Luigi’s Mansion 3

Luigi’s Mansion 3 é uma aventura de terror num filme infantil – Análise

Luigi’s Mansion 3, lançado em 2019, nos coloca no papel do tão carismático e “mais ou menos corajoso” Luigi, que dentro de um hotel mal-assombrado tem o objetivo de resgatar seus amigos, contando com ajuda de uma arma anti-fantasmas (no melhor estilo dos Caça-Fantasmas) e alguns companheiros de jornada bem fiéis.

O terceiro game da saga (que já existe a 19 anos) foi eleito por muitos dos fãs como o melhor da trilogia. Contando com diversas mecânicas e cenários lindos e muito bem trabalhados, Luigi’s Mansion 3 é aquele tipo de jogo feito para qualquer idade, não importa se você tem cinco anos de idade ou 45; o jogo vai te garantir boas horas de jogatina.

Tudo ainda parecia ser uma férias normal…

+ LEIA TAMBÉM: SUPER MARIO WORLD TEM SUA TRILHA SONORA RESTAURADA POR FÃS

Enredo

Tudo começa quando Luigi recebe um convite para visitar um hotel e, de cortesia, pode levar alguns amigos, que neste caso são Mario, Peach e três Toads. Entretanto, tudo começa dar errado ao anoitecer, quando todos seus amigos são sequestrados, restando ao nosso herói Luigi resgatá-los.

Logo no começo do jogo, nossos amigos são aprisionados

A premissa é simples e bem fácil de entender, ainda mais se você está acostumado com a fórmula de jogos da Nintendo. Ele permite uma ampla gama de coisas para se fazer, desde você ser aquele tipo de jogador que vai direto ao ponto ou sendo o tipo de pessoa que gosta de vasculhar cada canto do hotel em busca de moedas, joias e até mesmo outros fantasmas.

Personagens

Se acalme, pois você não estará sozinho nessa horripilante jornada. Se dependesse apenas da coragem de Luigi, muito provavelmente não iríamos conseguir nem passar do 1° andar.

Para enfrentar os diversos desafios propostos, você terá a companhia do seu fiel escudeiro Polterpup, um cachorro fantasma que está com nosso protagonista desde o segundo jogo, Luigi’s Mansion: Dark Moon, de 2013. O nosso mascote poderá te ajudar em certas batalhas, acessar lugares mais difíceis e até mesmo te reviver caso sua vida acabe durante algum combate (para isso você terá que comprar o Gold Bone na loja).

Polterpup

Outro companheiro de jornada, que na verdade não é bem um companheiro mas sim seu mentor, é o Professor E. Gadd. Este simpático senhor retorna para te ajudar do começo ao fim, te oferecendo novas armas (explicarei sobre elas mais pra frente), além do dispositivo Virtual Boo que serve de mapa e como uma fonte de comunicação entre Luigi e o Professor durante sua missão.

O professor E.Gadd sempre tem uma solução

E por último, mas não menos importante, temos o carismático e altamente importante Gooigi, um clone do Luigi feito de gosma. Mesmo não tendo falas e passando a maior parte do tempo armazenado numa cápsula, Gooigi pode te ajudar em batalhas, puzzles e até mesmo passar por armadilhas. Seu único ponto fraco é a água, então fique atento para não estragar toda sua estratégia por causa de uma goteira.

Gooigi se tornará a chave para todos seus problemas

Jogabilidade

O hotel é gigantesco, então se prepare para passar por mais de 15 fases (divididas por andares) muito bem estruturadas e totalmente diferentes uma da outra. A Nintendo caprichou muito no level design e deixou tudo muito leve e divertido.

Cada andar do hotel conta com seu próprio chefe, feito com seu respectivo ambiente em mente. Então, por exemplo, se você estiver num andar de teatros, se prepare para enfrentar um fantasma da ópera, ou se tiver numa cozinha, pode ser que um cozinheiro mal encarado esteja te esperando atrás da próxima porta.

Porém, a partir de certo ponto da jogatina, o jogo pode acabar se tornando um pouco enjoativo. Já que ele tem uma duração um pouco longa demais (cerca de 18 horas) e que se mostra mais evidente em algumas fases que, mesmo não sendo repetitivas (o cenário principalmente muda de fase em fase), acabam seguindo o mesmo roteiro: derrotar fantasmas – resolver um puzzle – derrotar o chefe.

