Não dá pra acreditar que Smash Remix existe. É um trabalho que impressiona a cada nova atualização fazendo sonhos que você nem sabia que tinha se tornarem realidade. E nesse último update, mudanças pequenas fizeram Remix sair de um ótimo Smash para um dos melhores. Eu simplesmente estou jogando TODO DIA, é minha diversão diária. Essa é Smash Remix, versão 1.4!
As novas adições contam com três novos personagens, sete fases, mudanças na gameplay, músicas, um novo item e ajustes na inteligência artifical dos CPUs. Gostaria de atentar mais para as três primeiras coisas que mencionei!
+Também temos um texto sobre o Smash Remix em geral que você pode ler clicando aqui!
O novo personagem principal dessa versão é Goemon! Eu nunca joguei Goemon! Mas eu tenho uma amiga que ama então me traz certo apreço pelo personagem. Eu não sei se ele é inspirado em alguma lenda japonesa antiga, mas ele parece muito Son Goku. Um bastão que estica, transformação de cabelo dourado, nuvem voadora… mas não entendo nada sobre então vou deixar nisso! O bastão cria um moveset até bem padrão, Goemon parece um personagem como Mario mas com disjoints (hitboxes que não sofrem dano, como espadas e… bastões). Seu Neutral Special é um dos projéteis mais fortes do jogo. Além de poder ser carregado, Goemon pode andar enquanto fortalece seu próximo tiro. A trajetória é fixa, mas tem uma velocidade considerável, bom dano e knockback para um tiro tão fácil de executar. Down B estica o bastão com uma corrente, que ele usa como um Grappling Hook. Se acertar um oponente, Goemon avança até ele, se atacar a parede, você pode usar para se salvar em situações difíceis! E por último, Up Special faz Goemon chamar uma nuvem. Você tem total controle sobre a direção que ela vai seguir, mesmo se quiser ir pra baixo. Também tem um ataque fraco que pode ser executado em cima dela caso precisar se defender.
Mas Remix nunca para em um personagem só. Também recebemos mais dois, de Star Fox! Peppy Hare vem com um moveset inspirado no… Fox! Ele tem quase todos os ataques novos do protagonista da franquia, como o Fair de mil chutes, ou o Roundhouse Kick no FSmash! As únicas diferenças são seus Specials únicos e um Up Air similar ao do Falcon (com “N” no final). O seu Neutral Special é carregável, e é nada mais nada menos que uma metralhadora de lasers. Down B joga uma bomba que pode ser acionada manualmente para atordoar inimigos. Up B é só… bem parecido com Fox e Falco!
Slippy tem seus golpes inspirados no Wario de Remix, copiando seu Down Air, Fair, Nair, Up Tilt, FSmash, Down Smash… mas com o Dash Attack do Luigi, Up e Back Air do Fox e uma cabeçada no Up Smash. Seu set de Specials conta com um sniper rifle, Shine do Fox e um Up B que pode mudar de direção no meio da subida, e também viaja uma longa distância!
Aliado desses três personagens temos algumas novas fases, estágios que eu realmente adorei conhecer. Edo Town é uma fase simples, a casa do Goemon. Duas plataformas nos cantos da fase, e uma parede entre elas, mas que não chega até o chão. Ela é meio assim: _ | _, sabe? Não é incrível, mas eu gosto. Não é competitiva pela inclusão da parede, mas é legal.
Twilight City é de Wave Race 64, e justamente para representar o jogo Remix agora tem física de água! A fase é simétrica e contém duas grandes plataformas sólidas, duas plataformas semi-sólidas no centro (uma em cima e outra dentro d’água), e nos cantos tem duas rampas. A água, além de ficar mexendo a fase, pode facilitar seu recovery, deixando sua queda mais lenta. Assim, você normalmente vai morrer pelas blast zones dos lados ou de cima, mas não na de baixo! É uma fase muito divertida por isso, eu gosto da física da água e as ondas são muito bonitas.
A terceira fase é Melrode, de Quest 64. Consiste de apenas uma fase competitiva, com quatro plataformas. Duas nos cantos da fase, e duas no meio um pouco mais acima. É uma fase legal e eu fico feliz de estar aqui simplesmente por ser de Quest 64. Espero que Brian seja jogável no futuro!
First Destination Remix muda a mesinha do encerramento para uma outra coisa da abertura! Um cenáriozinho de brinquedo bem bonito. Tem uma torre na esquerda, com uma escada inclinada ao seu lado. E no lado direito, uma pequena ilha flutuando (é uma plataforma totalmente sólida). É um cenário pequeno, bonito e bem legal! Não é tão divertido jogar nele mas eu adorei a ideia.
