Dragon Quest

Dragon Quest recebe 6 anúncios de jogos em seu evento de aniversário

Hoje de madrugada aconteceu o evento de aniversário de 35 anos da franquia Dragon Quest e, no meio dos 45 minutos em que o evento foi ao ar, seis diferentes anúncios foram feitos para a aclamada saga de jogos da Square Enix (originalmente da Enix apenas), alguns muito aguardados e outros que nem sairão do Oriente.

Confira a livestream:

Vamos falar de todos os jogos anunciados no evento, em ordem de relevância para a série principal e disponibilidade para o mercado brasileiro.

Dragon Quest XII: The Flames of Fate

Este, que será o mais novo jogo da franquia principal, recebeu apenas um teaser mostrando um local cinzento sendo marcado pelo numeral que acompanha seu título. Segundo o criador de Dragon Quest, Yuji Horii, ele pode ser mais maduro comparado aos antigos e “feito para um público mais adulto”. Não temos mais informações além disso, nem dos consoles que irão receber o jogo nem de sua data de lançamento.

Confira o trailer:

Dragon Quest III – HD-2D Edition

Este é de longe o jogo mais aclamado da franquia, e não é seu primeiro rodeio recebendo um remake, já que o lançamento original de Famicom (versão japonesa do Nintendinho) recebeu versões para inúmeros consoles no passado, com as mais recentes sendo os portes para Nintendo 3DS, PS4, dispositivos móveis e Nintendo Switch.

Mesmo assim, esse com certeza é o mais ambicioso remake até então. No trailer, podemos ver os novos gráficos que misturam ambientes 3D com personagens 2D, um estilo muito similar ao de Octopath Traveler, outro JRPG da Square Enix que buscou modernizar o estilo gráfico clássico visto no gênero em gerações passadas para oferecer uma mistura única de eras. Tudo isso se aplica ao remake de Dragon Quest III e, segundo Yuji Horii, se o jogo vender bem eles planejam fazer o mesmo tratamento nos primeiros dois jogos da saga, mudando algumas coisas no caminho.

Esse estilo gráfico para remakes de menor orçamento funciona muito melhor do que os estilos feitos para portes mobile de jogos da Square Enix como Final Fantasy V e VI, que tiveram seu estilo original em pixel art repaginado com arte de menor qualidade e elementos de sua interface visual transformados em algo muito pior de se olhar. Tudo isso em minha opinião, claro.

Dragon Quest III – HD-2D Edition estará disponível mundialmente em todos os consoles de mesa (incluindo o Switch), segundo a descrição do trailer.

Confira o trailer do jogo:

+LEIA MAIS: NINTENDO SWITCH PRO DEVE SER REVELADO ANTES DA E3, AFIRMA BLOOMBERG

Dragon Quest Treasures

Este será o mais novo spin-off da saga e terá como personagens principais os irmãos Mia e Erik de Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age. Seguindo o pouco que foi falado sobre o jogo no evento, ele se passará na infância dos dois, onde o foco será buscar tesouros. Segundo Horii, ele será um RPG, mas um “nada tradicional”.

Dragon Quest Treasures ainda não tem data de lançamento.

Confira o trailer de anúncio do jogo:

Dragon Quest X: Offline

O décimo jogo da franquia principal nunca chegou aqui no ocidente, já que ele é um MMO completamente voltado para o lugar onde a série tem seu maior público: o Japão. É justo acreditar que seria um grande risco a Square Enix bancar servidores e uma equipe de localização inteira para manter o jogo atualizado em outras línguas (nem que seja só em inglês), então eles resolveram fazer algo único para trazer Dragon Quest X para o resto do mundo.

O que, exatamente? Dragon Quest X receberá uma versão offline que aparentemente irá oferecer todas as missões principais de história do MMO, e provavelmente muito mais.

O jogo está datado para o início de 2022 e infelizmente chegará apenas ao Japão (pelo menos inicialmente). Mesmo assim, já que ele não dependerá de uma conexão com servidores japoneses, qualquer fã poderá jogá-lo se estiver disposto a ver o diálogo na língua japonesa.

Dragon Quest X Version 6

É, os fãs deste MMO no oriente devem estar animados. Dragon Quest X recebeu dois anúncios, e o segundo foi de sua mais nova atualização. Assim como a versão offline, ele ainda não estará disponível fora do Japão.

Ao meu ver a Square Enix só começará a trazer todos os jogos de Dragon Quest para o resto do mundo quando eles arranjarem um jeito de aumentar a base de fãs por aqui, já que ele é um fenômeno enorme apenas no Japão. Se quiser ler mais sobre isso (e se você sabe ler inglês) recomendo a matéria publicada ontem pelo GI.biz, que traz uma ótima contextualização para os problemas de relevância que a série enfrenta no mercado ocidental.

Confira o trailer da atualização:

Dragon Quest Keshi Keshi

Finalmente temos Keshi Keshi, que será um jogo mobile de puzzle com um estilo artístico bem único, que mostra personagens e monstros da franquia como borrachas. Ele será lançado este ano exclusivamente para o público japonês, aparentemente sem planos para um lançamento mundial por enquanto.

Confira o trailer do jogo:

Quantos anúncios!

Ufa, esse evento foi bem cheio de futuros jogos e planos gerais para a franquia. Os maiores e mais esperados foram com certeza o teaser de Dragon Quest XII e o remake do III, e é ótimo que os dois estarão disponíveis simultâneamente com o japão. Quais foram seus favoritos?