Super Mario 64 é um dos jogos mais importantes na minha vida, e também na de muitas pessoas. Talvez isso seja uma opinião meio “genérica” mas eu, de verdade, considero ele um dos melhores jogos já feitos. De uns tempos pra cá se tornou muito normal falar mal dele respeitosamente, enquanto você reconhece sua importância para jogos em geral, mas eu acho ele fantástico de verdade. Sempre foi, e sempre será um dos melhores jogos do mundo. Essa não é uma análise de Super Mario 64 onde eu tento explicar por que esse jogo é belíssimo até hoje, porque eu acredito que um texto como esse tomaria muito mais tempo. Esse textinho na verdade é uma pequena colaboração com o meu melhor amigo, que terminou esse jogo comigo pela quinquagésima vez para que criássemos esse texto, que já dá pra saber sobre o que é.
Embora incrível, Super Mario 64 não é livre de falhas, até porque foi o primeiro jogo 3D da Nintendo. Muitos problemas com a câmera, controles que, embora ótimos, não são completamente polidos e difíceis de aprender, falhas técnicas e algumas estrelas ruins assombram a aventura, e esse último é o nosso assunto hoje. Não quero pagar pau demais pra Mario 64 mas foi razoavelmente difícil colocar 15 estrelas no ranking, porque ele tinha acabado um pouco mais cedo em 11 ou 12, enquanto um outro ranking de melhores já tinha facilmente chegado a 15. Decidimos deixar os dois emparelhados, então nem todas as estrelas aqui são infernais.
Outra coisa a salientar é que Super Mario 64 pede que você pegue apenas 70 estrelas para terminá-lo. Estrelas essas que você pode escolher. Então você pode simplesmente ignorar todas as dessa lista. Ainda assim, mesmo que estas sejam as únicas que consideramos ruins, nem todas são perfeitas e muitas ainda possuem diversos problemas. O melhor jogo do Mario não é exatamente perfeito, e isso precisa ser reconhecido. Sem mais delongas, vamos falar sobre as 15 Piores Estrelas de Super Mario 64. O texto foi escrito por mim e pelo Benjamin, então é um texto nosso.
15 — The Manta Ray’s Reward
Essa é uma das que estão na lista por eliminação, alguém precisava estar aqui. Em geral, é uma estrela possivelmente inofensiva. Na primeira salinha de Dire, Dire Docks você encontra uma raia nadando e deixando arcos de ar para trás. A estrela consiste em passar por cinco desses arcos em sequência, o que não é muito difícil.
Existem algumas coisas que fazem dessa estrela não completamente inofensiva. A primeira delas é que a estrela aparece perto de um buraco que pode te puxar até ele e matar o Mario. A segunda é que a mobilidade do Mario na água não é compatível com as curvas que a raia faz, sem contar os momentos em que você passa pelo anel certinho e Mario 64 não conta seu ponto (o que acontece mais do que deveria). Como eu disse, essa aqui é puramente por eliminação, porque não é tão ruim mesmo. De todas as estrelas dessa fase, acho que essa aqui é uma das melhores.
14 — Shoot Into the Wild Blue
Para dizer a verdade, essa estrela não é completamente terrível, mas eu preciso ser justa. Shoot Into the Wild Blue não é uma estrela muito boa por uma série de razões. Ela pede que o jogador use um canhão de novo, como uma introdução a essa mecânica. O problema é que ela já foi perfeitamente introduzida na primeira Course, quando você precisa acertar a ilha voadora em Bob-Omb Battlefield. Aqui, é uma estrela muito mais confusa pela dificuldade de mirar e pelas colisões estranhas do jogo. Além disso, você pode muito facilmente morrer ao errar um tiro e ter que sair da fase, para então entrar de novo. Algo que não consome muito tempo, mas irrita um pouquinho.
