Amor é uma das coisas mais lindas sobre o mundo e os seres vivos. Não existe uma maneira de descrever o sentimento em poucas palavras, mas essa é possivelmente a melhor e mais forte coisa que há na terra. Steven Universe é uma série sobre amor, família, trauma, dor e crescimento. Para muitas crianças e adolescentes na época, ensinou o que era amar e ser amado, e como o mundo pode ser belo e inacreditável. Como pessoas podem ser doces e maravilhosas, e como a vida vale a pena ser cuidada.
Esse texto faz parte da nossa comemoração do Mês das Mulheres! Você pode ver os outros clicando aqui!
A primeira temporada do desenho é possivelmente a minha favorita pela sua simplicidade e sentimento, enquanto é profunda e misteriosa. Nesses episódios, que por sinal são os maiores em número da série, somos apresentados pouco a pouco a cada pequeno ou grande conceito do universo. Qualquer episódio filler ainda tem algo a adicionar na história ou no telespectador e ao mesmo tempo, cria muito mais perguntas do que dá respostas.
O enigmático passado das Crystal Gems nos dá um interesse e um certo medo. Os personagens viveram muitas e muitas coisas até aqui, e muitas delas nunca foram resolvidas. Enquanto somos apresentados a uma família nada normal mas que ainda se ama, podemos ver com precisão como suas relações estão quebradas e sempre no limite. Mas esses três parágrafos possuem uma ordem extremamente confusa de progressão no meu pensamento, então talvez precisemos começar mais devagar.
Steven Universe é uma história sobre um menino metade humano e metade “Gem”. Gems são seres vivos alienígenas, que embora tenham corpos humanoides, são simples pedras em suas reais formas, as quais dão seu nome. Nós não sabemos nada sobre eles, e quanto mais aprendemos, cada vez ficamos mais confusos. Steven possui uma pedra especial, uma pedra rosa dada pela sua mãe, que sacrificou seu corpo para que ele pudesse viver. Rose Quartz era uma mulher que enxergava beleza singular em tudo que via, e gerar uma nova vida para ela era o seu objetivo no mundo. Steven é criado como um milagre, algo que nunca deveria existir, e é a própria representação de amor no mundo.
Os episódios costumam abordar Steven aprendendo sobre a vida de maneiras duras e por vezes infantis, ao lado de pessoas que embora ele não entenda completamente, o amam, e ele as ama de volta. Embora de episódio para episódio os personagens entrem em conflitos feios, sempre fica claro que eles se amam. Eles são uma família passando por dificuldades que nenhuma outra na terra deveria passar, e que eles mesmos não estavam preparados para enfrentar. O que leva todos a seguir em frente e os mantém em pé é o próprio Steven. Embora nenhuma das Gems ou seu próprio pai estivessem prontos para cuidar de uma criança tão especial quanto Steven, esse menino é um milagre que todos eles precisavam.
Suas histórias trouxeram muitos machucados profundos não resolvidos, rachaduras no seu coração que pioraram quando perderam Rose Quartz. Todos os personagens são impactados pela ausência de Rose durante sua vida, alguns mais que outros. Steven é o remédio e o abraço quentinho que todos precisavam. Embora a história das Gems seja complicada demais para o menino, sentimentos são algo que ele consegue entender com precisão. Steven transborda amor por tudo assim como sua mãe, mas da sua própria maneira.
Naturalmente, Steven não conhece apenas a sua família na sua aventura durante esses 49 episódios. Ele mora em Beach City, uma cidadezinha pequena e aconchegante regada pelo mar. A população de Beach City constitui-se de pessoas simples com suas próprias vidas de dores e pesares, mas ainda refletem o ideal de amor que Rebecca queria passar na sua história. Steven toca cada uma dessas pessoas com suas mãos ternas e sorriso brilhante de uma criança inocente passando por muito mais do que deveria por coisas que ele nunca fez de errado.
As pessoas de Beach City são profundas e interessantes. São pessoas fortes e únicas, e cada uma pode te ensinar algo novo e belo. Todas também tem seus próprios problemas para serem desenvolvidos, e o desenho faz questão de mostrar um pouco de cada um. Todo personagem é bem escrito ao extremo, fazendo seu melhor para serem pessoas reais e não apenas carinhas em um desenho.
