondas geram correntes na superfície da água.

“Descobrimos que, acima de uma certa altura, essas ondas tridimensionais complexos gerar padrões de fluxo na superfície da água”, disse o professor Shats. “O raio trator é apenas um dos padrões, elas podem ser afluxos, fora flui ou vórtices. ”

A equipe também experimentou diferentes êmbolos em forma para gerar diferentes padrões de fluxo de roda.
Até o momento nenhuma teoria matemática pode explicar estes experimentos, disse o Dr. Punzmann.

Não sei, até que parece que isso  não seria tão difícil de fazer…

Via Phys