Cyberpunk 2077

CD Projekt Red tem lucros abaixo do esperado e divulga planos futuros

Na manhã desta segunda-feira, a CD Projekt Red divulgou os dados de vendas do primeiro trimestre deste ano. O lucro da empresa caiu mais da metade em comparação ao mesmo período do ano passado, e um dos fatores predominantes foi a retirada do Cyberpunk 2077 da loja digital PlayStation Store devido à má performance do jogo nas plataformas da Sony.

O jogo, que se passa num futuro distópico similar aos filmes de Blade Runner, foi um dos mais esperados do ano passado ao ponto de ser o primeiro lançamento que derrubou os servidores da Steam. Porém, ao ser lançado, decepcionou a todos pela grande falta de polimento e a presença de diversos problemas técnicos com a performance e bugs.

Cyberpunk 2077 - Estabilidade ao longo de atualizações
Um gráfico de estabilidade ao longo das atualizações do Cyberpunk 2077. Fonte: Reprodução / CD Projekt Red.

Devido à isso, a Sony decidiu retirar o jogo da Playstation Store por tempo indeterminado no dia 17 de dezembro de 2020, sendo que o jogo ainda não fez um retorno à plataforma.

“A situação geral, enquanto não voltamos à loja da Sony, não mudou. Um dos principais mercados para nós não está disponível e geramos a maioria das vendas nos canais de PC/digitais”, disse um representante da empresa à Reuters.
Cyberpunk 2077 - Metas de atualizações
O mapa de metas de correções para Cyberpunk 2077. Um gráfico de estabilidade ao longo das atualizações do Cyberpunk 2077. Fonte: Reprodução / CD Projekt Red.

Mesmo com as críticas, o Diretor Financeiro da desenvolvedora, Piotr Nielubowicz, afirmou que 60% dos lucros de vendas do primeiro trimestre na CD Projekt Red vieram de Cyberpunk 2077.

O lucro da empresa no primeiro trimestre caiu 64,7% para 32,5 milhões de zlotys (cerca de R$ 46,3 milhões). A margem planejada para essa época, no entanto, era de 80 milhões (aproximadamente R$ 113 milhões). Toda essa queda foi impactada pelos grandiosos gastos de desenvolvimento de Cyberpunk 2077 e o enorme trabalho dedicado para consertar o jogo com frequentes atualizações. A receita caiu 2% para 197,6 milhões de zlotys, cerca de 280 milhões de reais.

+LEIA TAMBÉM: CD PROJECKT RED ANUNCIA THE WITCHER: MONSTER SLAYER

Planos para o futuro da CD Projekt Red

Com os orçamentos abatidos devido ao lançamento extremamente convoluto de Cyberpunk 2077, o plano da empresa é de iniciar projetos paralelos de alto custo a partir de 2022, além de continuar com atualizações e expansões gratuitas à ele e ao The Witcher 3, que será portado oficialmente para a nova geração de consoles.

Inclusive, a remasterização de The Witcher é bem esperada pelos fãs do jogo. Aparentemente a CD irá ter a ajuda de desenvolvedores de MODs gráficos (lançados para PC) para melhorarem o visual do jogo.

Fonte: Reuters, CD Projekt Red.