Vasculhando a internet, leio vários argumentos para defender a posição do título, ou seja, que o Wii U só tem jogos para crianças e que não tem título hardcore, mas como definir isso? Quais os propósitos lógicos para seguir um pensamento?
1) Jogo hardcore ou casual:
Antes de analisar sobre um jogo ser casual ou não, precisamos analisar com uma perspectiva de game designer antes de entrar para o mercado. Para início de conversa, não existe o termo “jogo hardcore” de forma definida pelo Wikipédia ou em sites com credibilidade. O que nós podemos definir é a existência do jogador hardcore e do casual. Um jogo como Candy Crush pode ser hardcore para aquele jogador, no momento que torna-se desafiante e extremamente imersivo, mas também existem os jogos criados com o objetivo de ser altamente desafiantes e pensado nesse público, mas isso ainda não definirá que o jogo é “hardcore”, (aspas pela inexistência do termo como definição) pois precisa atingir um certo número e que aquilo seja desafiante e imersivo em uma escala global.
2- Definição de “jogo hardcore” na mente de algumas pessoas e para o mercado:
Um “jogo hardcore” pela definição da parcela ignorante significa que é um jogo concentrado em desafios, feitos para os adultos e/ou que contém sangue. Sendo assim, nós temos uma variedade de jogos desse tipo, até para o Wii U. Bayonetta 2 é um exemplo atual. Um jogo que tem dificuldade, exige técnica e mostra coisas consideradas de “adulto”. Outro jogo que pode ser citado é o “Donkey Kong Country: Tropical Freeze“, justamente pela sua dificuldade.
Resumo: não existe um “jogo hardcore”. Mesmo com um termo criado de forma abstrata pela parcela ignorante, o Wii U tem sua parcela de “jogos hardcore”.
3- Wii U e os jogos para crianças:
Antes de entrar diretamente no assunto, gostaria de fazer uma pequena analogia com a questão de idade e a série Super Mario Bros.
Alguém se lembra da promoção do Mc Lanche Feliz? Pois é, o sucesso foi inegável, mas esse não é o ponto. O ponto foi justamente quais as pessoas que iam comprar Mc Lanche Feliz por causa dos bonecos da série. Durante uma visualizada nas filas e nas imagens pela internet, foi possível ver que a grande massa era composta por jovens aparentemente entre 16 e 17 anos e adultos de 18 até 30 anos de idade. Possivelmente se uma promoção fosse feita nessa escala com Call of Duty, uma garotada de 17 anos para baixo iria ser a massa.
Teoricamente o jogo e os jogos da série Super Mario Bros. foram feitos para crianças, mas o nível de imersão e seus desafios dentro do jogo trouxeram uma forte aparência da série para o mercado, na qual atinge crianças até adultos como eu. Um jogo pode ser definido como adulto em sua classificação, o que deixa bem claro que tem o foco de ser para adulto, mas se não atinge aquele objetivo, o jogo não pode ser considerado na prática para adultos, apenas na teoria.
4- Jogos para adultos na teoria:
Na teoria, os jogos para adultos são aqueles que contém uma classificação própria para tal. Esses jogos terão em suas capas +16 e/ou +18. Mesmo assim, podemos encontrar sim, uma lista desse tipo para o Nintendo Wii U, portanto, isso mata a teoria de que o Wii só tem jogos para crianças.
Na lista de exclusividade nós temos: Zumbi U, Fatal Frame, Bayonetta 2 e outros que irão aparecer futuramente, obviamente excluindo os jogos multiplataforma.
E você, o que acha? Concorda que o Wii U tenha jogos “hardcores”? Comente!