Através de seu site oficial, a Microsoft lançou sua campanha para o mês do orgulho LGBTQIA+. A empresa doará $150.000 (760 mil reais em conversão direta) para diversas ONGs de apoio à causa, como por exemplo The Trevor Project, ACLU Foundation e Mermaids. Segundo a página da empresa, eles sabem que games são uma grande parte da vida de diversas pessoas LGBTQIA+, e, por isso, o time da XBOX decidiu lançar uma linha de produtos com o tema do orgulho.
São camisetas, regatas, bolsas e adesivos com o esquema de cores e bandeiras estampando o logo da XBOX, bem como a silhueta do Master Chief de Halo (e a própria logo do jogo), entre outros produtos. A marca também lançou uma versão PRIDE de seu controle wireless, mas que, por mais que seja o produto mais desejável, não estará disponível para a compra.
A companhia também lançará série de lives em seu canal na Twitch com streamers e criadores de conteúdo que fazem parte da comunidade. Todas as semanas de junho, um novo tema será discutido ao vivo. Veja a programação completa:
- 01 de Junho – Criadores LGBTQIA+ de jogos
- 07 de Junho – Takeover da comunidade LGBTQIA+ de streamers
- 14 de Junho – Protagonistas LGBTQIA+ de games
- 21 de Junho – Nomeação para o GLAAD/Gayming Awards
- 28 de Junho – Personagens Jogáveis LGBTQIA+
Para finalizar, a publicação no blog oficial também falava sobre jogos com temática da comunidade disponíveis para XBOX, como Tell me Why, jogo produzido pela DontNod Entertainment e que estará disponível gratuitamente para o console e para PC via Steam durante todo o mês do orgulho. O texto menciona jogos como Undertale, Ikenfell, The Outer Worlds, entre outros disponíveis. Além de jogos, também estão disponíveis novas opções para customização do perfil do jogador.
A própria Microsoft lançou em seu site uma coleção de wallpapers para download, que podem ser usados em seu desktop, bem como uma extensa coletânea de papeis de parede de diversas bandeiras LGBTQIA+ para serem usadas nas contas do Microsoft Teams, a ferramenta de estudo e trabalho online da empresa, além de diversos textos sobre a importância da celebração deste mês e da representatividade durante o resto do ano.