Knowing the Band – Queens of the Stone Age

16_qotsa

Cá estou com mais um Knowing the Band! Dessa vez é especial pra mim, pois é sobre minha banda favorita, o Queens of the Stone Age, ou QOTSA. Uma das únicas bandas existentes de Stoner Rock da atualidade. Stoner Rock é parecido com Hard Rock e é caracterizado por possuir riffs de guitarra graves e lentos e vocais “melódicos”. Uma das bandas mais conhecidas de Stoner Rock é Kyuss, que não existe mais, e três dos membros do QOTSA eram de lá, Josh Homme, Alfredo Hernandez e Nick Oliveri.

Deixarei aqui pra vocês uma música deles para ouvir enquanto leem.

Introdução

logo

Queens of the Stone Age foi formada em 1996 em Palm Desert, na Califórnia. Um ano após o término do Kyuss, Josh Homme, o cantor e guitarrista do QOTSA forma a nova banda, junto com dois companheiros do Kyuss, Nick Oliveri sendo baixista e Alfredo Hernandez sendo baterista. Atualmente, o único integrante original da banda é Josh Homme.

 

Primeiro CD – Queens of the Stone Age

 queensofthestoneagequee

Lançado em 1998 pela gravadora Loose Groove Records, álbum homônimo da banda e que lembra um pouco o som do Kyuss no fim da banda. É um rock mais pensado em frases simples com alguns efeitos totalizando num trabalho bem feito. Também dá a impressão de ser “caseiro”, com poucos recursos modernos utilizados nas gravações. É um bom disco pra ouvir numa viagem terrestre longa. Aqui vai uma música deste CD:

Eu não havia ouvido este CD quando comecei a gostar da banda. Só fui ouvir no fim do ano passado. E vale muito a pena. É obrigatório para quem está começando a gostar da banda tanto pelo fator histórico tanto pelas músicas ótimas.

 

Rated R

 2

Lançado em 2000 pela Interscope Records, conta com a participação de Mark Lanegan, que se tornou vocalista da banda até certo tempo. Um dos CDs que algumas músicas ganharam clipes, como Monsters in the Parasol e Feel Good Hit of The Summer. Essa última música, inclusive, foi motivo de uma expulsão da banda em um show em uma clínica de reabilitação, pois a única letra da música é: “Nicotine, Valium, Vicodin, Marijuana, Ecstasy and Alcohol. Cocaine!”. Quando li isso não acreditei, mas é verdade…

Há certa confusão quanto ao nome do álbum, já que no CD se lê “Queens of the Stone Age Feel Good Hit of the Summer”, a versão em cassete está rotulada como “RESTRICTED”. Mas o correto é R, ou Rated R. A versão em vinil é chamada de Rated X e contém a capa vermelha:

X

Uma das músicas desse álbum:

Esse álbum aparece com frequência nos show da banda atualmente, ao contrário do primeiro, que raramente aparece.

Rock In Rio

Não é um CD deles, mas é importante dizer que a banda fez um show no Rock In Rio 2001, sendo vaiados pelo público -_-. Eles tocaram bem, mas o público “fanboy”de Sepultura e a versão de 20 minutos de “You Can’t Quit Me Baby” não facilitaram para a banda se dar bem com a galera. Ah, também teve Nick Oliveri tocando sem roupa e quase sendo preso no fim do show.

 

Songs for the Deaf

 3

O CD mais conhecido da banda foi lançado em 2002 e contém Dave Ghrol como baterista convidado. Dave, após uma longa turnê de suporte para este álbum, acaba deixando a banda, dando lugar a Joey Castillo. No ano de 2002, Troy Van Leeuwen entra pra banda como segundo guitarrista.

Um CD certamente mais pesado que os outros dois. Recebeu etiqueta de controle dos pais pelas letras.

As músicas mais famosas da banda apareceram neste CD. “No One Knows” e “Go With the Flow”. Essa última está no jogo Rock Band e no Rocksmith (o de 2012, mais antigo) e é bem simples de se tocar. Já No One Knows aparece no Rock Band 3.

