bzqbrqekyg5fqsgvkrum

Um painel solar completamente transparente seria algo realmente incrível. Tal tecnologia revolucionária significaria que poderíamos transformar nossas janelas em geradores de energia e também desenvolver Smartphone com telas que carregam o dispositivo. E estamos chegando perto disso.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos EUA, desenvolveu um concentrador luminescente solar totalmente transparente. Enquanto painéis solares tradicionais coletam energia do sol usando células escuras de silício e convertem em eletricidade com o uso do efeito fotovoltaico, os concentradores solares focam a luz solar em um motor a calor que produz eletricidade.
No caso desta nova tecnologia, o material parecido com plástico canaliza ondas de luz específicas de luz solar em direção às células solares fotovoltaicas presentes nas suas bordas. “Como o material não absorve nem emite luz no espectro visível, ele parece excepcionalmente transparente para olhos humanos”, disse Richard Lunt, que liderou à pesquisa.

Antigamente cientistas já haviam criado células parcialmente transparentes no passado, mas a existência de células totalmente transparentes abre novas possibilidades. “Isso pode ser usado em prédios altos com muitas janelas, ou dispositivos móveis que exigem alta qualidade estética, como um smartphone ou e-reader”, diz Lunt.

Isso é algo incrível se for bem implantado, se conseguirem amplificar a potência de tais células, uma nova era energética começaria.

Via Gizmodo