O que foi o Bug do Milênio?

Bug do Milênio
Bug do Milênio

Pra quem nasceu no século XXI e ficou com medinho do fim do mundo no dia 12/12/2012 que era pura bobeira por causa de números repetidos no calendário e mais uma ou outra hipótese, fique sabendo que a algum tempo atrás o fim do mundo quase aconteceu de verdade, o pânico foi bem real e global e era baseado em fatos e dados, isso tudo por causa do Bug do Milênio. Até cientistas famosos diziam que estava todo mundo ferrado!

O Bug do Milênio foi um acontecimento que ocorreu no fim do século XX, e passou de um simples problema relacionado à informática para a preocupação de todo o mundo. Bug é uma expressão que significa falha, um erro de lógica na concepção de um determinado software. O problema central do Bug do Milênio era o fato de que os sistemas antigos desenvolvidos no século XX guardavam e interpretavam as datas com 2 dígitos no ano. Isso ocorria pela necessidade de se economizar, uma vez que em 1965 um megabyte de espaço de memória magnética (suficiente para gravar um texto de 300 páginas) custava US$ 761.

examebug

A partir daí, surgiu o medo de que após a virada do milênio, os sistemas reconhecessem o ano 2000 como 1900. Isso realmente seria um desastre. Os Bancos teriam suas aplicações dando juros negativos, os investidores iriam ter enormes prejuízos, milhares de empresas iriam à falência, etc., significando uma crise maior ainda do que a de 1929. Mesmo que após o fato, tudo se normalizasse, o Bug do Milênio causaria uma enorme desordem no sistema econômico mundial. Nos EUA muitas pessoas estocaram comida devido ao medo de um desequilíbrio econômico. Além do fim da economia, havia quem dissesse que todas as usinas nucleares explodiriam porque o sistema iria dar pane e essa explosão, além de ser obviamente radioativa, poderia explodir o mundo inteiro! Fizeram até filmes sobre isso!

Assim, programadores aposentados foram chamados para estudar novamente os antigos sistemas. Além disso, ocorreu um grande esforço massivo em renovar os recursos de informática, gerando um enorme crescimento das empresas do ramo de informática. Embora tenha provocado uma onda de pânico, algo semelhante às crenças de “fim do mundo”, o Bug do Milênio apresentou-se como algo inofensivo e ainda por cima gerou algum avanço na informática.

Quem diria que aquele numerosinho que fica no canto inferior direito do seu monitor podia ser tão perigoso?! Isso seria uma prova de Matrix ser real?????

 

Fonte: Bug do milênio