Anatel começará a bloquear Celulares e Tablets “genéricos”

sticker

Há muito tempo atrás, corria uma história que a a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iria bloquear os celulares e tablets “genéricos”. E parece que está se tornando verdade, a partir de hoje aparelhos não homologados na Anatel serão bloqueados.

Contudo, os gadgets que não atendem às exigências do órgão não serão desativados imediatamente. De acordo com a instituição, até setembro deste ano, o Siga tem como objetivo criar um banco de dados sobre os dispositivos em uso no país. Somente após esse período os equipamentos ilegais e sem certificação começarão a ser bloqueados.

Por hora o SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos), provavelmente deve impedir a ativação de novos aparelhos irregulares no mercado de telefonia, ou seja se você comprar um aparelho “xing ling” a partir de hoje, talvez não vai conseguir que ele se conecte a rede da Oi, Vivo, Claro e Tim, já que as operadoras aprovaram o projeto e gastaram em torno de 10 milhões nele.

E é importante ressaltar, que não serão somente os aparelhos genéricos e sim todos aqueles que não estão homologados pela Anatel, ou seja dependendo do aparelho que você importar, também existe a possibilidade de não funcionar, entretanto neste caso somente serão afetados após a COPA, se forem afetados.

E assim, talvez o império dos celulares genéricos não sobreviva mais no Brasil.  Será que s Smartphones irregulares serão realmente bloqueados, ou inventarão alguma forma para que possam se registrar nas operadoras brasileiras?

Via Tecmundo

PS: Notícia atrasada, mas ainda em tempo!