Partisans 1941 é um jogo de estratégia em tempo real com alguns elementos de turno desenvolvido pelo estúdio novato Alter Games e publicado pela Daedalic Entertainment, lançado em 2020.

Ele se diferencia principalmente por incorporar elementos fortes de furtividade (stealth) e sobrevivência, já que seu grupo de resistência é pequeno e ele possui melhorias de base e gerenciamento de suprimentos como mecânicas fortes.

Partisans 1941 Análise 1

Como dito no próprio título, Partisans se passa em 1941 durante a Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética pelas Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Você joga principalmente com Alexei Zorin (o primeiro de vários personagens jogáveis), um comandante do exército vermelho que foi preso pela ocupação do eixo e acaba escapando, assim formando a resistência soviética chamada Partisans.

O jogo contém operações chave que consistem em sabotar ou assassinar alvos específicos para dificultar o avanço das forças nazistas em território soviético, e não sai desta premissa por toda sua duração.

Um dos aspectos mais interessantes da narrativa de Partisans 1941 é seu “realismo” por assim dizer. A sua pequena guerrilha não tem nem de perto o poderio bélico dos alemães, então todos estes objetivos encaixam com a escala humilde de sua equipe.

As conversas na fogueira entre os personagens são um aspecto importante da campanha, e o ajudam a criar uma conexão com os personagens que vão se juntando à resistência ao decorrer da jornada.

Análise 2

Partisans também se distingue por seus visuais. Mesmo na qualidade mais baixa ele continua sendo muito agradável, já que seu estilo de arte não depende tanto dos efeitos visuais. Mesmo com os requerimentos na página da Steam sendo altos ele é bem otimizado, então você não precisa levar os requisitos à risca. Os modelos e texturas dos objetos mais próximos da câmera são bem detalhados, e os raros arbustos com menor qualidade não são muito perceptíveis por causa da visão isométrica.

Os ambientes do jogo são feitos com o intuito de oferecer uma alta clareza visual, e isso é muitas vezes esquecido por vários outros jogos do gênero, então é muito bem vindo. A iluminação nas missões noturnas guia o jogador para os locais mais importantes de maneira sutil e as estradas fazem o mesmo trabalho nas que passam durante o dia.

As missões de Partisans focam principalmente em stealth e conseguem ser bem difíceis mesmo nas dificuldades mais baixas. Elas podem durar de alguns minutos até mais de uma hora e meia (que foi o máximo que eu cheguei a ficar em uma missão). Cada personagem possui um estilo de jogo bem diferente, alguns são mais rápidos e outros mais lentos, alguns sendo melhores com metralhadora e outros sendo com rifle e por ai vai.

1941 Análise 5

Além disso, a sua gameplay mistura o estilo em tempo real com a mecânica de pause, onde você pode parar a ação a qualquer momento para montar uma estratégia específica à sua situação. Isso é um ótimo adendo que quebra a tensão dos encontros mais complexos.

O jogo não tem uma variedade tão grande de armas, mas ele possui um sistema de desgaste, que v. Elas não vão se desgastando conforme o uso, mas elas requerem munições específicas para cada arma, forçando com que você varie de tipos de calibre que você tenha no seu time de quatro pessoas por missão principal.

Partisans conta também com um sistema de habilidades e nível de personagens, que oferece upgrades focados em várias especialidades diferentes. Eu pessoalmente recomendo jogar focando em stealth, pois os inimigos possuem um exército inteiro e você apenas uma resistência. 

+LEIA MAIS: 5 RECOMENDAÇÕES DE JOGOS CURTOS FOCADOS EM NARRATIVA

Análise 3

Existem cinco tipos de inimigos, que variam desde os moradores locais que se voluntariam para ajudar os nazistas mesmo sem nenhum treinamento até membros da SS (a policia secreta nazista), que você encontra mais pra frente do jogo. 

A gameplay é muito satisfatória e montar estratégias para atingir os alvos é um dos pontos fortes de Partisans. Levando em consideração sua duração de 13 horas e um bom fator replay pelas suas várias conquistas e opções de dificuldade, eu recomendo muito ele por seu preço.