Sejam bem vindos à Retrospectiva do Dragão 2024! No último ano, o Ano do Dragão, homenagens não faltaram. Tivemos textos homenageando tanto o legado de Akira Toriyama como a inspiração deste website quanto o próprio portal criado pelo maravilhoso Douglas Amaral em 2013. Um passado retraçado com carinho e muita confiança.
Como Drinkrust, chefe de redação do site que escreveu o texto dessa retrospectiva, tenho um orgulho imenso das contribuições feitas para o RDD. Tivemos diversos novos redatores que conseguiram expressar suas vozes únicas com uma habilidade imediatamente sentida em suas palavras, um esforço descomunal do elenco fixo do site em textos complexos, analíticos e cobertura de eventos, e um senso de que este site não apenas tem potencial, como também já oferece textos realmente especiais. Na minha visão, todo redator teve ao menos um texto que o firmou como uma voz digna de ser ouvida no espaço de jogos. Juro!
Assim, vamos olhar um pouco para trás e ver os textos favoritos de cada redator contribuídos para o Recanto do Dragão em 2024. São cinco textos no máximo para cada um, mas vários fizeram bem mais que isso.
Textos do Dragão
O Ano do Dragão 2024 inspirou uma quantia enorme de textos feitos para homenagear as origens do site e a trajetória de seus redatores. Isso não significa que os outros textos são menos especiais, mas estes são sobre o RDD! Este foi o ano em que nós, mais uma vez, firmamos nossa confiança no futuro do site. Não vamos parar.
Spyro: Year of the Dragon — o fim de uma era – Rosie Moreno
Like a Dragon: Infinite Wealth — o peixe e o dragão | Análise – Alexandre “Avatics”
Sand Land — a hora da estrela de Akira Toriyama | Análise – Cauê Batista
Castlevania (N64) é eterno – Rosie Moreno
Dragon’s Dogma 2 — (re)significando o significante | Análise – Alexandre “Avatics”
Bom dia, eu sou a Rosie! – Rosie Moreno
DRAGON QUEST III HD-2D Remake — minha vocação – Alexandre “Avatics”
Dragon Ball: Sparking! ZERO — escalas cintilantes | Análise – Alexandre “Avatics”
Rosie Moreno
Uau. Eu preciso muito mencionar o papel imprescindível da Rosie no site. Em seu texto de retrospectiva sobre sua carreira, linkado na seção anterior, ela se abriu sobre sua escrita e seus últimos anos como artista multifacetada. Essa mulher é uma máquina. Além de contribuir múltiplas dezenas de análises por ano, cada um com artes únicas de sua autoria, ela também sempre está lá para nos ajudar em decisões e organizar projetos complexos, como nossa cobertura da SAGE 2024. Com seu estilo detalhista e simultaneamente casual, ela fez um texto do tamanho de um livro sobre um 2D anime fighter esquecido de PSP e ainda o traduziu inteirinho para o inglês. Múltiplas retrospectivas de franquias como Spyro, os Castlevanias de GBA, e uma penca de fighting games de diversos tipos. É muita paixão. Te agradeço por tudo, Rosie!
Um guia completo de KHR! Battle Arena 2
Monkey D. Luffy — a bandeira da libertação
Castlevania: Circle of the Moon é um retângulo
“Nina” — Fullmetal Alchemist (2003) e a angústia dos alquimistas
Shinu Ki Dan — Vivendo com seu último desejo
Alexandre “Avatics”
O grande Avatics; grande YouTuber adepto e jornalista. Após entrar no site em 2023, ele não só colocou uma quantia assustadora de tempo para escrever textos sobre os JRPGs mais longos de cada ano, como também ganhou um papel extremamente importante no planejamento e direção do Recanto. Suas ideias e presença fizeram um Recanto mais forte. Ele trouxe perspectivas sentimentais e mundanamente apropriadas pro mundo terno de Like a Dragon, um foco pro caos do discurso sobre Metaphor: ReFantazio, e um fim apropriado para os grandiosos desejos de Destiny.
Elden Ring Shadow of the Erdtree — lembranças maculadas | Análise
Metaphor: ReFantazio — utopismo interativo | Análise
Astro Bot — morto e vivo | Análise
Natsu-Mon: 20th Century Summer Kid — pesadelos do circo | Análise
Destiny 2: The Final Shape — sonhos e esperanças | Análise
drinkrust / stinsoup
Agora tenho que escrever sobre meu próprio papel no site. Olha, eu amo mesmo escrever, mas minhas circunstâncias em 2024 me levaram a mais jogar videogames e editar textos do que colocar caneta no papel. Mas, quando pude, o fiz com toda a atenção ao contexto e fluidez possível. Ninguém vai me tirar da cadeia que é cobrir um novo Call of Duty todo ano, e eu finalmente pude falar de WADs de DOOM! Fico feliz com o que pude fazer, e busco voltar ao meu ritmo em 2025.
Call of Duty: Black Ops 6 — um conto ao auge | Análise
Visions of Mana — o último presente | Análise
Crumpets — mordidinhas de DOOM, cartas de amor | Análise
1000xRESIST — lamentos em coro | Análise
Lorn’s Lure — as paredes que o moldam | Análise
Yan Heiji
Ai, ai ai… contei muito com o nosso Produtor Executivo Yan Heiji pra editar todo texto que não pude! Além disso, ele cuidou de inúmeros processos complicados por trás das cortinas e ainda saiu com coberturas de eventos e textos no caminho. Agradeço-o do fundo do meu coração por tornar minha jornada no site possível e me ensinar muito do que sei hoje em dia. Seu retorno à escrita o viu explorando os caminhos que o levaram para este lugar, a lente que o permite examinar o meio dos videogames, e uma pitada bem-vinda de psicologia.
