Kirby’s Dream Land 2 prometia tudo, e não me entregou muita coisa. É meio triste começar uma análise desse jeito, mas infelizmente essa foi uma aventura bem decepcionante.
Kirby’s Dream Land 2 retorna aos controles e gráficos do primeiro jogo, já que volta ao Game Boy, mas introduz novas mecânicas. Adventure introduziu as Copy Abilities ao universo da bolinha rosa, e não havia motivos pra não trazerem elas de volta nesse novo jogo. Mas aliado delas, Kirby agora possui amigos que vão ajudá-lo na jornada. Rick o hamster, Coo a coruja, e Kine o peixe. Cada um desses personagens controlam de maneira diferente do Kirby, e usam as mesmas Copy Abilities de maneiras variadas.
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Os amiguinhos atuam como Power Ups de Mario porque ao invés de absorver de qualquer inimigo como as habilidades do Kirby, eles estão em lugares específicos. O problema da mecânica é o quão fácil é perder um deles, e como eles são meio raros pra importância que tem. Todos menos Coo tem movimentação mais limitada que o Kirby, perdendo a habilidade de voar por exemplo, assim fazendo quedas em buracos e danos nas seções de plataforma muito mais comuns. Cair em um abismo ou perder todo seu HP com um desses bichinhos vai fazer você perdê-lo. Isso é algo óbvio, você espera que o jogo funcione assim mesmo, mas o level design não complementa muito bem essa experiência.
Sempre que você pega um desses bichos, o resto da fase é desenhada pra acompanhá-lo. Ainda assim, qualquer coisa pode tirar ele de você. Isso deixa várias seções do jogo menos divertidas por você ter que jogar elas apenas com o Kirby, e também é barrado de explorar a maior parte da fase. Não seria problema se o jogo não tivesse um final secreto que pede exploração (e uso de walkthrough) usando esses bichinhos e as Copy Abilities.
Só que, assim, sendo honesta… isso pouco importa. Perder ou não o bichinho, ter ou não uma habilidade na hora certa… não faz diferença. Kirby’s Dream Land 2 traz um estilo de gameplay que sempre me afastou de Kirby, e que eu tinha medo de experienciar nos jogos da franquia. Nada que você faz em DL2 faz diferença, nenhuma das suas escolhas ou erros muda algo. Sem esforço algum você sempre vai terminar todas as fases, porque até morrer não significa nada de verdade. Algo que seria mais divertido no jogo, por exemplo, é testar as diferentes combinações de poderes e parceiros animais, mas você não tem muitas chances. É bastante comum perder um bichinho antes de ter a oportunidade ver como é um poder diferente nele, e você teria que rejogar algumas vezes pra realmente ver todo o conteúdo que tem a oferecer… isso não seria problema se fosse um jogo divertido.
Fica até difícil escrever uma análise sobre esse jogo porque depois da metade dele eu só queria que acabasse de uma vez. Eu me forcei a terminá-lo pelo texto, mas me fiz o favor de ignorar o final real e ver ele no YouTube depois. Chegou um ponto do jogo que eu parei de me importar com jogar. Eu me lançava nos inimigos, tomava o dano e seguia em frente porque… que diferença faz? Parei de tentar desviar e me esforçar nas seções de plataforma. O que isso muda? Eu vou zerar o jogo independentemente. É ainda mais frustrante quando você consegue um bichinho que você gosta (o hamster, eu amo ele) e o perde pra merda mais insignificante, como o knockback de um poder que veio de fora da tela te empurrar no buraco. E ainda assim, não tem importância. Com ou sem a ajuda do seu companheiro animal, o jogo ainda vai ser terminado.
Talvez você imagine que terminar o jogo com o final real o melhore, mas também não é assim. Para pegar o final real tem uma fase específica em cada um dos sete mundos do jogo que possui uma sala secreta. Essa sala secreta na maioria das vezes precisa de poderes específicos para ser acessada, ou de um bichinho específico. Essas duas coisas muitas vezes não são encontradas na fase em questão, você precisa adquirir em outro lugar. E quando você chega na sala secreta, para pegar o coletável principal da aventura ainda vai precisar de mais uma habilidade de cópia, que pode ou não ser a que você necessitou pegar pra chegar até aqui. Isso… não é divertido. Se talvez fosse mais legal jogar as fases em geral, talvez seria bacana revisitá-las com um novo propósito, mas não é o caso. E, também, perder um poder quando toma dano ou um bichinho quando cai no abismo é só frustrante. Você vai ter que voltar nas fases que encontrou suas coisas e pegar de novo, então refazer o backtracking e tentar de novo chegar à sala secreta. Não tem muita diversão envolvida, sabe?
Mas eu estaria mentindo se dissesse que não houveram momentos de diversão em Dream Land 2. Embora tenham algumas boss fights bem ruins, uma boa parte delas é muito divertida e interessante, principalmente se você tentar vencê-las com um Kirby sem poderes (à La Dream Land 1). Eu sofri bastante nas últimas fases do jogo por isso, e o Kracko (olho filho da puta que me fez dropar o Extra Mode de DL1) volta com todo gás pra te infernizar de novo… mas dessa vez se perder todas as vidas você volta direto nele então pode tentar o quanto quiser até vencer. Dedede dessa vez foi um chefe mais difícil que nos dois jogos anteriores, sempre inovando bastante seus padrões e brincando com a sua mente. Na verdade, Dedede pode ser até mais difícil para um jogador familiarizado com as outras versões anteriores dele, porque o pinguim vai te enganar!
E o boss secreto como já esperado tem um design muito legal e Kirby ganha uma arma especial para lutar com ele no espaço. Dessa vez uma espada gigante! Algo que deve ser bem comum daqui em diante. Só é uma pena que chegar nesse chefe seja um pé no saco, então nem sei se ele é difícil porque no vídeo que eu assisti o cara encarnou o Kirby e venceu Dedede e ele sem tomar um hit.
E, bem, se eu tivesse escrito esse texto antes, esse trecho final seria mais negativo mas… admito, eu não aguentei. Estou jogando Kirby Super Star e, spoiler, é muito, muito, muito foda. Espero ver você de novo quando for falar dele, porque tá sendo uma experiência maravilhosa. Boa noite!
Peço desculpas pelo atraso nos textos (de novo). Estamos tendo alguns problemas técnicos que logo estarão resolvidos, mas os textos prometidos serão postados, assim como o texto novo dessa semana… eventualmente.