Na edição desta semana da Sexta-Feira do Terror, separamos uma lista dos 5 filmes de terror psicológico obrigatórios para fãs do gênero assistirem. O tema psicológico nem sempre foi explorado dentro de filmes de terror, pois acaba não recebendo o que a grande maioria tem: fantasmas e sustos.
+LEIA TAMBÉM: PSYCHONAUTS 2: UMA VIAGEM ALUCINÓGENA NO MUNDO DOS GAMES – ANÁLISE
Mesmo que nos últimos tempos esse tema tenha sido até que bem trabalhado, alguns fãs de terror ainda possuem o antigo preconceito, citado anteriormente, e nem sequer dão chances para filmes que saem da mesmice do terror. Então, se você é uma dessas pessoas que nunca assistiu à esse tipo de filme, leia essa lista e assista a esses filmes (sim, estou te obrigando!).
Corra
Abordando temas atuais e bem pesados, “Corra” conseguiu atrair um grande público logo na sua estreia (2017) e encantou aos críticos. Focando na história de um casal americano, o filme trabalha em cima de um tema bastante abordado atualmente: o racismo.
Esse é o tipo de película que se eu falar muito sobre posso acabar estragando sua experiência. Então minha dica é: assista Corra, mesmo que você tenha caído aqui de paraquedas e nem goste tanto de terror.
O Iluminado
Saindo dos livros de Stephen King, “O Iluminado” é o mais prestigiado dessa lista. Com foco na vida de um escritor em decadência, o filme foca na parte psicológica insana do personagem interpretado por Jack Nickolson que, de maneira extraordinária, conseguiu colocar no cinema atos, falas e expressões que são dignas de um psicopata da série Mindhunter.
Além de contar com o terror real de um psicopata, a obra conta com diversas alucinações bizarras que pode traumatizar qualquer criança. Um exemplo disso é a famosa cena do corredor do hotel sendo literalmente inundado por litros e litros de sangue, ou também a icônica cena das duas irmãs gêmeas que assombram o hotel (mesmo que isso não fique claro se é fruto da imaginação dos personagens ou se de fato são os fantasmas das meninas).
Midsommar
Considerado como um dos filmes que foram “ignorados” no Oscar de 2020, Midsommar consegue juntar duas áreas que fazem dele único: cenários naturais lindos e cenas grotescas com sangue, muito sangue.
O filme acompanha a jornada da jovem Dani, que junto de seu noivo decide acompanhar alguns amigos em um festival de cultura nórdica.
Confesso que Midsommar, além de ser um dos melhores filmes de terror psicológico, pode causar um mal estar logo após você terminá-lo. Isso porque há diversas cenas asquerosas nele, além de momentos extremamente bizarros que mexem com seu psicológico como em uma das cenas de 2 minutos onde diversas pessoas ficam gritando sem parar. Sim, muito bizarro.
+LEIA TAMBÉM: LAYERS OF FEAR E SEU TERROR PSICOLÓGICO ÚNICO – SEXTA-FEIRA DO TERROR
O Farol
Não são poucos os preconceitos que O Farol sofre desde que foi lançado. Ter como ator principal o eterno vampiro adolescente Robert Pattinson, e também o fato de ser um filme em preto e branco, podem afastar grande parte do público.
Porém, O Farol surpreende sendo um filme que te prende do início ao fim, com uma história muito rica e com atuações incríveis (principalmente do vampiro citado anteriormente). Nessa obra, os pesadelos dos personagens se tornam os verdadeiros inimigos dos personagens.
Se você continua com preconceitos com o ator pelo seu papel em Crepúsculo, larga disso! Tá na hora de rever seus conceitos e dar uma chance pra incrível carreira que Pattinson montou nas telonas!