Essa não é uma boa introdução para o canhão, nem um bom uso do mesmo. Afinal, Blast Away The Wall é uma estrela da mesma fase que utiliza o canhão de uma maneira muito mais inteligente e divertida. O que salva essa estrela é que ela é completamente esquecível, já que você pode ignorar o canhão. Usando um wallkick razoavelmente fácil do lado da plataforma da estrela você consegue chegar nela sem ser lançado pelos ares e pegá-la em menos de um minuto. Não é a maneira que a Nintendo pensou para pegar a estrela, mas Super Mario 64 recompensa sua criatividade o tempo todo.
13 — Fall Onto the Caged Island
Outra em Whomp’s Fortress, mas eu juro que essa fase é muito boa, tá? Enfim, essa estrela consiste no uso de uma gimmick feita especialmente para ela. Ao subir na árvore ao lado do Mario no início da fase, uma coruja vai aparecer e te oferecer uma carona. Você precisa guiar a coruja até uma ilha minúscula com uma estrela para pegá-la.
Qualquer outro método para pegar essa estrela é muito mais complicado então normalmente você acaba usando a coruja mesmo. O problema é que a câmera e movimentação em cima da coruja são muito ruins, mas o pior é que onde você cai quando larga ela não faz muito sentido. Mario acaba sendo lançado de uma maneira muito esquisita para alguma direção e completamente sai de onde você tinha mirado. Isso siginifica que ele não só cai para baixo, mas vai para o lado antes disso, dificultando demais seu pouso e provavelmente matando o Mario. Aliás, os controles da coruja são muito quencos. Essa estrela é só um pouquinho irritante, mas como também é pega em poucos minutos, não chega a ser tão ruim.
12 — Pyramid Puzzle
Essa é a primeira estrela que eu não gosto de verdade. Shifting Sand Land é o lar de muitas boas memórias e muitas ruins também, mas em geral, é uma fase que eu tenho muito afeto. No entanto, Pyramid Puzzle é meu fraco. Para começar, como algumas muitas estrelas ruins de Super Mario 64 essa é uma extensão de outra. Significa que você vai ter que fazer o exato mesmo caminho que você já fez para outra estrela, só que com alguns passos a mais. Isso seria suficiente para se ter uma birra com ela, mas não é por isso que ela tá aqui.
Primeiro, você precisa chegar até a pirâmide. A maneira que o jogo criou para que você faça isso é um longo caminho em volta do deserto até chegar na entrada. Na verdade eu gosto muito desse caminho, mas essa é a última estrela da fase, então você já deve saber que existe um método muito mais rápido de chegar lá. Em cima de uma pequena ruína de pedra, existem duas caixas. Uma tem um casco de tartaruga, e outra um Wing Cap. As duas opções podem levar você até a entrada da pirâmide muito facilmente e sem nenhum esforço, então eu vou descontar toda a caminhada até lá já que a essa altura ninguém mais faria ela.
Dentro da pirâmide, você agora precisa fazer todo o caminho de, coincidentemente, “Inside the Ancient Pyramid”, até chegar ao topo dela. Ter que fazer isso tudo de novo já é ruim, mas eu também desconto um pouco porque essa subida é muito divertida na primeira vez então TALVEZ você não odeie uma segunda. É aí que começa. No topo da pirâmide, ao seu lado, tem uma pequena “cachoeira” de areia e ao lado de um bloquinho, uma plataforma de pedra. Em cima da plataforma, uma moeda.
Bem, o jogo não te diz o que é o Pyramid Puzzle então você ainda tem todo o ponto de procurar o que ele quer dizer, mas caso sua busca incessante trouxe você até aqui, você só precisa pular no bloco. Fácil, né? Bem, agora tem outro abaixo de você. E mais outro abaixo desse. É difícil saber disso, porque a câmera é horrorosa no que diz olhar pra baixo. Ainda assim, você precisa cair em todos eles, o que é bem difícil pela movimentação e física de Mario 64 que não foi feita para esse tipo de desafio. Qualquer deslize e você é obrigado a escalar a pirâmide de novo. E, um pequeno spoiler: mesmo jogando esse jogo por mais de dez anos, eu quase nunca consigo essa de primeira, então acho que todo mundo vai cair algumas vezes nela também.
