Isso de acordo com Edward Snowden, o ex-funcionário da CIA que revelou, o gigantesco esquema de espionagem dos EUA, o PRISM. De acordo com ele, tanto o Brasil, como a Rússia, a China e o Irã se enquadram nesta posição.
O governo brasileiro já se posicionou, e cobra explicações dos EUA.
Documentos vazados por Snowden mostram que a coleta de dados é “constante e em grande escala”. No continente, somos o segundo país mais monitorado – ficamos apenas atrás dos EUA. Isso seria feito através de empresas americanas, e também através da interceptação de satélites – o PRISM seria apenas a ponta do iceberg.
Mas o que podemos ter em mente é que não somente os EUA espionam alguém, mas como a Rússia, China, França… E se bobear o Brasil tenham redes de espionagem… Agora podemos provar isso, agora é outra história…
O interlocutor da história, Snowden… já pediu asilo politico no Equador, mas que foi negado após intervenção dos EUA. Entretanto Venezuela, Bolívia e Nicarágua já ofereceram asilo político a Edward.
Por hora Edward não tem destino predefinido… E você acha que realmente estamos sendo monitorados? Não somente pela NSA, mas por outras agências?