Além de cada chefe na parte final da fase, você precisa lembrar que o lugar onde o jogo se passa é completamente mal assombrado, ou seja, há centenas de fantasmas espalhados por todo o jogo. Quando você menos esperar, um fantasma estará te esperando, seja numa sala de televisão, numa plantação ou até mesmo dentro do banheiro (sim, fantasmas também fazem suas necessidades).

Inúmeras vezes você terá que batalhar contra diversos fantasmas ao mesmo tempo

Armas e acessórios

Como já disse, nosso fiel protagonista infelizmente não é do time dos mais corajosos, então felizmente temos como contar com a ajuda de algumas armas e acessórios que vão ajudar a resgatar nossos queridos amigos.

Sua principal colega de derrotar fantasmas será a lanterna, responsável por drenar toda a vida do fantasma para que você consiga derrotá-lo.

A lanterna irá servir como uma arma durante quase toda a gameplay

Depois de drenar por completo a vida de um fantasma, você terá que armazená-lo em algum lugar, e isso é papel do Poltergust G-00, um enorme sugador que mais parece um aspirador de pó de 2077. Esta arma também é responsável por sugar tudo além de fantasmas, então você poderá puxar cortinas para revelar passagens secretas, tapetes que escondem dinheiro e até quadros com fantasmas se escondendo atrás.

Luigi’s Mansion 3
Momento exato da captura de um fantasma. Divulgação/Nintendo

E por último temos o desentupidor, que serve para abrir portas, lançar itens e desarmar os inimigos.

Para alguns players que não estão acostumados, a jogabilidade pode ser bem complicada. A cada fase você aprende uma sequência de botões nova para realizar uma habilidade recém-adquirida, o que pode acabar sendo um empecilho ao longo da jornada. Nem sempre será simples derrotar um inimigo ou descobrir como solucionar um puzzle, e os comandos podem não favorecer para você.

Direção de arte

A direção de arte deste jogo é um capricho à parte, os gráficos são muito bem desenhados. Cada personagem possui um design e características próprias que refletem o seu cenário, seu passado e sua personalidade.

A física do jogo também é outro ponto muito bem feito, como quando vemos tecidos sendo puxados, folhas voando ou até nosso aliado Gooigi com sua transparência melequenta. Cada mínimo detalhe é dado atenção em texturas e modelagem, trazendo um ar único similar à perfeição.

Cada um dos andares do hotel também são muito diferentes uns dos outros. Enquanto um deles possa se parecer com um mero hotel comum repleto de quartos, no 8° você terá de passar por um estúdio de cinema, com direito do Luigi interpretando o próprio papel do Godzilla.

Design de áudio

O design de áudio é outro ponto forte do jogo. Os sons dos inimigos, a fala dos personagens em uma língua completamente fictícia, o som de gosma no andar do Gooigi, os efeitos sonoros nas armas, tudo é muito bem desenvolvido quando se trata da parte sonora.

Assim como na parte visual, quando se trata de áudio o jogo foi feito com perfeição, tudo para que a experiência fique ainda mais divertida, imersiva e interativa.

Multiplayer

O jogo tem 3 modos de se jogar com outros jogadores. Uma das alternativas (e a mais divertida) é você conectar mais um controle no console e jogar a história inteira em modo coop local. Neste modo, enquanto você controla o Luigi, seu companheiro de gameplay será responsável pelo Gooigi.

O modo Scarescraper coloca você e até mais 8 jogadores (conectados no mesmo console ou online) para trabalharem juntos e escalarem toda a “Scarescraper”. E por último também temos o modo Screampark, onde você e até 8 outros jogadores se enfrentarão numa batalha de mini games.

Luigi’s Mansion 3
Divulgação/Nintendo

Conclusão

Luigi’s Mansion 3 garante boas horas de uma jogatina leve e relaxante, fazendo com que você entre dentro do jogo e se sinta como mais um companheiro de jornada de Luigi.

Durante a gameplay você vai se sentir como se estivesse assistindo a um filme infantil 3D, graças aos lindíssimos gráficos que se apresentam durante toda a jornada. Luigi’s Mansion 3 te manterá entretido, mesmo com uma jogabilidade abaixo da média.

Confira o trailer do jogo:

Luigi’s Mansion 3 está disponível para Nintendo Switch