O Iluminado

4 Filmes de Terror Psicológico – Sexta-Feira do Terror

Na edição desta semana da Sexta-Feira do Terror, separamos uma lista dos 5 filmes de terror psicológico obrigatórios para fãs do gênero assistirem. O tema psicológico nem sempre foi explorado dentro de filmes de terror, pois acaba não recebendo o que a grande maioria tem: fantasmas e sustos.

+LEIA TAMBÉM: PSYCHONAUTS 2: UMA VIAGEM ALUCINÓGENA NO MUNDO DOS GAMES – ANÁLISE

Mesmo que nos últimos tempos esse tema tenha sido até que bem trabalhado, alguns fãs de terror ainda possuem o antigo preconceito, citado anteriormente, e nem sequer dão chances para filmes que saem da mesmice do terror. Então, se você é uma dessas pessoas que nunca assistiu à esse tipo de filme, leia essa lista e assista a esses filmes (sim, estou te obrigando!).

Corra

Abordando temas atuais e bem pesados, “Corra” conseguiu atrair um grande público logo na sua estreia (2017) e encantou aos críticos. Focando na história de um casal americano, o filme trabalha em cima de um tema bastante abordado atualmente: o racismo.

Esse é o tipo de película que se eu falar muito sobre posso acabar estragando sua experiência. Então minha dica é: assista Corra, mesmo que você tenha caído aqui de paraquedas e nem goste tanto de terror.

O Iluminado

Filmes de terror psicológico

Saindo dos livros de Stephen King, “O Iluminado” é o mais prestigiado dessa lista. Com foco na vida de um escritor em decadência, o filme foca na parte psicológica insana do personagem interpretado por Jack Nickolson que, de maneira extraordinária, conseguiu colocar no cinema atos, falas e expressões que são dignas de um psicopata da série Mindhunter.

Além de contar com o terror real de um psicopata, a obra conta com diversas alucinações bizarras que pode traumatizar qualquer criança. Um exemplo disso é a famosa cena do corredor do hotel sendo literalmente inundado por litros e litros de sangue, ou também a icônica cena das duas irmãs gêmeas que assombram o hotel (mesmo que isso não fique claro se é fruto da imaginação dos personagens ou se de fato são os fantasmas das meninas).

Filmes de terror psicológico
Cena do filme O Iluminado

Midsommar

Considerado como um dos filmes que foram “ignorados” no Oscar de 2020, Midsommar consegue juntar duas áreas que fazem dele único: cenários naturais lindos e cenas grotescas com sangue, muito sangue.

O filme acompanha a jornada da jovem Dani, que junto de seu noivo decide acompanhar alguns amigos em um festival de cultura nórdica.

midsommar
O filme ainda consegue ser bonito, às vezes.

Confesso que Midsommar, além de ser um dos melhores filmes de terror psicológico, pode causar um mal estar logo após você terminá-lo. Isso porque há diversas cenas asquerosas nele, além de momentos extremamente bizarros que mexem com seu psicológico como em uma das cenas de 2 minutos onde diversas pessoas ficam gritando sem parar. Sim, muito bizarro.

+LEIA TAMBÉM: LAYERS OF FEAR E SEU TERROR PSICOLÓGICO ÚNICO – SEXTA-FEIRA DO TERROR

O Farol

Não são poucos os preconceitos que O Farol sofre desde que foi lançado. Ter como ator principal o eterno vampiro adolescente Robert Pattinson, e também o fato de ser um filme em preto e branco, podem afastar grande parte do público.

Porém, O Farol surpreende sendo um filme que te prende do início ao fim, com uma história muito rica e com atuações incríveis (principalmente do vampiro citado anteriormente). Nessa obra, os pesadelos dos personagens se tornam os verdadeiros inimigos dos personagens.

Se você continua com preconceitos com o ator pelo seu papel em Crepúsculo, larga disso! Tá na hora de rever seus conceitos e dar uma chance pra incrível carreira que Pattinson montou nas telonas!