5 recomendações de jogos curtos focados em narrativa

jogos curtos milk inside a bag of milk inside a bag of MILK

As vezes é difícil achar tempo pra jogar, ou até mesmo a vontade para ter uma experiência enorme de múltiplas horas para se entreter, e procurar um jogo para cobrir o vazio não é uma tarefa fácil. Tendo isto em mente, selecionamos 5 jogos curtos focados em narrativa para você expandir seu catálogo!

Milk inside a bag of milk inside a bag of milk

jogos curtos milk inside a bag of milk

Depressão é uma condição espantosamente difícil de se explicar. Existem vários tipos de mídia que tentam narrar alguma experiência com ela mas ainda é complicado sentir a tangibilidade do quanto ela afeta a vida diária de alguém.

Milk inside a bag of milk inside a bag of milk (ou Milk, para eu economizar espaço e não te encher) é uma novela visual que conta sobre a ida de uma garota deprimida à loja de conveniência, algo bem mais complicado do que parece. A estética de Milk é agressivamente simples e as escolhas que você faz ecoam nos pensamentos que estão na cabeça da protagonista. Mesmo assim, o jogo não é completamente sombrio e passa um estilo de humor leve para quebrar as partes mais tensas da história.

A simplicidade da premissa permite que o jogador se relacione com a situação da garota mais facilmente, e o fato de você não controlar ela diretamente cria uma dinâmica interessante. Eu não quero dizer mais nada sobre ele devido à sua natureza curta, então saiba apenas que Milk vale muito pelo seu baixíssimo preço.

O jogo está disponível na Itch.io e na Steam, mas eu recomendo a compra pela Itch.io (mesmo sendo mais caro) já que o desenvolvedor só recebe dinheiro por ali, por ter sofrido um golpe de sua publicadora da Steam. O jogo receberá uma sequência ainda em 2021 e você pode checar a página dela aqui.

Duração: ~10 minutos

Link: Itch.ioSteam

Milk inside a bag of milk inside a bag of milk ESTÁ disponível em Português Brasileiro.

Sakuya Izayoi Gives You Advice And Dabs

jogos curtos sakuya izayoi gives you advice and dabs

Ok, fomos de um jogo sobre um assunto sério com algumas piadas para… um jogo bem parecido, falando a verdade. Mas desta vez o protagonista é você mesmo. O nome pode passar um sentimento bem mais leve, mas este fangame de Touhou (uma franquia de jogos estilo bullet hell) é bem introspectivo.

Não se preocupe, você não precisa ser familiar com as dezenas de jogos da franquia Touhou ou com a personagem Sakuya Izayoi para apreciar este jogo. Nele, ela é apresentada como uma amiga disposta a lhe ajudar com três problemas generalizados, dos quais ela se aprofunda e vai tentando entender sua perspectiva, e manda um dab no final porque… por que não?

Os três assuntos principais que podem ser abordados são os seguintes:

  • “Me sinto triste”
  • “Me sinto ansioso”
  • “Me sinto perdido”

A maneira que o jogo trata estes assuntos é leve e tem um tom sempre amigável, e mesmo se não acabar te ajudando, consegue distrair o suficiente para valer a pena.

Duração: ~5 minutos por rota

Link: Steam

Sakuya Izayoi Gives You Advice And Dabs NÃO está disponível em Português Brasileiro.

Boa Retina

jogos curtos Boa Retina

De todas as recomendações deste artigo, Boa Retina é a mais “pesada”, então tome cuidado. O jogo mostra um aviso de conteúdo tanto em sua página na Itch.io quanto ao abrir ele.

Boa Retina é um jogo sobre disforia de gênero e conta a história da própria desenvolvedora e sua experiência ao anunciar sua transição de gênero para outra pessoa não especificada. Você examina vários objetos e recapitula as experiências dela enquanto é interrompida e forçada a confrontar esta outra pessoa (que é representada por um olho com asas), que não a aceita e age de maneira terrível.

Assim como em Milk, eu não quero entrar em muitos detalhes sobre ele por causa de spoilers, então se minha descrição soou interessante (e você se sente confortável com o assunto) considere jogar.

Duração: ~25 minutos

Link: Itch.io

Boa Retina NÃO está disponível em Português Brasileiro.

+LEIA MAIS: PERSONAGENS TRANSGÊNEROS EM JOGOS – ESPECIAL DO ORGULHO LGBTQIA+

A Mortician’s Tale

A Morticians Tale

Falar sobre morte é sempre algo desconfortável para a maioria das pessoas, e falar sobre funerais ou os tratamentos que corpos recebem antes de serem preparados para a cerimônia é mais ainda. A Mortician’s Tale trata deste tópico não só de maneira respeitosa, mas extremamente educativa também.

Nele você joga com Charlie, uma recém contratada de uma funerária na Califórnia, EUA. O jogo não perde tempo e te demonstra de maneira positiva o processo de conhecer um pouco da história do falecido, preparar o corpo e participar do funeral. Para cada pessoa que você recebe, cuidados diferentes são tomados e você aprende a prática em conjunto com a protagonista.

Tanto o processo de cuidar dos corpos quanto ler os e-mails que você vai recebendo no decorrer do jogo te ensinam diversas coisas sobre a protagonista, mágoa, ser uma agente funerária e como um enterro afeta as famílias de maneiras diferentes.

A Mortician’s Tale gerou um impacto enorme em minha visão sobre morte e o jeito que tratamos ela culturalmente, e o jogo oferece uma perspectiva única pouquíssima abordada em qualquer outra mídia, ainda menos nos jogos.

Duração: ~50 minutos (se você ler todos os e-mails)

Links: SteamItch.io

A Mortician’s Tale NÃO está disponível em Português Brasileiro.

missed messages.

missed messages

A desenvolvedora Angela He traz novelas visuais muito variadas, e missed messages. é, em minha opinião, uma boa introdução aos jogos dela. O jogo é gratuito na Steam, e funciona no sistema “pague o quanto quiser” do Itch.io.

Nele você joga com uma jovem em um dia comum vivendo um dia crucial em sua vida, e dai pra frente é tudo spoiler. Sério.

missed messages. tem algo em comum com Milk já que os dois jogos possuem múltiplos finais, mas mesmo assim os de missed messages. possuem mais diferenças e detalhes espalhados por ele.

Duração: ~10 minutos por rota

Links: SteamItch.io

missed messages. NÃO está disponível em Português Brasileiro.

Obrigado por ler nossa lista sobre jogos curtos narrativos!

Estes jogos foram selecionados com todo o cuidado para demonstrar vários estilos de jogos e estéticas, com a finalidade de tornar cada jogo da lista interessante de uma maneira diferente.

Jogos podem oferecer experiências únicas e, mesmo que você acabe não gostando muito de algum jogo de nossa seleção, só por experimentar algo novo o esforço já conta!