Eu descontei a volta no deserto porque você podia pular ela, descontei a subida por dentro da pirâmide porque talvez não fosse terrível uma segunda vez, mas agora você precisa fazer uma terceira. Se bobear, talvez uma quarta. Ou quantas vezes forem necessárias, até você finalmente conseguir terminar o puzzle e rezar pra não fazer alguma bobagem e acabar não conseguindo pegar a estrela que aparece no final. É raro que aconteça, mas é, você também pode acabar morrendo na areia movediça espalhada pela pirâmide. De alguma forma, essa ainda é a décima segunda da lista.
11 — The Secret Aquarium
Eu acredito que essa estrela foi criada especialmente para mostrar que existem coisas secretas no castelo, e só por isso. A parte mais legal dela é achá-lo quando você é uma criança, dentro da sala de quadro da Jolly Roger Bay, em um buraco na parede. A maioria das crianças tentaria um triple jump e ficaria muito feliz quando chegasse lá e encontrasse uma fase nova, mas essa fase é terrível.
Tá, não é pra tanto. Essa é outra estrela inofensiva, mas dessa vez ela é só muito entediante. Você precisa recolher oito moedas vermelhas dentro de um aquário completamente vazio. Então você só… nada. Não é difícil, não precisa procurar, você consegue ver todas as moedas e só precisa catar elas. Leva um tempinho por ser dentro d’água mas é só uma estrela chata. Não acrescenta nada na sua vida exceto pelo sentimento de descobrir que ela está aí.
Ainda assim, é um aquário no meio do céu com nada dentro, só moedas e uma estrela. Esse é o sentimento mais Mario 64 que existe e por isso eu tenho bastante respeito por essa idea. Tenho certeza que muitas crianças tiveram sonhos estranhos por culpa dessa estrela secreta, porque eu também tive.
10 — Climbing Tall Tall Mountain
Isso não é uma estrela, mas sim um compilado delas. Eu sei que isso é meio que roubar em uma lista de quinze estrelas, mas é justamente porque todas essas são iguais. As estrelas são: Scale the Mountain, Mystery of the Monkey Cage, Mysterious Mountainside e Breathtaking View From Bridge.
Tall, Tall Mountain é uma fase 100% linear onde o único lugar que você pode ir é para frente. Você está escalando uma montanha, e as vezes pode tomar uma ou outra rota alternativa, mas está sempre se dirigindo ao mesmo lugar e fazendo a mesma coisa. Scale the Mountain é uma boa estrela porque é a primeira vez, e não é tão ruim escalar a montanha, na verdade, é divertido. Até que Mystery of the Monkey Cage pede pra você fazer exatamente a mesma coisa e ir até o mesmo lugar, só que falar com um macaco no topo.
Mysterious Mountainside é uma estrela melhor porque envolve o melhor Slider do jogo, mas você ainda precisa chegar quase no topo da montanha do exato mesmo jeito de sempre para pegá-la. Enquanto Breathtaking View From Bridge mais uma vez pede que você chegue no topo a fim de pegar mais uma estrela localizada por lá. Todas pedem que você faça a exata mesma coisinha, com apenas um passo a mais.
Isso faz a entrada nessa fase extremamente exaustiva, e faz até a primeira vez em uma run que você entre nela chata, porque eu já fiz essa exata mesma coisa umas 200 vezes. A única que eu realmente gosto dessas é a do Slider, porque se você morrer nela, você volta direto do Slider e não do início da montanha como todas as outras.
9 — Pole-Jumping for Red Coins
O maior problema dela é que é simplesmente insuportável. Dez minutos de espera segurando em poles e pulando de mastro em mastro caindo na água toda hora e tendo que fazer o caminho chatonildo de volta pro topo das plataformas e finalmente voltar aos poles… é um processo tedioso e ridículo que devora sua alma. Tá, em geral é uma estrela demorada e embora não seja difícil, as hitboxes e colisões entre os poles são muito mal feitas, isso também descontando que no completo tédio você está suscetível a cometer erros.
