Danganronpa MBTI

O que o MBTI dos personagens de Danganronpa 1 diz sobre você

A franquia de visual novel e investigação Danganronpa é em grande parte celebrada por seus personagens extravagantes e mistérios tensos, mas hoje o que importa é apenas a primeira parte.

Por que? Pois iremos olhar a personalidade MBTI de todos os personagens de Danganronpa: Trigger Happy Havoc segundo o site Personality Database e relacionar isso com a sua se elas baterem. Os personagens de Danganronpa 2 e 3 irão ser discutidos em matérias futuras.

Ah, e é bom avisar que esta matéria contém spoilers de Danganronpa: Trigger Happy Havoc, então se não jogou vaze (preferencialmente jogue e volte depois pra ver o MBTI também haha).

Antes de começar de verdade, precisamos falar dos esquecidos. Dos abandonados. Dos pobres coitados que não possuem nenhum personagem do primeiro Danganronpa com seu tipo de personalidade. Se isto é algo bom ou ruim depende de você, mas provavelmente é melhor pra sua sanidade de qualquer maneira.

Os esquecidos:

  • INFJ — “O guardião”
  • ESFJ — “O cônsul”
  • ISFP — “O aventureiro”

ENFJ — “O protagonista”

Makoto Naegi — Ultimate Lucky Student (Danganronpa: Trigger Happy Havoc)

Danganronpa MBTI Makoto Naegi

Olha que beleza, o protagonista do Danganronpa original é ENFJ, fazendo jus ao nome da personalidade. Makoto é um líder nato e extremamente amigável, mas no fim das contas, todo mundo ainda desconfia dele. Reflita.

Sayaka Maizono — Ultimate Pop Sensation (Danganronpa: Trigger Happy Havoc)

Sayaka Maizono

Considerando que a Sayaka é apresentada como a deuteragonista do primeiro jogo antes de ter seu papel subverso ao ser morta enquanto tentava matar Leon Kuwata, a personalidade dela faz sentido. Mas é importante citar que isso ainda diz muito sobre o lado sombrio da personalidade ENFJ, não?

INFP — “O mediador”

Toko Fukawa — Ultimate Writing Prodigy 

Danganronpa MBTI Toko Fukawa

Uau! Como INFP, você se parece com a parte relativamente menos insana de uma serial killer! Sendo honesto, o desenvolvimento de Toko é lento, mas ela vai se tornando mais e mais amigável com o tempo. Isso é um sinal para você jogar Ultra Despair Girls.

ENFP — “O ativista”

Junko Enoshima — Ultimate Fashionista

Danganronpa MBTI Junko Enoshima

Uh, a Junko é certamente uma “ativista”, né? Ela é determinada, estilosa, confiante, apenas qualidades. Eu não estou escondendo nenhuma atrocidade que ela cometeu porque ela tem o mesmo tipo de personalidade que eu. Confie em mim.

Genocide Jill

Genocide Jill

Ok, eu não sei por quanto tempo vou conseguir defender meus casas ENFPs com outra serial killer na lista. Ao menos ela conseguiu passar toda a duração do primeiro jogo sem matar ninguém, e até ajudou o elenco em algumas situações tensas. Isso não justifica os assassinatos (provavelmente), mas é algo.

Yasuhiro Hagakure — Ultimate Clairvoyant

Yasuhiro Hagakure

Agora temos um covarde, realmente não está fácil. Bom, o Yasuhiro é meio burrinho, mas ele é gente boa.

Hifumi Yamada — Ultimate Fanfic Creator 

Hifumi Yamada

Hifumi é uma caricatura de um otaku pervertido. Não conseguiria inventar algo pior para descrevê-lo nem se eu quisesse. Juntando todos, não existe um personagem normal que é ENFP neste jogo. Nós seguimos perdendo, como de costume.

INTJ — “O arquiteto”

Kyōko Kirigiri — Ultimate Detective

Danganronpa MBTI Kyoko Kirigiri

Você que é INTJ deve estar se sentindo muito bem agora, não é? Uma das personagens mais edgy e misteriosas da franquia inteira tem o seu tipo de personalidade. Kyoko é inicialmente muito fria, mas vai pegando gosto por Makoto conforme a história se desenrola e os dois se aproximam. É bem fofinho (menos se você deixou ela para morrer, seu monstro).

ENTJ — “O comandante”

Byakuya Togami — Ultimate Affluent Progeny

Danganronpa MBTI Byakuya Togami

Ugh. O ancap do jogo. Boa parte das interações entre Makoto e Byakuya consistem no Makoto tentando achar um pingo de humanidade em Byakuya, e falhando miseravelmente boa parte do tempo (mesmo assim eu ainda acho ele legal me deixa em paz).

