Na edição desta semana da Sexta-Feira do Terror, separamos uma lista com os melhores jogos de terror atualmente disponíveis no Xbox Game Pass! O gênero é um dos mais populares dentro do serviço de assinatura e conta com uma boa variedade de jogos, sendo que as opções podem variar de indies quase desconhecidos até jogos de franquias renomadas.
Alien Isolation
Lançado em 2014, o jogo guarda até hoje o status de um dos melhores jogos de terror da oitava geração de consoles. Com uma ambientação perfeita e uma trilha sonora capaz de deixar qualquer um tremendo, o sentimento de terror está presente em todo o jogo.
Mesmo sendo um survival horror com elementos de puzzle e tiro em primeira pessoa, Alien Isolation ganhou destaque na época de lançamento pela Inteligência Artificial excepcional do Xenomorfo, o Alien que te persegue por toda Nostromo e se adapta cada vez mais enquanto caça Ripley nos cômodos da claustrofóbica nave espacial.
Blair Witch
Nem sempre a versão de jogos inspirados em filmes dão muito certo, e Blair Witch pode até ser considerado um meio termo neste aspecto. Se passando no mesmo cenário do clássico filme found footage Bruxa de Blair, o jogo apresenta uma história bem feita e instigante, porém falha em certos momentos de gameplay.
O jogo foi produzido pelo Bloober Team, mesmo estúdio de Observer (que analisamos aqui), Layers of Fear e mais recentemente The Medium, inspirado em Silent Hill da Konami. Seus outros jogos, porém, também sofrem de problemas similares.
Carrion
Este é um dos exemplos de que gráficos realistas não representam nada. Carrion possui gráficos simples em pixel art, porém contam com uma gameplay viciante, grotesca e divertida. “Terror” não é o foco do jogo, mas a diversão é garantida nesse ótimo indie, onde você assume o papel de um monstro que só tem um objetivo: destruir tudo e consumir todos que vê pela frente.
DayZ
Originalmente uma modificação fruto do jogo militar Arma 2, DayZ retorna misturando zumbis e sobrevivência com uma perfeição que beira o realismo. Em um mapa repleto de zumbis e outros sobreviventes (controlados por jogadores), sua missão é sobreviver o máximo possível, criar alianças online, construir bases e se tornar o melhor sobrevivente do servidor.
Nem tudo é simples em um apocalipse zumbi, e DayZ consegue passar isso com extrema qualidade. Ao mesmo tempo que você se preocupa com os mortos-vivos, sua sede e fome estão constantemente diminuindo. Além de que seu personagem também pode ficar doente, louco, quebrar a perna e até mesmo cometer suicídio.
Saga Five Nights at Freddy’s
É impossível falar de Five Nights at Freddy’s sem trazer o sentimento nostálgico de volta. Quem não se lembra da explosão do jogo no Youtube em 2014? Ainda hoje, FNAF (especialmente o primeiro jogo) continua extremamente assustador e garante bons sustos que fazem qualquer marmanjo cair da cadeira.
Outlast 2
Um dos melhores jogos de terror no Xbox Game Pass, Outlast 2 é a sequência de um dos mais renomados games do gênero da última década. Com mecânicas parecidas mas em locais e com histórias completamente diferentes, o jogo te prende do início ao fim e consegue manter o terror do primeiro título.
Em Outlast 2 você assume o papel de um jornalista que percorre o Arizona em busca da explicação do assassinato de uma mulher grávida. Obviamente, a história do assassinato passa longe de ser algo normal, e cabe a você entender toda a história sobrenatural por trás do caso.
Resident Evil 7: Biohazard
Este dispensa comentários: sendo um dos melhores jogos de uma das franquias mais famosas dos games, fica claro que ele é um dos melhores jogos de terror no Xbox Game Pass, talvez até o melhor atualmente.
Assumindo o papel de Ethan Winters, um homem comum que saí à procura de sua namorada desaparecida há três anos e acaba em uma casa habitada por uma família que passa longe do conceito de “normal”. Caso você queira ler mais sobre o jogo, clique no link abaixo e leia nossa análise:
+RESIDENT EVIL 7 É UM RETORNO À FRANQUIA EXECUTADO PERFEITAMENTE – ANÁLISE
State of Decay 2
Faz um tempo que o gênero de zumbi deixou de ser associado ao terror, mas State of Decay 2 garante um lugar nesta lista pela diversão garantida nas suas gameplays. Podendo ser jogado sozinho ou com vários outros jogadores, em SoD você tem a missão de coordenar uma base de sobreviventes em meio a uma cidade infestada de zumbis ao mesmo tempo em que tem que se preocupar com a coleta de recursos e gerenciar a felicidade dos seus aliados.
Além de sobreviver contra diversas hordas de zumbis (que podem variar de zumbis lentos até zumbis gigantescos que esmagam carros com um soco), seu outro inimigo também é o ser humano que, dentro de um cenário apocalíptico, é capaz de matar sua mesma espécie para conseguir um saco de alimento.
Man of Medan
Um dos melhores do gênero disponível no Game Pass, Man of Medan é aquele tipo de jogo que é praticamente um “filme interativo” onde você é responsável por tomar as decisões e manter pessoas vivas até o final do jogo. Dentro dessa jogabilidade, Man of Medan te coloca no papel de um grupo de jovens que partiram para uma viagem de barco, mas acabaram se deparando com o que parece ser um navio fantasma.
Produzido pelo estúdio SuperMassive do exclusivo de PlayStation Until Dawn, Man of Medan pode até pecar um pouco no roteiro, mas apresenta momentos bem aterrorizantes. Vale muito a pena jogá-lo!
The Evil Within 1|2
A saga The Evil Within entrou no catálogo do Xbox Game Pass após a junção da Microsoft com a Zenimax, empresa mãe de estúdios como a Bethesda e a Tango Gameworks (dos dois jogos), e com certeza entrou na lista de um dos mais jogados no serviço de assinatura.
Mesmo com os problemas apresentados no primeiro jogo, ambos são extremamente aterrorizantes e misturam mecânicas de jogos como Resident Evil, Outlast e Alan Wake. É uma ótima pedida para quem sente saudades do gênero survival horror.
We Happy Few
Fechando a lista com um dos jogos mais bizarros e sinistros disponíveis no serviço: We Happy Few apresenta uma história inovadora, se passando em um futuro distópico aonde as pessoas vivem numa cidade isolada e são controladas por “pílulas da felicidade”.
Dentro disso, o jogo apresenta uma ambientação excelente, que dá ao gamer um sentimento de desconforto e ansiedade constante enquanto transita entre o mundo real e o “dopado”.
Este jogo não tem fantasmas ou sustos frequentes, seu terror não está presente em elementos sobrenaturais (o jogo possui uma espécie de zumbi, mas nada aterrorizante), seu forte é realmente a parte emocional. Se você ficou curioso e quer experimentar uma jogatina diferente e altamente reflexiva, We Happy Few é a pedida certa!
O que é o Xbox Game Pass?
O Xbox Game Pass é um serviço de assinatura da Microsoft que está disponível para os consoles da marca e computadores. Ao assinar, o usuário ganha acesso a um acervo de centenas de jogos, inclusive a jogos da Eletronic Arts, por meio do EA Play. Xbox Game Pass conta com um catálogo que é recorrentemente atualizado.