Mas algo importante de Steven Universe é que nem tudo são sentimentos quentinhos e confortáveis. Cada episódio apresenta um problema por vezes pequeno e por vezes grande, mas existe um sentimento muito forte no ar: mistério. E também medo. De todas as séries que vi na minha vida, nenhuma conseguiu me trazer o sentimento de medo e incerteza, e tanto desespero de uma vez só. Quanto mais a história avança mais você vê sinais de uma calamidade por vir, e coisas que Steven não faz ideia porque todos escondem dele. Você começa a duvidar das Gems e começa a se perguntar o que elas estão fazendo na Terra. O passado sombrio da luta das Crystal Gems assombra cada pequena parte desse universo, e todos os conceitos simples que entendemos no enredo estão intrinsicamente ligados com essa história de perdas e sofrimento.
+Leia também: Encanto é Inesquecível (Análise)
Guerras, escravidão, traição; o passado de Steven Universe é conturbado e vestígios de toda essa dor estão encravados nas Gems, que por vezes tomam ações moralmente questionáveis para manter a paz. Como imprisionar Gems inocentes, manter segredos muito importantes do Steven ou reprimir os seus sentimentos e o de outras pessoas pelo bem do mundo, porque é o que “Rose Quartz queria”.
Quanto mais você chega perto do final da primeira temporada, mais os acontecimentos se tornam preocupantes. Como algo usando o meio de transporte que só as Crystal Gems tem acesso, seres estranhos aparecendo misteriosamente em volta do mundo, mensagens esquisitas vindas do espaço até chegar na apresentação de uma Gem chamada “Peridot”, da terra natal das Gems. E desde que Peridot aparece, o sentimento de medo fica muito mais forte. “Elas estão vindo”. “Homeworld” vai chegar na terra.
Os últimos episódios (da primeira temporada) são os mais ofegantes e desesperadores, porque as Gems têm certeza que não são fortes o suficiente. A tecnologia e poder de Homeworld vai destruí-las com certeza, e o exército das Crystal Gems agora consiste de três Gems e uma criança. Elas nem ao menos tem ao menos sua líder ao seu lado. Quando Homeworld, em uma nave em forma de mão, finalmente chega à Terra, somos apresentados a Jasper e Peridot de verdade. Garnet é vencida sem esforço em uma cena assustadora, e todos são capturados e mantidos cativos dentro da nave, que agora está retornando para Homeworld.
O último episódio, Jailbreak, é um dos mais famosos da série toda. É o começo definitivo de tudo os episódios desenvolveram até aqui. Uma trama profunda sobre trauma e amor, que também pode levar até a morte de cada um desses personagens por culpa do passado e de tudo que querem proteger. Somos finalmente apresentados a Rubi e Safira, que são as duas metades que constituem Garnet. E então, finalmente escutamos Stronger Than You, uma das canções mais icônicas de Steven Universe e com razão. Uma luta definitiva entre Jasper e Garnet, uma fusão de duas partes do mesmo coração, Garnet representa amor, ela é uma conversa bonita entre duas pessoas que se amam acima de tudo no mundo. Isso é o que Steven Universe representa.
A primeira temporada termina com um sentimento de emoção inexplicável. As pessoas vão continuar vivendo, e as Crystal Gems se deparam com um futuro completamente incerto pelo qual elas talvez não tenham forças para lutar. Talvez nenhum dos personagens seja forte o suficiente para enfrentar tudo que ainda vai vir, sejam eles Gems ou não. Todo mundo que nos é apresentado na história tem muita importância no destino do mundo, quer você queira ou não. E esse incrível destino pode parecer inconstante e desequilibrado, mas nós confiamos nas Crystal Gems porque as conhecemos melhor a cada dia. Amor é o melhor e maior sentimento existente no mundo, e é isso que Steven Universe quer passar, e é o amor que vai desenvolver tudo que segue daqui. E eu vou estar lá, pra falar um pouco mais sobre essa série tão especial na vida de muitas pessoas, que por algum motivo passou a ser odiada por gente que talvez nunca assistiu. Boa noite, beijos da Rosie.