Kamen Rider Wizard  —  a fé na nova esperança (Retrospectiva)

Kamen Rider Wizard

O que é fé? Como eu cresci numa família cristã, eu achava que fé era algo exclusivo dessa religião. Vários e vários versículos da bíblia falam sobre a fé em Deus, e por conta disso eu ficava sempre me perguntando se era possível uma pessoa cética como eu ter fé.

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Hebreus 11:1. Claro que no cristianismo essa crença é fortemente ressaltada, já que ela é o principal pilar dessa filosofia. Fé é acreditar fortemente na palavra de Deus, Ele sabe de tudo.

Para os céticos, os conceitos de fé podem ser aplicados também para sua vida, uma vez que seus sinônimos são: crença, confiança, certeza, entre outros; enfim, acreditar totalmente em algo ou em alguém. Se seu professor de matemática diz que 2 + 2 é igual a quatro, cabe a você, como aluno, acreditar na palavra daquele profissional. Ou, por exemplo, se seu pai chega ensopado em casa e diz que pegou uma chuva, você acredita nele por conta de sua aparência molhada.

Esses exemplos citados são extremamente bobos, mas é essa a pegada da confiança. Entretanto, como acreditar em algo que não podemos enxergar? A meu ver, fé se resume ao quanto você acredita nos outros, mesmo que não tenha nenhuma prova física do que foi dito.

“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deita-me em verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam…” Salmo 23. Em outras palavras mais vulgares, não importa o quão f*dido você esteja, o Senhor te trará paz e te ajudará, então devemos confiar Nele. Isso é fé.

Novamente, essa confiança não é exclusiva para a religião: qualquer coisa e qualquer pessoa pode ser um símbolo de fé. Kamen Rider Wizard explora seu protagonista como um novo símbolo da fé e esperança para os outros personagens da obra.

Soma Haruto uma vez caiu em desespero e conseguiu conter toda essa angústia para dentro de si e por conta disso acabou sendo apto a se tornar um mago, jurando proteger a humanidade para que ninguém tenha que passar por esse mesmo desespero. Caso ele se depare com alguma vítima perdida em agonia, ele será sua nova esperança.

Retomando um pouco o que foi falado no começo, imagine a seguinte situação: você está sendo atacado por monstros e prestes a cair em desespero quando chega um herói em vermelho com um jaleco maravilhoso que desce todos os monstros na porrada. Presenciando toda essa cena seria lógico confiar no cara, pois ele demonstrou capacidade em te ajudar e resgatar sua esperança.

Posso estar errado, mas eu gosto de acreditar que tanto no mundo real como no mundo de Wizard a fé e esperança andam juntos. Decidimos acreditar nos outros baseado naquilo que nos é falado ou demonstrado. Se a pessoa que eu confio fielmente está dizendo que vai ser minha nova esperança, minha salvação, por que não botar fé em sua palavra?

Há um porém nessa história. As pessoas estão sendo salvas pelo herói, mas as vezes esquecemos que o próprio herói possa precisar de ajuda em algum momento. Essa relação de confiança é mútua, você acredita em mim e eu acredito em você, estaremos juntos sempre que precisarmos.

Ninguém vai longe sozinho, nem mesmo os protagonistas mais fortes das ficções. Batman (fora dos filmes) tem toda a bat-família como reforço, enquanto os Riders têm toda a trupe de amigos/outros Riders para ajudar nas batalhas.

Batman sempre vai viver o tipo do lobo solitário e casca grossa por fora, mas ele sempre contará com a ajuda do Alfred para curar suas feridas, do Oráculo para dar informações, todos os Robins que ajudaram em combates físicos, e até mesmo a Liga da Justiça que sempre irá auxiliá-lo quando possível… enfim, uma enorme lista de aliados.

Haruto não quer que ninguém mais precise se tornar outro mago para ajudá-lo. Todo sofrimento que ele passou foi uma experiência dolorosa e sua causa nobre de querer apaziguar as lamentações dos humanos é linda. Entretanto, sua caminhada é repleta de aliados. Alguns deles criam anéis de poder, outros o ajudam a localizar pessoas com problemas e futuramente, outros Riders magos surgem para lutar ao seu lado.

Não importa que esses são exemplos fictícios, eles são reflexos da nossa vida. Se nem o motoboy mágico Soma Haruto e nem o morcegão conseguiram vencer algumas dificuldades e seus demônios internos sozinhos, como que a gente conseguiria?

Por conta de todas as inúmeras dificuldades que venhamos a enfrentar, às vezes consideramos desistir; eu já me encontrei pensando assim. Mas isso não é o melhor a se fazer, não podemos cair no desespero, temos que conseguir dar a volta no mundo e demonstrar o quão longe conseguimos ir. Essa longa maratona tem felicidades nos caminhos, assim como tem pedras pontudas atrapalhando.

Se não conseguimos fazer isso sozinhos, devemos pedir ajuda, haverá sim um “Kamen Rider Wizard” para ser nossa esperança. Talvez demore para ele aparecer? Sim, talvez, mas com certeza ele virá, e quando chegar, coloque fé nas suas palavras.

Compartilhe suas dores com alguém, algum familiar, seus amigos, um professor, tem os profissionais da saúde que vão conseguir te ajudar. Não estamos sozinhos no mundo: grite, chore, faça-se ser ouvido, alguém vai te ajudar.

Reforçando, qualquer coisa pode ser um sinal de fé e esperança: pegue aquela obra que você gosta e torne-a sua nova fé. Por muito tempo eu fiz uma promessa de seguir minha vida até ver o final de Kingdom Hearts, valorize o tempo que você passa com seu bichinho de estimação e viva por mais momentos como esses que te trazem a felicidade, um dia esses momentos podem acabar e com certeza farão falta.

Para aqueles como eu que guardam tudo para si e não conseguem compartilhar de sua dor, tudo bem, tome seu tempo. Estou escrevendo esse texto para poder colocar meus pensamentos para fora e isso me fez muito bem. De uma maneira ou outra, jogue tudo o que está preso dentro de você para fora, compartilhe com alguém, novamente, você nunca estará só nesse mundo.

E se em algum momento da sua vida você se sentiu em desespero, eu sinto muito, mas mesmo assim, se esse texto chegou até você ou se você ainda está aqui comigo, eu tenho muito orgulho de você, por ser forte e ter continuado essa jornada, dias melhores virão.

Você pode conferir os outros textos da nossa Retrospectiva de Kamen Rider clicando aqui!