Logo após seu lançamento Pokémon GO conquistou muitos jogadores. Em relação aos jogadores um novo relatório do ‘SurveyMonkey Intelligence’ que na qual nos informa que a base de usuários do jogo caiu mais de 20% desde seu mês de lançamento. A empresa de análise estima que o jogo atingiu uma média de cerca de 40 milhões de usuários semanais nos EUA em julho (jogadores que estiveram online pelo menos uma vez na semana). A partir daí, a base de usuários do jogo caiu para cerca de 30 milhões, tendo uma queda significativa de 22,7%.
Alguns críticos de Pokemon GO, apontam que a queda do jogo, mostra que isso seja ‘modinha’ passageira, porém por outro lado as taxas de retenção para jogos móveis geralmente são muito baixas. De acordo com o “Verto Analytics”, até mesmo os melhores jogos populares tem uma retenção com cerca de 30% de usuários uma semana após seu lançamento. Não é só isso, normalmente ainda depois de um mês após o lançamento a média de retenção fica em cerca de 15%. Para alguns métodos de comparação em um determinado tempo em Julho, a retenção do Pokemon GO batia cerca de 60% durante sua alta.
Desde seu lançamento Pokemon GO, ainda tem uma média com cerca de 400.00 downloads por dia, porém com essa queda equivalente a 22,7%, bem possivelmente que esse número tenha caído. Porém de acordo com a “SurveyMonkey”, Pokemon GO ainda está trazendo por dia em receitas mais de US $ 2 milhões apenas nos EUA. Então bem provável que a Niantic e Nintendo ainda estão ainda bem felizes com o jogo.
Se a Niantic quiser manter essa base alta de usuários, eles precisam continuar a encontrar cade vez mais maneiras novas de manter um vinculo entre jogo e jogador. Uma nova atualização está previsto para a próxima semana, esperamos alguma novidade com novas funcionalidades para que possamos desfrutar e nos divertir a cada vez mais.