Adicionalmente, você precisa refazer essa estrela a fim de pegar as 100 moedas da fase, já que tem muito pouco dinheiro nela. Ao menos é impossível morrer nela, por isso o processo absolutamente insuportável ainda leva essa estrela pro nono lugar.
8 — Cruiser Crossing the Rainbow
Essa estrela consiste em subir no tapete e ficar bem paradinho. As horas passam, a sua família começa a se perguntar por que você não sai do quarto e você não tem como responder pra eles que o tapete não chegou no navio ainda. No meio da calorosa subida até o cruzeiro Mario pode cair pela menor das trollagens e morrer, fazendo com que a fase recomece. Você vai levar uns booons minutos pra pegar essa estrela, e não é a última vez que vai passar por isso.
Existem algumas maneiras de deixar essa fase menos tediosa com técnicas de speedrun avançadas (algumas nem tanto), mas a maioria das pessoas nunca faria isso e ainda assim, a margem de erro é grande fazendo você perder ainda mais tempo recomeçando a estrela. Essa só não tá mais alta na lista porque é a primeira estrela que requer o uso do tapete.
+Leia também: Wario’s Bizarre World
7 — Somewhere Over the Rainbow
Você gostou do tapete? Achou bacana? Pois se prepare pra fazer tudo de novo, mas primeiro você precisa visitar a bombinha rosa no labirinto que fica até perto da entrada. Mas então você retorna ao tapete e faz todo o caminho até o cruzeiro mais uma vez. Agora, você precisa entrar em um canhão, mirar bem longe até enxergar uma ilhazinha e atirar.
Nessa ilha tem um pole, uma estrela e um Chuckya (o bicho que te pega e te jooj). Desculpa. Enfim, o pole facilita as coisas mas ainda tem a chance de você errar, ou pior, acertar em cheio, chegar na ilha e… ser jogado pelo Chuckya pra fora e começar do início da fase, realizando o trajeto do tapete outra vez. :3
6 — Chests in the Current
Tem quatro baús no fundo da piscininha de água em volta de um redemoinho muito forte que pede o mashing da sua vida pro Mario não morrer. Se mover dentro d’água é um bloqueador de serotonina no cérebro, e interagir com eles também é uma merda. Ah, tem que abrir todos em ordem, e claramente o que tá do lado do redemoinho é o último.
Eu mesma não tenho a ordem decorada, provavelmente o Benjamin também não. E sempre que você erra, toma um choque e recomeça o “puzzle” de novo. Quando finalmente acertar os primeiros três, você precisa ir até o que tá na cara do buraco sugador e abrí-lo. Primeiro que é muito difícil não ser puxado pra morte-certa, mas o pior é que é um saco fazer o Mario sequer tocar na frente do baú não só pelos controles dentro d’água quanto pelo redemoinho fodido que fica enchendo o saco. Se você conseguir abrir o baú, vai inevitavelmente se deparar com a estrela indo logo na frente do redemoinho esperando que você vá pegá-la, ou morra tentando.
5 — Tiny Huge Island (100-Coin Star)
Tiny-Huge Island não é uma fase perfeita, mas isso piora quando você precisa ir de um canto a outro muitas vezes de uma vez para pegar 100 moedas espalhadas por ela. Embora ela tenha um bom número de moedas, você ainda vai ter que enfrentar diversos abismos e um design que claramente não foi feito pra ser explorado torto a direito desse jeito.
Você também precisa entrar dentro da caverna para pegar moedas vermelhas e algumas azuis, um lugar que é muito fácil morrer e perder tudo. De todas as estrelas mencionadas até agora, essa aqui é a que toma mais tempo. Tiny-Huge Island foi feita para ser explorada de modo linear, e não como uma zona aberta. Isso faz da estrela bem chatinha.
