Eu estava tentando não fazer esse texto pra guardar coisas para falar quando o jogo de fato lançar mas… eu só vou repetir tudo de novo! Em 7 de Junho de 2023, a Summitsphere lançou aos ares para quem quisesse pegar a Dynamite Demo de ANTONBLAST!! Anunciada na Guerilla Showcase logo ao lado de Annalynn, que logo terá seu próprio textinho.
Conheçam Dynamite Anton. Ele é trabalhador de destruição. E pai. E ele trouxe a mais nova Dynamite Demo de ANTONBLAST.
Como Anton e Annie, roube sua cachaça de volta do Diabo!
Faça picadinho de duas GRANDES fases!
Acenda os explosivos e saia correndo!
Foi um grande dia para os neurodivergentes e LGBTQs desesperados que somos (o servidor do Discord da Summitsphere), e foi uma das únicas coisas que andei jogando pelos últimos vinte e poucos dias… e foi por isso que resolvi escrever, porque eu quero falar e ninguém vai me impedir.
Dynamite Demo é praticamente outro jogo comparada à demo antiga do Kickstarter. Além de trazer uma nova personagem, Annie, e uma nova fase com o triplo do tamanho de Boiler City (a única presente na primeira demo), muitas e muitas coisas mudaram e continuam mudando em todas as partes do jogo. Antonblast cresce visualmente e sonoramente a cada novo update no canal #📯-announcements no Summit Inn, mas a maior e mais impactante mudança da Dynamite Demo é a gameplay!
Tony, o diretor do jogo, nos provocou por alguns meses com múltiplas novas adições à movimentação do jogo, mas finalmente podemos tocá-las. Em resposta às críticas que diziam que o único jeito de correr em Antonblast era apertar o dash repetidamente, Tony Grayson disse “foda-se” e agora você tem que apertar o dash repetidamente AINDA MAIS… só que seguindo um timing! Conheçam o Clutch Boost!
Decidimos que ANTONBLAST precisava de mecânicas de boost no estilo de Crash Team Racing.
Acerte seus Clutches no tempo certo e você vai ganhar um boost AINDA MAIS RÁPIDO toda vez! O quão alto você consegue deixar seu combo?
No maior estilo Crash Team Racing, uma barra foi adicionada no canto inferior direito que dita o momento para pressionar o botão de Clutch de novo. Quando a barra fica vermelha, é aí que seu Clutch explode em um impulso ainda mais rápido, e só para sua satisfação o contador conta quantos Clutch Boosts você acertou no combo!
Nós somos tão legais que estamos te dando outra espiadinha.
É assim que o Clutch Boost inspirado em CTR do Anton funciona em nível mais alto: Aperte o botão de Clutch para encher a barra, então aperte de novo quando ela ficar vermelha para ganhar um boost! Fica mais rápido a cada boost, então use o máximo que puder!
Você pode usar o Clutch Boost logo após aterrissar de um Hammer Bounce também, provavelmente a parte mais divertida de usar a mecânica. Agora girar seu martelo é um “toggle”, significa que quando você aperta ele continua ativo até você apertar de novo e desligar. Quando você quica uma vez, é possível dar outro bounce se pressionar o toggle de novo (mesmo botão de Clutch) logo antes de tocar no chão. Mas se atrasar o timing, você vai aterrissar com um Clutch Boost! Isso pede timing nas duas mecânicas, mas depois que você pega o jeito, entra como uma luva na sua cabeça.
Aliado ao Clutch temos o Clutch Spin, que faz os Dynamites realizarem o complexo giro de um certo marsupial. Isso serve para acertar inimigos na sua frente sem perder sua velocidade; na verdade, você fica até mais rápido! É meio chato destruir a vida de um pobre Pippo no seu dash se o Anton sempre tiver que parar quando faz, então a adição é muito divertida e bem aceita!
Roda a roda Jequiti!
Pressionar Clutch logo antes do Anton se espatifar em um inimigo vai fazê-lo dar um Clutch Spin pra pegar uma velocidade extra!
O Hammer Bounce também teve outras mudanças! Você pode pressionar para baixo para cair mais rápido (perfeição.), ou já estar pressionando para baixo quando começar o Bounce para não ir tão alto. Um sound effect bem legal toca em ambos! Mas é especialmente divertido ver como o martelo interage com o cenário. Tijolos coloridos, espalhados em ambas as fases, servem como uma caixa do Crash em que você pode quicar e ir mais alto. Tem uma sala em Cinnamon Springs que você pode terminar inteira dando cinco Hammer Bounces nesses tijolos! O nome da sala é Moist Movements. Pois é.
+Leia também: Antonball Deluxe: o melhor jogo que você não sabia que precisava!
