Many Nights a Whisper — epicamente banal | Análise

Many Nights a Whisper — epicamente banal | Análise

E essa foi a única vez, em toda a carreira profissional de Fio Jasmim, em que ele perdeu a hora de trabalho. Ele sabia o tamanho de seu erro. Seu pai, seus tios, seus primos mais velhos, todos os homens de sua família eram homens de trabalho. Homens de ferro, de barro não, pois barro quebra…

EVARISTO, Conceição. Canção para ninar menino grande.

É muito difícil falar sobre histórias de coming of age sem ciclos geracionais ou ritos de passagem envolvidos, mesmo com essas questões “perdendo força” na nossa contemporaneidade. Digo entre aspas porque, mesmo que sua família não tenha umas 120 cabeças de boi, não te impeça mais de se casar com alguém ou até mesmo não matar um certo número de hilotas (o tornando inapto a ser um adulto perante os olhos da sociedade), muitas dessas marcas acabaram só se reinventando para o nosso cotidiano, seja nas formas de provações como se formar no ensino médio/faculdade, passar no vestibular, perder a virgindade, ou seja nos moldes que gerações anteriores deixam e então decidimos quais honrar ou romper.

No que já é um gênero lotado de histórias emocionalmente marcantes e que seguem sempre reinventando — Como o mangá de Misaki Takamatsu Skip and Loafer ou o filme da diretora Lillah Halla Levante (2023) — Many Nights a Whisper surge como um grande destaque por saltar essa narrativa do micro e intrínseco para o macro e épico sem perder seu tom puberdadiano

Many Nights a Whisper é o mais novo jogo da Deconstructeam (responsáveis por The Red Strings Club e The Cosmic Wheel Sisterhood). A obra segue na mesma linha de títulos anteriores com sua forte ênfase em narrativa mas se destacando por ser o primeiro título 3D do estúdio.

A estória acompanha uma protagonista não nomeada que carrega apenas o título de “O Sonhador”. O Sonhador é uma figura escolhida de tempos em tempos ainda em sua adolescência. Uma vez escolhido, O Sonhador é levado para uma espécie de “monastério” onde segue em treino e reclusão com seu mentor por uma década até poder finalmente cumprir o ritual para qual foi escolhido. O ritual envolve acertar uma bola de fogo em um gigante e distante cálice ritualístico. Uma vez acertado, todos os desejos feitos pelas pessoas contemporâneas àquele Sonhador se realizarão. Entretanto, caso você falhe, nenhum dos desejos vai se realizar.

Many Nights a Whisper análise

Toda a premissa inicial abre portas para o que poderia ser uma magnânima jornada. Entretanto, Many Nights a Whisper subverte (como de praxe pelo estúdio) a tradicionalidade desses tipos de narrativa e nos permite apenas vivenciar a reta final do que aparentemente foi esse árduo processo. A euforia de ser escolhido, a gastura do suor escorrido, o orgulho perante o progresso adquirido… Nada disso é vivido junto ao jogador; à nós resta apenas o pavor de cumprir nosso épico propósito.

Uma vez que os grandes picos dessa jornada do herói já se foram ou ainda estão por vir (mas fora do nosso controle, já que nossa Sonhadora não pode saber a data em que vai performar seu rito) o que sobra é o constante contraste do cotidiano. Apesar do plano épico de fundo rolando, boa parte do loop de gameplay gira em torno da banalidade na prática diária e trocas vezes profundas, vezes mundanas com a figura mentora da protagonista. Quando a Sonhadora sente que já treinou o suficiente pelo dia ela se retira para se alimentar, praticar alguma atividade pela tarde, e então segue com seus deveres cerimoniais noturnos. 

As sessões noturnais de Many Nights a Whisper são o que batizam a obra. Durante a década na qual o Sonhador segue em reclusão e treinamento, os moradores da região deixam seus cabelos crescerem e, quando o Sonhador está pronto, eles se dirigem até o mosteiro, depositam suas enormes tranças através da parede e sussurram seus desejos ao Sonhador junto de uma prece. Do outro lado, cabe ao Sonhador receber os moradores da região, ouvir seus desejos e decidir com quais acatar ou não. Tudo isso em completo e devocional silêncio. 

Se a Sonhadora acatar com o desejo, a trança será cortada e incorporada ao estilingue, aumentando seu poder de fogo. Caso contrário, sua trança será cortada apenas pela indiferença da brisa ao redor.

Múltiplas pessoas visitam o monastério no decorrer da noite e seus desejos variam tanto quanto o balançar das velas ao redor dos muros. Preces solicitando forças para superar relações passadas, doenças terminais, aberturas de caminhos para um grande amor, abolição das normas de gênero da nossa sociedade e até da nossa lógica de trabalho capitalista como um todo.

Após acatar ou não com as preces deixadas pelos visitantes, A Sonhadora se deita e sonha com os efeitos dos desejos na realidade. Esses sonhos são sempre lindas narrações sob a luz da noite estelar ao redor do monastério.

É muito curioso notar que assim como o gameplay loop rotineiro marca um contraste claro com o plano de fundo épico da narrativa. Essas narrações poéticas que marcam o fim de cada noite também cortam contrastes com as passagens da manhã para o período vespertino do dia, que carregam uma naturalidade às vezes até esdrúxula.

Tudo em Many Nights a Whisper é marcado por contrastes: o local em que a estória se localiza fora da malha urbana, com águas e sol abundante e arquitetura claramente anteriores entra em contraposição com a terrivelmente contemporânea Sonhadora, sempre de piercings, brincos, mullet e calça (provavelmente) Adidas.

Essa incessante contraposição reforça como certos ritos de passagem apenas se reinventam. Qual a diferença do épico propósito ritualístico do Sonhador em comparação ao sucesso estudantil de um dos visitantes que vem fazer seu desejo? O que separa as expectativas depositadas através de gerações e gerações anteriores nestas duas pessoas? O que separa a vida que vem depois do possível estrondoso sucesso ou arrebatadora falha de ambos?

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Esses e muitos outros questionamentos que são levantados com o decorrer da narrativa reafirmam o caráter reflexivo de Many Nights a Whisper e o trabalho feito com maestria pela Deconstructeam. A brevidade da obra é justificada pelo jogo ser um projeto quase que experimental para demonstrar os novos horizontes estéticos que a equipe pretende alçar a partir de agora. Mas, assim como diversos contos despretensiosos de autores renomados, ecoam através do tempo em pé de igualdade com suas obras mais extensas (vide A Cartomante). O mesmo não se mostra diferente por aqui, como o que nos marca em nossas vidas não são apenas as épicas conclusões, mas também as banais silhuetas de um segundo em noites chuvosas de verão.

Uma cópia gratuita de Many Nights a Whisper para PC foi concedida pela Devolver Digital para análise no Recanto do Dragão.