“O que podemos dizer hoje, com confiança, é que Beagle 2 não está mais perdida“, diz o dr. David Parker, CEO da Agência Espacial do Reino Unido. Parker diz que três imagens capturadas pela Hi-RISE, veículo espacial da NASA, providenciaram evidências suficientes que a sonda estava “descansando sobre a superfície” e que elas eram “consistentes com Beagle 2 ter pousado com sucesso em Marte, mas somente funcionando parcialmente”
Beagle 2 foi designado com inúmeras “pétalas” que desenrolariam a ponto de revelar uma série de painéis solares e instrumentos. Esses painéis alimentam o equipamento onboard, mas também abrigam equipamentos de rádio para poderem se comunicar com os cientistas na Terra. Acreditam que devido a um mal funcionamento ou um pouso mais pesado do que o esperado, o sistema não foi ativado completamente, o que fez com que suas respostas se resumissem a telas escuras.
Então enquanto Beagle 2 não cumpre sua missão em Marte, cientistas serão aplaudidos pelo fato de sua expedição ter parcialmente sido um sucesso. É uma pena que o professor Colin “Muttonchops” Pillinger, o investigador principal por trás do projeto ter falecido ano passado, e não poder ver a sonda.
Fonte: EnGadget