Um botão novo foi adicionado, também relacionado à movimentação. O Slide agora pode ser feito pressionando seu próprio botão dedicado (a maneira antiga de pressionar para baixo no meio do Clutch ainda existe), algo que ajuda muito a realizar os saltos que carinhosamente chamei de “Hyper Hop” (de KoF) em que você voa em alta velocidade enquanto gira seu martelo. Você também pode usar o Slide no meio de um Clutch Boost caso não haja tempo de iniciar um giro e você não queira perder a velocidade. Um Slide no meio do Clutch ainda é um Clutch no contador de combo! A propósito, eu fico falando “Clutch”, “Clutch”, “Clutch”… eu me refiro ao dash! O que antes era um Shoulder Bash agora meio que ainda é na prática? Mas a animação é completamente nova para passar a mensagem que o martelo faz o trabalho sujo, e é justamente por isso que acertar um inimigo faz Anton parar de correr. Inteligente!
Sim, nós mudamos a animação do Clutch! A antiga era boa – meio que uma ombrada Wariolesca – mas essa é a parada do Wario, e a gente realmente queria enfatizar a força do Martelo Fod#o do Anton!
Também temos a nossa primeira transformação, “Tornado Anton”! Uma forma que funciona de maneira bastante similar à ser incinerado vivo em Wario Land 4, mas muito mais selvagem. O tornado para de funcionar após bater em três paredes. Mas assim, enquanto o personagem gira você pode destruir tudo no seu caminho, aumentando a velocidade com o apertar do Clutch e também fazendo exatamente o que um furacão faz, levando tudo por diante com ele (no caso, você puxa todos os objetos e inimigos até você para serem engolidos pelo redemoinho).
Por que não damos uma voltinha?
Conheçam a primeira transformação de ANTONBLAST: Tornado Anton, um furacão imparável que engole tanto caixas quanto inimigos no seu vórtex!
Algumas outras coisas foram melhoradas para não só serem mais naturais, mas também mais rápidas. Seus pulos, quicar em caixas, o Hammer Slam, subir escadas… muitas mecânicas recebem pequenos ajustes para controlarem melhor e auxiliarem o level design, que continua se provando a parte mais legal de Antonblast.
Cinnamon Springs veio para mostrar algo claro: Antonblast pode ser jogado por qualquer um. Todas essas mecânicas de velocidade? Opcionais. Além disso, são fáceis de aprender para usar de maneira casual. Ninguém é obrigado a fazer speedruns absurdas! Mas as mecânicas de movimentação deixam ela cada vez mais fluida e divertida, sem esfregar suas partes mais complexas na cara de ninguém. O design das fases, por exemplo, acomoda todo tipo de playstyle. Tudo é perfeitamente posicionado para causar adrenalina e aliar jogadores que querem passar rapidamente pela fase, algo que você pode fazer facilmente mesmo se quiser pegar os coletáveis! Mas uma jogatina mais calma e estratégica cai muito bem com os níveis, que possuem diversos “quebra-clima” que fazem você parar um pouco a correria e pensar. Claro, você sempre pode passar correndo se souber como, mas a maioria das pessoas que enfrentaram as tortuosas plataformas de Cinnamon Springs precisaram primeiro respeitar o ritmo do jogo e pular uma à uma. Ainda assim, ocasionalmente você precisa executar algo rápido mas, se errar, não tem problema! Antonblast não te pune severamente por cometer erros; na maioria das vezes você nem toma dano!
E por falar em dano, recebemos um medidor de vida maior, com seis cartas ao invés de quatro. A presença das beterrabas em formato de coração ficam cada vez mais frequentes com o tempo, algo que faz das suas corridas irresponsáveis por entre explosivos (as Hate Crates) ou aquela vez que você atravessou a rua sem olhar para os dois lados um pouco menos perigosas!
Tanto a trilha quanto os efeitos sonoros receberam uma melhoria que nem sequer precisavam! As músicas mais recentes de Antonblast expressam possivelmente a melhor soundtrack que conheci nos últimos anos. É fácil perceber as inspirações: Sonic CD, Crash 2, Wario Land… só fica melhor e melhor sempre que escuto. Tony tem um estilo musical muito único e característico. Sempre que escuto algo dele eu simplesmente sinto a mão do meu mano G. Os efeitos sonoros foram muito bem arquitetados e também selecionados, tanto pelas vozes do Anton e Annie (eles vão se livrar da risadinha WL4…) quanto pelos sonzinhos em cada pequena coisa. O som de pegar um Spirit vem diretamente de MediEvil! O que me deixou muito feliz.
Este é o Soundcloud do Tony Grayson! Escutem as composições e apoiem o trabalho dele!
Acompanhar Antonblast desde que conheci o projeto vem sendo uma das melhores experiências que tive. Conheci muitas pessoas, tive algumas crises de adrenalina, adquiri uma nova hiperfixação e, principalmente, me diverti muito. Ah, eu também fico muito nervosa e receosa no servidor, mas acho que vai passar. Por último preciso dizer que você pode segurar coisas na Dynamite Demo, algo que eu com certeza quero ver ser usado mais, assim como espero que Tony Grayson escute os clamores das três pessoas que pediram para poder segurar escadas no meio do Hammer Bounce. Obrigada pela atenção!