As famílias que escolhemos, o luto da perda e a bênção da redenção
A arte como receptáculo, fio condutor de humanidade
Wilmot Works It Out — o mundo como espelho da alma
Cauê Batista
O Cauê, como nosso especialista em eventos indies e jogos de terror, nos presenteou com múltiplos textos na segunda metade do ano. Seu papel no site vem crescendo em um ritmo impressionante. Com seus textos de alto padrão jornalístico lotados de contexto e visões únicas, Cauê traça linhas sutilmente entregues em meio ao discurso de games tão envenenado. Seu acompanhamento de perto do desenvolvimento de Enigma do Medo, que envolveu até a cobertura de sua demo; suas homenagens e destrinchadas do survival horror de ports e remasters bizarros como o de Clock Tower e Dead Rising; sua aptidão para a cobertura de eventos com um detalhismo descomunal; mal espero pra ver os planos do Cauê pra 2025.
Enigma do Medo — a puberdade de um estúdio | Análise
Entrevistamos Sofia Wickerhauser, idealizadora do NewGame+ Fest
Clock Tower: Rewind — um mundo sem consequências | Análise
NewGame+ Fest 2024 | Recomendações e Impressões do evento
Dead Rising Deluxe Remaster e a estética da violência — Análise
Leo Ferreira
Após seu debut no site lá no fimzinho de 2023, o Professor dos Games™ Leo Ferreira analisou múltiplos dos jogos pop mais deixados de lado no ano, com uma mistura de estilo entre o ensaio e a análise – clamando por uma reverência maior aos movimentos artísticos que cada um dos jogos representa enquanto os examina diretamente. Desde o AA perdido ao tempo Slitterhead até as reiterações culturais de SMT V: V e um maldito port de Lollipop Chainsaw.
Slitterhead — criativamente deficiente | Análise
Shin Megami Tensei V: Vengeance — deuses e fardos | Análise
O Escudeiro Valente — uma odisseia a lugar nenhum | Análise
Prince of Persia: The Lost Crown — a Ubisoft de outrora | Análise
Lollipop Chainsaw RePOP — crise de açúcar | Análise
Guilherme Lenz
Em suas duas contribuições para o site em 2024, Lenz tomou o volante do discurso infinito sobre Souls e parou o trânsito. Sua prosa flui perfeitamente para te levar ao seu estado mental cheio de pontuações coesas e floridas. Não posso mentir, eu me senti muito bem ao ver sua homenagem ao tão machucado Dark Souls II, alvo de uma guerra de fandom que já perdura há 10 anos. Seu texto de Sekiro também toca nos aspectos mais minuciosos do que forma seu combate tão reverenciado e determinista.
Sekiro: Shadows Die Twice — uma dança sem movimento
Lucas “Chocc” Ramos
Entre os múltiplos textos do site que me levaram às lágrimas em 2024, o ensaio do (adepto ao cinema) Lucas Ramos sobre Final Fantasy XV foi íntimo o suficiente para ser ecoado até agora em meu coração. Uma reverência à criação de momentos que trazem personagens fictícios à proximidade de relacionamentos humanos, que coalescem em cada frase do ensaio. A linha entre eles é borrada até o amor vazar para ambos os lados. O que impressiona é a facilidade com que Lucas caminha entre sua tendência ao carinho da descrição e a análise tradicional de EDF 6, um jogo massivo e tematicamente multifacetado até em seus momentos narrativos paspalhões.
Final Fantasy XV — o final iminente de sua juventude
Earth Defense Force 6 — como reconstruir | Análise
Sick Boi
Sick Boi. O YouTuber que o Brasil tanto precisa, que passa a escala de seus massivos vídeos de forma perfeita no âmbito textual também. Ao examinar algo como o remake de Silent Hill 2, ele não poupou esforços; denotou cada emoção alterada, cada fio narrativo redesenvolvido, e até buscou criar uma lente pela qual olhar os esforços da Bloober Team com o jogo. Ao falar de Killing Time, um dos poucos boomer shooters que ele não havia jogado anteriormente, utilizou de seu conhecimento imenso dos gêneros de FPS old school e terror C para destilar o estilo peculiar do original de 3DO.
Silent Hill 2 (2024) — o destoante caminho retraçado | Análise
Killing Time: Resurrected — ressuscitando um fantasma | Análise
Lanyaners
Além de sua ajuda enorme nas coordenações por trás das cenas e como fotógrafo na nossa cobertura da BGS, o desenvolvedor de jogos e artista visual Lanyaners também nos contribuiu um debut impressionante em sua cobertura de Frostpunk 2, pautada no esforço que o tende à perfeição em cada momento da sobrevivência de uma sociedade gélida; em cada momento de sua abordagem à arte; em cada momento do seu dia a dia. Não vejo a hora de vermos mais de Lanyaners por aqui.
Frostpunk 2 — fiz o melhor que pude | Análise
Agradecemos muito por ler!
Em 2025 possuímos alguns projetos interessantes por vir – mas algo que realmente não vai parar é a barragem de textos autorais do site. Buscamos construir um acervo assustador de escrita de videogames em português, e acredito que já caminhamos muito em direção a isso.
Recanto do Dragão. #recantododragão.