Após um longo recesso de fim de ano e uma ressaca videogamistica incurável, parecia que esse ano seria o mais “tranquilo” para mim em relação ao consumo e interação com os videogames. Mas sabe, mesmo exaurido, eu sentia a falta de algo, de uma emoção ou adrenalina. Até que resolvi mexer em um save antigo de Radiant Silvergun e simplesmente não parei até zerar (e foi um tempo tá? Umas boas 20 horas nessa brincadeira) e isso meio que me botou de volta em jogo.
No entanto, eu precisava de mais, e quanto mais eu pesquisava sobre shmups e toda a estrutura das convenções de game design envolvida no gênero, se tornava evidente a necessidade de outro título que suprisse mais algumas horas da minha vida enquanto eu desviava de projéteis. E me deparei com Under Defeat, e de cara, parecia tudo o que eu precisava naquele momento.
![](https://i0.wp.com/recantododragao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250213201410_1-700x394.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
+LEIA TAMBÉM: Raiden IV x MIKADO remix — o molde de sua era | Análise
Desenvolvido pela G.Rev (também responsáveis pelo aclamado Borderdown) e lançado originalmente em 2005 para os arcades japoneses, Under Defeat é um shmup vertical de helicópteros que recebeu inumeradas adaptações ao decorrer desses 20 anos, retornando mais uma vez para os consoles atuais e em um pacote ainda mais robusto.
Situado em uma guerra sem precedentes, Under Defeat se destaca por sua ambientação que dá espaço para o sci-fi e um característico realismo militar. A gameplay sólida e bem estruturada do jogo recebe mais uma camada ao nos depararmos com a inclinação em 8 direções do helicóptero, que permite um uso mais amplo do limitado espaço, assim como aumenta a mobilidade em momentos de trilha lateral. É particularmente difícil de lidar com essa mecânica inicialmente, mas quando dominada faz toda a diferença, já que aqui a recompensa está mais atrelada a posição do jogador para alinhar melhor os tiros do que simplesmente desviar.
![](https://i0.wp.com/recantododragao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250216191504_1-700x394.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
O jogo também conta com uma noção simples, mas funcional: sem power-ups malucos. Sua arma permanece inalterada, mas o brilho vem para os drones de suporte que disparam rajadas hiper-destrutivas e, se você for malandro, dá para usar como escudo. E não obstante, ainda temos o auxílio das bombas, armamento clássico do gênero que limpa a tela e é seu respiro em meio à tormenta.
Mas mesmo que ainda possua essa estrutura sólida, Under Defeat não é um jogo tão simples, sendo bem punitivo com erros, exigindo ainda mais atenção do jogador. Os cenários estão cheios de inimigos para todos os lados, os chefes ficam cada vez mais protegidos, e tem um problema (que inclusive é bem recorrente no gênero) de não existir uma distinção clara sobre o que é destrutível ou não no cenário, o que exige uma memória muscular a mais do jogador e um pouco de sorte, se tornando não tão amigável para novos entusiastas de shmups.
![](https://i0.wp.com/recantododragao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250216191450_1-700x394.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
+LEIA TAMBÉM: Sophstar — a estrela brilha para poucos | Análise
No mais, essa nova versão de Under Defeat faz rápidas aprimorações a versões anteriores como a remasterização da incrível trilha de Shinji Hosoe (Tekken, Zero Escape), a adição do modo New Order (que deixa o jogo em 16:9), um trabalho extra nas texturas e a adição de conteúdos que anteriormente eram exclusivos do Japão, fazendo com que esse seja o relançamento mais completo do título.
Honestamente, Under Defeat não faz nada de muito revolucionário, ele até toma a liberdade de brincar com certas convenções, e as faz até que muito bem, mas não saem disso, e talvez a beleza esteja aí. Um bom jogo, um bom shmup, direto e reto, uma experiência rápida e sólida, sem muitos floreios em seu design, mesmo que a G.Rev seja um estúdio composto por ex-funcionários da Treasure.
Uma cópia gratuita de Under Defeat para PC (Steam) foi concedida pela City Connection para análise ao Recanto do Dragão.