Esse CD contém alguns “Easter Eggs”. Uma música chamada “Real Song for the Deaf” em que são frequências bem fortes e dizem que os surdos conseguem sentir pelas frequências. Mas eu nunca vi algum teste disso… Outro desses é na música “A Song for the Deaf” (Não confundir com Song for the Dead). Contém uma versão incompleta de “Feel Good Hit Of The Summer”, em que todas as letras são substituídas por risadas ritmadas. E por último, temos a Mosquito Song que é oficial do CD mas é escondida (apenas não aparece na numeração do Player de CD).

Deixo aqui a música Song for the Dead:

 

Lullabyes to Paralize

4

Chegamos ao quarto álbum da banda, lançado em 2005.

Uma versão limitada do álbum continha um DVD, contendo o making of do álbum e mais o videoclipe da música “Someone’s In The Wolf”. Este álbum não contém a participação de Nick Oliveri, que foi mandado embora da banda pelo líder da banda, Josh Homme. Josh diz que mandou Nick embora por ele ser muito irresponsável. Então nesse CD entram Natasha Shneider, multi-instrumentista, e Alain Johaness, baixista.

É um CD mais obscuro. A Desciclopédia até brincam, dizendo que Josh estava numa fase emo. Nesse CD, algumas músicas ficaram bem conhecidas por aí, como “Little Sister”, “In My Head” e “Burn the Witch”. Little Sister e In My Head estão no Rock Band 3 para compra.

No ano de 2005 foi lançado o DVD “The Years and Through the Woods”, com músicas de todos os CDs lançados até a data do show.

Coloco aqui a música mais conhecida desse CD:

 

Era Vulgaris

5

O disco foi lançado em 8 de Junho de 2007. Um álbum com som mais pesado nas guitarras e baixos, e é bem agitado. Duas músicas desse CD aparecem em games. 3’s and 7’s (minha favorita o/) aparece em Guitar Hero 3 e Rock Band 3. Sick, Sick, Sick aparece em Rock Band 3.

Esse CD fez a estreia do mascote da banda, chamado Bulby:

Bulby

Uma frase sobre ele dita por Troy:

“Nós estamos fazendo estes comerciais de zoeira para o novo disco. Josh estava falando sobre este tipo de ponto ingênuo no tempo em que a TV e comerciais jogavam personagens de desenho animado vendendo cigarros e coisas assim. Como Fred Flintstone comprando Camels. Então nós decidimos inventar um personagem chamado Bulby para vender nosso disco.”

Nesse CD, estreiam os novos membros da banda Michael Shuman no baixo e Dean Fertita como Multi Instrumentista.

O termo Era Vulgaris se refere ao calendário gregoriano, latim para “Era Comum”, que é o equivalente as siglas a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo), não levando em conta qualquer relação com religião e Cristo. De acordo com a NME, poderia significar “A era sem Deus”. Mas, em entrevista à Pitchfork, Homme afirmou escolher o título porque “soa como ‘A Era Vulgar’, o que eu gosto, porque soa como algo de que eu gostaria de fazer parte… Digo, eu acho que estamos nela, e eu estou atiçado.”

Aqui coloco a música I’m Designer, um pouco desconhecida, mas muito legal:

…Like Clockwork

6

Então no ano passado, o QOTSA lança o novo CD. E pra ter uma ideia, Elton John definiu o álbum como um dos melhores álbuns de rock alternativo de todos os tempos. Ele mesmo participou da gravação do álbum.

Nesse CD, Joe Castillo sai da banda e dá lugar a Jon Theodore. Ele foi apresentado no Lollapalooza desse ano, tocando até no Brasil!

Um dos melhores CDs da banda, pois é muito misto. Tem Hard Rock na faixa “Keep Your Eyes Peeled”. Mas na próxima faixa, chamada “I Sat By the Ocean”, é um rock mais leve, com um pequeno solo com slide perfeito. E já na “My God is The Sun”, as guitarras ficam mais pesadas e rápidas. Essa música inclusive está no Rocksmith 2014 para download.

Aqui deixo a My God Is The Sun pra vocês:

(LINK)

Então é isso galera. Volto na semana que vem, mesmo dia, com outra banda. Agora vai ser uma banda surpresa!

Fontes: Wikipedia, QOTSA BR e site oficial.