Crateria recebeu um novo layout, agora bem mais divertido. Antes era apenas uma Dream Land, mas agora realmente parece Crateria de Super Metroid! As plataformas sólidas tem inclinações, já que seria um lugar “natural”. Tem uma plataforma semi-sólida na esquerda da fase, e outra na esquerda pelo lado de fora, bem pequena, que fica subindo e descendo. Na direita tem uma espécie de viga de construção, algo que tem mesmo em Super Metroid. É uma fase muito interessante e eu amo essas fases nada competitivas de Remix. São muito criativas!
Deku Tree também ganhou uma repaginada legal, não sendo mais outra cópia da Dream Land. A fase tem um tronco de árvore caído que você pode passar por dentro na esquerda, e uma pequena poça de água na frente dele. Em cima, uma plataforma semi-sólida de madeira e à direita uma parede. Essa parede é na verdade as montanhas que cercam a floresta Kokiri em Ocarina of Time! Você pode subir em cima dela também. É uma fase que eu gostei muito, especialmente pelo visual. É bastante detalhado e isso me deixou bem animada. Eu confio muito no time de Remix pra fazer fase, sabe?
A última fase é Gym Leader Castle, que tem o mesmo layout de Kalos Pokémon League, e a substitui. Sua simetria conta com duas plataformas nos cantos, que ficam meio dentro da fase e meio fora. Simples, mas prático! Isso também me abriu a oportunidade de falar que todas as fases de Pokémon agora tem o narrador de Pokémon Stadium! Você pode desligá-lo nas opções, ou ligar para todas as fases do jogo!
Apesar de todas essas adições, o que mais me impressionou foi o novo menu de opções. Gameplay Settings traz uma variedade de novas opções que mudam o jogo completamente. Você pode alterar ambos hitlag e hitstun agora para a configuração de Super Smash Bros. Melee! Isso deixa o jogo bem mais divertido pra mim porque dá mais possibilidade para personagens mais fracos vencerem um Pikachu, ou por deixar o estado de desvantagem menos pior. Você pode argumentar que isso de fato tira o charme do 64, e estaria certo, mas é algo que você não precisa ligar e que pra mim, deixa bem divertido. Também podemos ligar Footstool Jumping, que o deixa pisar no oponente para dar mais um pulo. Isso também pode facilmente matar off-stage, bem mais que em Ultimate. A mudança mais chocante no entanto é o Air Dodge. Tem três opções de Air Dodge: Melee (Wavedash incluso), Ultimate e… Air Dash. Air Dash é exatamente o que parece. Você pode dar um dash aéreo para qualquer direção, e se atacar no meio o momentum continua, fazendo qualquer personagem alcançar distâncias tremendas. E se não fosse suficiente quebrar tudo com um Air Dash, você ainda pode fazer Wavedashes com ele! Só tem um Air Dash por pulo, mas isso muda o jogo completamente. Também tem Jab Locking agora, Perfect Shield, Spot Dodge, Fast Fall Aerials, Ledge Trumping, Tech em paredes… é um jogo novo, de verdade. Você é livre para continuar jogando Smash 64 como ele é, mas customizando essas opções qualquer um pode criar um jogo completamente diferente. Claro, isso não significa nada para o competitivo, já que o jogo não foi pensado para essas coisas. Ainda assim, minha diversão quadruplicou por conta dessas opções!
O hitstun de Melee, aliado da movimentação avançada proporcionada por essa nova versão, me fez jogar muito mais Remix do que eu esperava, e até testei coisas que nunca tinha dado atenção. É bem divertido jogar com Cruel Z-Cancel ativado (uma opção que pune o jogador quando erra um Z-Cancel, pra te ajudar a aprender ele), e eu também comecei a jogar bastante Classic Mode, pelo modo Multiplayer absurdo dele (vai ter um texto só sobre isso, aguardem). Remix veio pra ficar e cada vez mais mostra o potencial absurdo de Smash 64, e do console em geral. Além de ser uma celebração do Nintendo 64 com seus personagens, fases e músicas! Não tem momento melhor para conhecer Remix, e é muito bom saber que o desenvolvimento vai continuar. Vou linkar o trailer da última versão, que também traz o download do mod na descrição. Independentemente da minha opinião sobre o assunto, não vamos dar um link para a ROM de Smash 64, você vai ter que dar um jeito de conseguir uma cópia do jogo. Boa noite!