4 — Rainbow Ride (100-Coin Star)
Olha, sendo bem sincera eu colocaria essa ainda mais alto porque eu tenho um ódio mortal pelas 100 moedas dessa fase. As moedas estão extremamente espalhadas em uma fase que pede que você use o tapete várias vezes em longas viagens, além de que muitas das moedas podem ser perdidas se você errar um pouco.
Essa estrela te faz explorar 100% de uma fase que já é quase que completamente ruim e todo o caminho de outras estrelas merdas de novo. Rainbow Ride trouxe ótimas memórias pra muitas crianças, mas isso é porque elas provavelmente já estavam com 60 e poucas estrelas quando chegaram aqui e não foram obrigadas a sofrer.
3 — Tick Tock Clock (100-Coin Star)
Essa teria o mesmo problema de Rainbow Ride, mas não tem momentos de esperar, é algo um pouquinho pior. Tick-Tock Clock é uma ótima fase focada inteiramente em platforming complexo. Uma fase que é 90% feita de buracos, e que muda dependendo do horário que você entrou. Obviamente, se você quer pegar as 100 moedas não sei por que entraria sem o relógio estar parado mas tem louco pra tudo.
O problema é, de fato, que o platforming é difícil e a fase é muito grande. Ela também é 100% linear, seguindo linhas retas que às vezes criam uma rota secundária que levaria para outras estrelas. Na fase normal isso é bem divertido, mas pra 100 moedas você vai ter que pegar todos os caminhos com total precisão e absoluta perfeição pra não cair em nenhum momento. Cair uma vez é morte certa, e as moedas estão muito bem espalhadas. Essa estrela não é só frustrante mas pede muito esforço pra ser concluída, algo que Rainbow Ride não tem.
2 — Wing Mario Over the Rainbow
O problema dessa fase não é bem a quantidade de questões acumuladas, mas sim algumas poucas que são muito ruins. Nessa estrela você precisa usar o Wing Cap e muitos canhões espalhados pra pegar oito moedas vermelhas em volta das nuvens.
O problema real é que leva muito tempo e cada mínimo erro não resulta na sua morte mas… te leva pra fora do castelo. Essa estrela fica no topo dele, no último andar, e sempre que cair da fase precisa fazer todo o caminho de volta. E como a estrela dura muito tempo, é muito fácil uma hora cometer um pequeno engano (principalmente no tédio) e “morrer”. O tédio também é o grande inimigo da diversão, então você não tem muitos motivos pra se animar quando entra no buraco e vê as nuvens no céu.
The Big House in the Sky
Quando você pegou estrelas usando o tapete antes, provavelmente se deparou com mais tapetes em certos lugares. Um deles leva você por um caminho tortuoso até um grande castelo. Essa é a viagem mais longa pelo tapete de todas, por muito. Também é a única que pede acima de tudo, esforço.
Dessa vez não é só pular por cima de uma madeira de vez em quando, você precisa executar muitos walljumps consecutivos e movimentação rápida pra não perder o tapete. Se ficar muito tempo longe dele, ele some, e quando você finalmente entra dentro do castelo o tapete vai decidir passar lá de novo só de birra e você provavelmente vai queimar o rabo, cair fora dele e ter que recomeçar tudo do zero.
Essa estrela acaba com a melhor das almas e é tudo que tem de pior em Super Mario 64, contando com momentos de espera, o tapete, recomeçar ela muitas vezes e principalmente, Slider tocando pela quadragésima vez. Uma hora cansa.
Thank you so much a-for-to reading my review
Como dito no início, esse é meu jogo favorito do Mario e algumas poucas estrelas não mudam isso. Você pode ignorar todas elas pra zerar o jogo então não é um problema tão grande, além de que tem muito mais estrela boa que ruim. Eu quero escrever mais sobre Mario 64 mas por enquanto deixo esse texto com vocês. Boa noite, buh-bye!