INTP — “O gênio”

Danganronpa

Danganronpa MBTI

Por motivos que fogem ao senso comum, a franquia inteira de Danganronpa está marcada como INTP no Personality Database. Pelo menos os INTPs estão em uma situação melhor que “os esquecidos”.

ENTP — “O inovador”

Monokuma

Pode até parecer que não em primeiro olhar, mas Monokuma provavelmente é o personagem que mais se encaixa em seu tipo de personalidade. Vamos lá: Ele não cala a boca (E), adiciona e ignora regras com base em suas intuições (N), não tem nenhum amor à vida alheia (T) e improvisa soluções toda hora que o jogo quebra (P). Também não é possível falar de Monokuma sem citar Ball Monokuma, então vamos lá:

Ball Monokuma

Ball Monokuma

Ball Monokuma

ISFJ — “O defensor”

Chihiro Fujisaki — Ultimate Programmer

Danganronpa MBTI Chihiro Fujisaki

Chihiro é extremamente talentosa, mas teve uma vida difícil considerando sua identidade conflituosa e as duas vezes em que ela morre no mesmo jogo. Até em seus últimos momentos como uma inteligência artificial, ela lutou para ajudar seus colegas de classe.

Sakura Ogami — Ultimate Martial Artist

Sakura Ogami

Eu tenho dó dos ISFJs. De maneira similar à Chihiro, Sakura tem uma das cenas de morte/julgamentos mais chocantes da franquia. Ela é extremamente nobre, e mesmo em circunstâncias horríveis conseguiu ajudar os outros membros sobreviventes à se unirem contra Monokuma.

ESFP — “O animador”

Leon Kuwata — Ultimate Baseball Star

Leon Kuwata

Assim, o Leon até tem personalidade, eu admito. Mas ele morre tão, mas tão cedo que isso realmente não importa. Sério, quem passou o tempo livre com ele?? Provavelmente só ESFPs.

Aoi Asahina — Ultimate Swimming Pro

Danganronpa MBTI Aoi Asahina

Ok, os ESFPs venceram dessa vez. A Aoi é muito confiável, gente boa, e meio burra. Ela é quase um body swap de Yasuhiro, tirando o misticismo e a covardia.

ISTJ — “O logístico”

Mukuro Ikusaba — Ultimate Soldier

Danganronpa MBTI Mukuro Ikusaba

Parabéns, se você é ISTJ, você é o equivalente a um school shooter. Não deu pra ver muito a personalidade da Mukuro pois bom, ela passa mais tempo como um defunto não identificado do que viva, e mesmo assim quando ela ainda estava respirando nem dava pra saber nada sobre ela por causa de todo aquele plano dela e da Junko. Só dá pra saber que ela não batia muito bem da cabeça mesmo.

+LEIA MAIS: ARCANE É TUDO QUE OS FÃS ESPERAVAM E MAIS UM POUCO – PRIMEIRAS IMPRESSÕES

ESTJ — “O executivo”

Kiyotaka Ishimaru — Ultimate Moral Compass 

Kiyotaka Ishimaru

Eu gosto do Kiyotaka ok. Ele é meio doidinho e tal, mas essa é a graça! Não é como se algum personagem dessa franquia fosse completamente normal. Eu não consigo ver completamente a relação entre ele e o tipo de personalidade ESTJ, mas o fato dele ter uma transformação Super Sayajin provavelmente tem algo a ver com a escolha.

ISTP — “O virtuoso”

Celestia Ludenberg — Ultimate Gambler

Danganronpa MBTI Celestia Ludenberg

A presença de Celestia como a única ISTP me diz que ISTPs não têm coração, apenas um buraco enorme onde eles guardam a grana de apostas no lugar (e são estilosos então tudo bem). Boa sorte com a mansão na europa e o harem de mordomos vampiros.

ESTP — “O empresário”

Mondo Owada — Ultimate Biker Gang Leader 

Mondo Owada

A posição de liderança de Mondo faz com que ele encaixe bem no papel de “empresário” que é atribuído à alguem ESTP, mas meu deus do céu ele foi cruel demais com a coitada da Chihiro então eu desisto de tentar defendê-lo.

Por favor não leve essa lista a sério é tudo haha brincadeirinha ok??!???!?

É, essa lista foi uma desculpinha pra zoar um pouquinho com os personagens de Danganronpa e as personalidades MBTI dos leitores, mas não me culpe!! As piadas se fizeram sozinhas, eu não tive nada a ver com elas.