Se você está acompanhando o novo anime de Dragon Ball, muito provavelmente não deve ter ficado muito contente com o último episódio. Muitos fãs criticaram o tão esperado 5º episódio de Dragon Ball Super, onde temos a primeira luta para valer da série. Mas o que aconteceu com o episódio para ser daquele jeito?
Quadros Secundários! São os quadros que não são tão importantes para a série como um todo e são feitos mais apressados que os demais. Parafraseando o site Genkidama, um episódio de anime é dividido em diversas cenas, que, por sua vez, são divididas em diversos cortes, que por sua vez são divididos entre quadros principais (ou quadros-chave) e quadros secundários. Os quadros principais, como o próprio nome já indica, são usados nos momentos mais importantes de uma cena, que requerem um maior detalhamento de movimento e que, normalmente são desenhados pelos melhores animadores de um estúdio. Os quadros secundários são, em sua maioria, os quadros que preenchem o espaço entre os quadros principais e os conectam.
E exatamente aí está o nosso problema. Uma série como Dragon Ball Super que é de longa duração, tem o orçamento menor, além do tempo de produção ser muito menor e o 5 º episódio de DB Super está cheio de quadros secundários! E isso não é um problema, desde que eles estejam bem animados certo? Errado!
Um quadro secundário sempre terá menor qualidade que um quadro principal, entretanto eles tem um mínimo de qualidade possível, tanto que nos episódios passados, esses quadros estavam lá, entretanto você não percebeu a diferença deles entre um quadro secundário e um principal. Entretanto, o último episódio de DB Super, os quadros secundários estavam muito apressados (e ruins) e aparentemente a TOEI estava com falta de animadores principais para esse episódio em particular (Provavelmente devido ao feriado japonês). Além disso, um tweet de Thomas Romain, um dos estrangeiros que estão fazendo animações no Japão, diz que as condições de trabalho são precárias e os animadores trabalham igual loucos por lá.
E por causa desse episódio, a série toda deve ser considerada ruim? Não! Outras séries também já passaram por isso, como por exemplo Sailor Moon e Saint Seiya e melhoraram nas suas versões em Blu Ray como você pode ver abaixo(Clique para aumentar):
Então o que acontece a partir de agora? Absolutamente nada! Um episódio de DB Super mal animado não quer dizer que não valha mais a pena ver a série. Só devemos ficar preocupados com isso se o que ocorreu, permanecer ocorrendo nos próximos episódios. E essa reclamação também serve de um grande alerta para a TOEI! Para que organize melhor os quadros secundários dos próximos episódios, pois os fãs de Dragon Ball não irão aceitar qualquer coisa.
E você, o que acha? DB Super irá melhorar ao decorrer da série?