Project Colonies: MARS 2120 – QUByte anuncia seu “Metroidvania Brasileiro” na BGS 2022

Project Colonies: MARS 2120

Durante a BGS 2022, a publisher nacional QUByte Interactive fez uma demonstração a portas fechadas sobre sua primeira produção no estúdio de desenvolvimento de jogos “QUByte Game Studio”, anunciando a estreia do early access de Project Colonies: MARS 2120 para o dia 27 de outubro na Steam.

O “nosso próprio Metroidvania Brasileiro” (eu apoio registrar essa frase como propriedade intelectual…) está previsto para ser lançado oficialmente no 1º semestre de 2023 e segue a história de Anna “Charlotte” Right, líder do esquadrão de resgate enviada para investigar um incidente que acarretou na destruição da Primeira Colônia de Marte.

  • Project Colonies: MARS 2120
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Ao longo de cerca de uma hora, a apresentação feita por Bruno Carvalho (Game Designer) e Marcel Bernardi (Lead Artist) nos introduziu a uma experiência 2.5D com variações dinâmicas nas perspectivas do jogador, sem contar na ambientação e no design de personagens chamativos e bem memoráveis.

A produção nacional ainda contará com uma tradução completa em português do Brasil (incluindo legendas e dublagem), controles reconfiguráveis e outras opções de acessibilidade como modo daltonismo, minimapa customizável e outras adaptabilidades para pessoas com deficiência.

Primeiras Impressões: Espetacular!

De acordo com os desenvolvedores, a produção contará com a mistura de diversos elementos derivados de jogos dos gêneros Metroidvania e Hack’n’Slash, reconstruídos e ressignificados dentro do próprio universo de Project Colonies: MARS 2120. Mas não se engane: originalidade aqui não falta.

Jogadores são apresentados com uma armadura que pode ser adaptada de acordo com seu estilo de exploração e preferências de combate: temos um rifle elétrico, uma escopeta de gelo e um lança chamas, cada um atrelado a uma das três armaduras elementais que ainda possuem suas próprias habilidades ou movesets para auxiliar na navegação.

Esse conceito é explorado ao máximo não só com ataques carregados e buffs de armadura como também apresentando diversos perigos ambientais em uma grande diversidade de layouts de salas, cada uma comportando seus próprios inimigos, chefões e obstáculos relacionados à temática da arena (à la Megaman, sabe?), o que foi aproveitado para dar outra forte investida no storytelling ambiental (o que também nos impressionou bastante).

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Para complementar com uma surpresinha, ainda pudemos desfrutar um pouco das trilhas sonoras diegéticas e não-diegéticas – efeitos de sons de maquinaria pesada numa unidade metalúrgica, ambientação natural na estufa, por aí vai – e descobrimos que o sistema de fast-travel também tem uma explicação: utilizamos o sistema de navegação interna da colônia com estações de metrô que vamos reativando. Eles pensaram em tudo mesmo, hein?…

Por fim, Bruno e Marcel nos asseguraram que o jogo não deixará elementos de rejogabilidade para trás, afirmando que a obra ainda contará com diversos modos de jogo desbloqueáveis e novos presets de dificuldade inspirados em gêneros como os Soulslike, Rogue-Likes e outros.

O jogo já possui uma página na Steam e está previsto para lançamento dentro do primeiro semestre de 2023.